Impacto do uso de microrganismos em caixas sifonadas de ambientes sanitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Verena Soares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira,Lúcia Helena de, Campos,Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000200121
Resumo: Resumo A preocupação com a qualidade de operação dos sistemas prediais de esgoto sanitário tem motivado empresas especializadas em biotecnologia a investir em produtos compostos por misturas de microrganismos vivos que atuam no pré-tratamento de efluentes de sistemas prediais para combater odores desagradáveis em ambientes sanitários. O objetivo deste artigo é avaliar o uso de misturas concentradas de microrganismos em caixas sifonadas para eliminar o mau cheiro em ambientes sanitários e o impacto em estações de tratamento de esgotos sanitários. O método consiste em diagnosticar o mau cheiro de um dos sanitários de um edifício escolar de nível superior, que é alvo de constantes reclamações por parte dos usuários. Em seguida, introduzir tabletes de microrganismos nas caixas sifonadas e, por fim, avaliar o impacto do uso desse produto em dois sanitários e em estações de tratamento de esgoto por meio de análises de demanda bioquímica de oxigênio e de testes de respirometria. Os resultados indicam que nestes ambientes sanitários o mau cheiro não foi reduzido com o emprego de tabletes de microrganismos e em Estações de Tratamento de Esgoto, na concentração indicada pelo fabricante, o produto não produziu alterações significativas nas características analisadas do esgoto.
id ANTAC-1_ef0f9d0a8bf6ac7cb113fd3f5fa2ef06
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212016000200121
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Impacto do uso de microrganismos em caixas sifonadas de ambientes sanitáriosSistema predial de esgoto sanitárioMicrorganismosCaixa sifonadaResumo A preocupação com a qualidade de operação dos sistemas prediais de esgoto sanitário tem motivado empresas especializadas em biotecnologia a investir em produtos compostos por misturas de microrganismos vivos que atuam no pré-tratamento de efluentes de sistemas prediais para combater odores desagradáveis em ambientes sanitários. O objetivo deste artigo é avaliar o uso de misturas concentradas de microrganismos em caixas sifonadas para eliminar o mau cheiro em ambientes sanitários e o impacto em estações de tratamento de esgotos sanitários. O método consiste em diagnosticar o mau cheiro de um dos sanitários de um edifício escolar de nível superior, que é alvo de constantes reclamações por parte dos usuários. Em seguida, introduzir tabletes de microrganismos nas caixas sifonadas e, por fim, avaliar o impacto do uso desse produto em dois sanitários e em estações de tratamento de esgoto por meio de análises de demanda bioquímica de oxigênio e de testes de respirometria. Os resultados indicam que nestes ambientes sanitários o mau cheiro não foi reduzido com o emprego de tabletes de microrganismos e em Estações de Tratamento de Esgoto, na concentração indicada pelo fabricante, o produto não produziu alterações significativas nas características analisadas do esgoto.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000200121Ambiente Construído v.16 n.2 2016reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212016000200083info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Verena SoaresOliveira,Lúcia Helena deCampos,Fábiopor2016-03-29T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212016000200121Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2016-03-29T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do uso de microrganismos em caixas sifonadas de ambientes sanitários
title Impacto do uso de microrganismos em caixas sifonadas de ambientes sanitários
spellingShingle Impacto do uso de microrganismos em caixas sifonadas de ambientes sanitários
Fernandes,Verena Soares
Sistema predial de esgoto sanitário
Microrganismos
Caixa sifonada
title_short Impacto do uso de microrganismos em caixas sifonadas de ambientes sanitários
title_full Impacto do uso de microrganismos em caixas sifonadas de ambientes sanitários
title_fullStr Impacto do uso de microrganismos em caixas sifonadas de ambientes sanitários
title_full_unstemmed Impacto do uso de microrganismos em caixas sifonadas de ambientes sanitários
title_sort Impacto do uso de microrganismos em caixas sifonadas de ambientes sanitários
author Fernandes,Verena Soares
author_facet Fernandes,Verena Soares
Oliveira,Lúcia Helena de
Campos,Fábio
author_role author
author2 Oliveira,Lúcia Helena de
Campos,Fábio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Verena Soares
Oliveira,Lúcia Helena de
Campos,Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema predial de esgoto sanitário
Microrganismos
Caixa sifonada
topic Sistema predial de esgoto sanitário
Microrganismos
Caixa sifonada
description Resumo A preocupação com a qualidade de operação dos sistemas prediais de esgoto sanitário tem motivado empresas especializadas em biotecnologia a investir em produtos compostos por misturas de microrganismos vivos que atuam no pré-tratamento de efluentes de sistemas prediais para combater odores desagradáveis em ambientes sanitários. O objetivo deste artigo é avaliar o uso de misturas concentradas de microrganismos em caixas sifonadas para eliminar o mau cheiro em ambientes sanitários e o impacto em estações de tratamento de esgotos sanitários. O método consiste em diagnosticar o mau cheiro de um dos sanitários de um edifício escolar de nível superior, que é alvo de constantes reclamações por parte dos usuários. Em seguida, introduzir tabletes de microrganismos nas caixas sifonadas e, por fim, avaliar o impacto do uso desse produto em dois sanitários e em estações de tratamento de esgoto por meio de análises de demanda bioquímica de oxigênio e de testes de respirometria. Os resultados indicam que nestes ambientes sanitários o mau cheiro não foi reduzido com o emprego de tabletes de microrganismos e em Estações de Tratamento de Esgoto, na concentração indicada pelo fabricante, o produto não produziu alterações significativas nas características analisadas do esgoto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000200121
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000200121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212016000200083
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.16 n.2 2016
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209103189639168