Estudo de conforto em espaços abertos em região de clima temperado: o caso de Glasgow, Reino Unido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krüger,Eduardo Leite
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Drach,Patricia Regina Chaves, Emmanuel,Rohinton, Corbella,Oscar Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212012000100002
Resumo: O estudo da sensação de conforto térmico em espaços abertos deve ser entendido como primordial para o planejamento climaticamente adequado de áreas urbanas. Através do aumento da atratividade das àreas abertas e do incentivo às atividades ao ar livre, o planejamento urbano norteado do pelas preferências térmicas da população torna-se um agente facilitador do uso desses espaços. O presente trabalho analisa a sensação térmica de moradores de Glasgow, Reino Unido, localizada em região temperada, comparando respostas obtidas por meio de entrevistas estruturadas a índices utilizados pela meteorologia (Wind Chill e THSW) e em estudos de conforto (PET e PMV). Os dados foram coletados em 19 campanhas de monitoramento, no período do inverno ao verão de 2011. Para a coleta de dados, foi utilizada uma estação Davis Vantage Pro2, contendo sensores de temperatura e umidade relativa, anemômetro e piranômetro. Foi confeccionado um termômetro de globo, utilizado para obtenção da temperatura radiante média (TRM), equipado com um data logger (Tinytag-TGP-4500). Os resultados indicam que os índices THSW e PET foram os que mais se aproximaram da resposta térmica dos entrevistados, podendo ser aplicados no entendimento das condições do clima na cidade e entorno de Glasgow.
id ANTAC-1_f0a9021acd3190c4e7d60e8f61223422
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212012000100002
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Estudo de conforto em espaços abertos em região de clima temperado: o caso de Glasgow, Reino UnidoUrban climateUrban planningThermal comfort indicesOutdoor thermal comfortO estudo da sensação de conforto térmico em espaços abertos deve ser entendido como primordial para o planejamento climaticamente adequado de áreas urbanas. Através do aumento da atratividade das àreas abertas e do incentivo às atividades ao ar livre, o planejamento urbano norteado do pelas preferências térmicas da população torna-se um agente facilitador do uso desses espaços. O presente trabalho analisa a sensação térmica de moradores de Glasgow, Reino Unido, localizada em região temperada, comparando respostas obtidas por meio de entrevistas estruturadas a índices utilizados pela meteorologia (Wind Chill e THSW) e em estudos de conforto (PET e PMV). Os dados foram coletados em 19 campanhas de monitoramento, no período do inverno ao verão de 2011. Para a coleta de dados, foi utilizada uma estação Davis Vantage Pro2, contendo sensores de temperatura e umidade relativa, anemômetro e piranômetro. Foi confeccionado um termômetro de globo, utilizado para obtenção da temperatura radiante média (TRM), equipado com um data logger (Tinytag-TGP-4500). Os resultados indicam que os índices THSW e PET foram os que mais se aproximaram da resposta térmica dos entrevistados, podendo ser aplicados no entendimento das condições do clima na cidade e entorno de Glasgow.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212012000100002Ambiente Construído v.12 n.1 2012reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/S1678-86212012000100002info:eu-repo/semantics/openAccessKrüger,Eduardo LeiteDrach,Patricia Regina ChavesEmmanuel,RohintonCorbella,Oscar Danielpor2012-05-02T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212012000100002Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2012-05-02T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de conforto em espaços abertos em região de clima temperado: o caso de Glasgow, Reino Unido
title Estudo de conforto em espaços abertos em região de clima temperado: o caso de Glasgow, Reino Unido
spellingShingle Estudo de conforto em espaços abertos em região de clima temperado: o caso de Glasgow, Reino Unido
Krüger,Eduardo Leite
Urban climate
Urban planning
Thermal comfort indices
Outdoor thermal comfort
title_short Estudo de conforto em espaços abertos em região de clima temperado: o caso de Glasgow, Reino Unido
title_full Estudo de conforto em espaços abertos em região de clima temperado: o caso de Glasgow, Reino Unido
title_fullStr Estudo de conforto em espaços abertos em região de clima temperado: o caso de Glasgow, Reino Unido
title_full_unstemmed Estudo de conforto em espaços abertos em região de clima temperado: o caso de Glasgow, Reino Unido
title_sort Estudo de conforto em espaços abertos em região de clima temperado: o caso de Glasgow, Reino Unido
author Krüger,Eduardo Leite
author_facet Krüger,Eduardo Leite
Drach,Patricia Regina Chaves
Emmanuel,Rohinton
Corbella,Oscar Daniel
author_role author
author2 Drach,Patricia Regina Chaves
Emmanuel,Rohinton
Corbella,Oscar Daniel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krüger,Eduardo Leite
Drach,Patricia Regina Chaves
Emmanuel,Rohinton
Corbella,Oscar Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Urban climate
Urban planning
Thermal comfort indices
Outdoor thermal comfort
topic Urban climate
Urban planning
Thermal comfort indices
Outdoor thermal comfort
description O estudo da sensação de conforto térmico em espaços abertos deve ser entendido como primordial para o planejamento climaticamente adequado de áreas urbanas. Através do aumento da atratividade das àreas abertas e do incentivo às atividades ao ar livre, o planejamento urbano norteado do pelas preferências térmicas da população torna-se um agente facilitador do uso desses espaços. O presente trabalho analisa a sensação térmica de moradores de Glasgow, Reino Unido, localizada em região temperada, comparando respostas obtidas por meio de entrevistas estruturadas a índices utilizados pela meteorologia (Wind Chill e THSW) e em estudos de conforto (PET e PMV). Os dados foram coletados em 19 campanhas de monitoramento, no período do inverno ao verão de 2011. Para a coleta de dados, foi utilizada uma estação Davis Vantage Pro2, contendo sensores de temperatura e umidade relativa, anemômetro e piranômetro. Foi confeccionado um termômetro de globo, utilizado para obtenção da temperatura radiante média (TRM), equipado com um data logger (Tinytag-TGP-4500). Os resultados indicam que os índices THSW e PET foram os que mais se aproximaram da resposta térmica dos entrevistados, podendo ser aplicados no entendimento das condições do clima na cidade e entorno de Glasgow.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212012000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212012000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-86212012000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.12 n.1 2012
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209102305689600