Emprego do índice glicêmico e carga glicêmica dos alimentos : uma alternativa nas dietas de pacientes com doenças crônicas ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Viviane Barroso do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rasbran
Texto Completo: https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/127
Resumo: A prevalência de doenças crônicas tem aumentado em todo o mundo nos últimos anos, e inicia uma série de alterações metabólicas de agravamento da saúde humana. As avaliações sobre comportamento alimentar, da população em geral, indicam maior consumo de carboidratos. Foi realizada revisão de literatura nas bases de dados Scielo (SciELO - Scientific Electronic Library Online) e Pubmed (National Library of Medicine, EUA), em periódicos nacionais e internacionais, entre 2006 e 2010, mediante as palavras-chave índice glicêmico, carga glicêmica, dietas, síndrome metabólica, obesidade, resistência a insulina, dislipidemia e diabetes. O presente estudo trata de uma revisão narrativa cujo objetivo foi avaliar a utilização do índice glicêmico (IG) e da carga glicêmica (CG) dos alimentos, como possível alternativa nas dietas de pacientes com doenças crônicas. Com as evidências científicas analisadas, evidenciou-se que a maioria dos estudos que apontam efeitos positivos do IG e CG, tem limitações metodológicas. Estudos bem estruturados não observaram benefícios do IG e CG sobre todas as doenças crônicas, com menos controvérsias para o tratamento do diabetes mellitus. A valorização do padrão global da dieta, para intensificar os efeitos do IG e CG, foi destacada em muitos trabalhos. Perduram as limitações para o uso do IG e CG na prática clínica, e considera-se necessário que futuros estudos possam enfatizar os outros nutrientes existentes nos alimentos fontes de carboidratos.
id ASBRAN_717d74e10f0675d9945cac4410d904bc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/127
network_acronym_str ASBRAN
network_name_str Rasbran
repository_id_str
spelling Emprego do índice glicêmico e carga glicêmica dos alimentos : uma alternativa nas dietas de pacientes com doenças crônicas ?Índice GlicêmicoCarga GlicêmicaSíndrome MetabólicaDiabetes MellitusObesidadeDietaDOENÇA CRÔNICA/tratamento & controleCOMPORTAMENTO ALIMENTARCARBOIDRATOS DA DIETALITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTOA prevalência de doenças crônicas tem aumentado em todo o mundo nos últimos anos, e inicia uma série de alterações metabólicas de agravamento da saúde humana. As avaliações sobre comportamento alimentar, da população em geral, indicam maior consumo de carboidratos. Foi realizada revisão de literatura nas bases de dados Scielo (SciELO - Scientific Electronic Library Online) e Pubmed (National Library of Medicine, EUA), em periódicos nacionais e internacionais, entre 2006 e 2010, mediante as palavras-chave índice glicêmico, carga glicêmica, dietas, síndrome metabólica, obesidade, resistência a insulina, dislipidemia e diabetes. O presente estudo trata de uma revisão narrativa cujo objetivo foi avaliar a utilização do índice glicêmico (IG) e da carga glicêmica (CG) dos alimentos, como possível alternativa nas dietas de pacientes com doenças crônicas. Com as evidências científicas analisadas, evidenciou-se que a maioria dos estudos que apontam efeitos positivos do IG e CG, tem limitações metodológicas. Estudos bem estruturados não observaram benefícios do IG e CG sobre todas as doenças crônicas, com menos controvérsias para o tratamento do diabetes mellitus. A valorização do padrão global da dieta, para intensificar os efeitos do IG e CG, foi destacada em muitos trabalhos. Perduram as limitações para o uso do IG e CG na prática clínica, e considera-se necessário que futuros estudos possam enfatizar os outros nutrientes existentes nos alimentos fontes de carboidratos.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)2014-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rasbran.com.br/rasbran/article/view/127Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN; n. 1 (2012); 48-532357-78941983-3164reponame:Rasbraninstname:Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)instacron:ASBRANporhttps://rasbran.com.br/rasbran/article/view/127/107Copyright (c) 2014 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRANinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Viviane Barroso do2019-03-26T19:30:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/127Revistahttps://www.rasbran.com.br/rasbranONGhttps://rasbran.com.br/rasbran/oaiindex_rasbran@asbran.org.br || rasbran@asbran.org.br2357-78941983-3164opendoar:2019-03-26T19:30:42Rasbran - Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Emprego do índice glicêmico e carga glicêmica dos alimentos : uma alternativa nas dietas de pacientes com doenças crônicas ?
title Emprego do índice glicêmico e carga glicêmica dos alimentos : uma alternativa nas dietas de pacientes com doenças crônicas ?
spellingShingle Emprego do índice glicêmico e carga glicêmica dos alimentos : uma alternativa nas dietas de pacientes com doenças crônicas ?
Nascimento, Viviane Barroso do
Índice Glicêmico
Carga Glicêmica
Síndrome Metabólica
Diabetes Mellitus
Obesidade
Dieta
DOENÇA CRÔNICA/tratamento & controle
COMPORTAMENTO ALIMENTAR
CARBOIDRATOS DA DIETA
LITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTO
title_short Emprego do índice glicêmico e carga glicêmica dos alimentos : uma alternativa nas dietas de pacientes com doenças crônicas ?
title_full Emprego do índice glicêmico e carga glicêmica dos alimentos : uma alternativa nas dietas de pacientes com doenças crônicas ?
title_fullStr Emprego do índice glicêmico e carga glicêmica dos alimentos : uma alternativa nas dietas de pacientes com doenças crônicas ?
title_full_unstemmed Emprego do índice glicêmico e carga glicêmica dos alimentos : uma alternativa nas dietas de pacientes com doenças crônicas ?
title_sort Emprego do índice glicêmico e carga glicêmica dos alimentos : uma alternativa nas dietas de pacientes com doenças crônicas ?
author Nascimento, Viviane Barroso do
author_facet Nascimento, Viviane Barroso do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Viviane Barroso do
dc.subject.por.fl_str_mv Índice Glicêmico
Carga Glicêmica
Síndrome Metabólica
Diabetes Mellitus
Obesidade
Dieta
DOENÇA CRÔNICA/tratamento & controle
COMPORTAMENTO ALIMENTAR
CARBOIDRATOS DA DIETA
LITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTO
topic Índice Glicêmico
Carga Glicêmica
Síndrome Metabólica
Diabetes Mellitus
Obesidade
Dieta
DOENÇA CRÔNICA/tratamento & controle
COMPORTAMENTO ALIMENTAR
CARBOIDRATOS DA DIETA
LITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTO
description A prevalência de doenças crônicas tem aumentado em todo o mundo nos últimos anos, e inicia uma série de alterações metabólicas de agravamento da saúde humana. As avaliações sobre comportamento alimentar, da população em geral, indicam maior consumo de carboidratos. Foi realizada revisão de literatura nas bases de dados Scielo (SciELO - Scientific Electronic Library Online) e Pubmed (National Library of Medicine, EUA), em periódicos nacionais e internacionais, entre 2006 e 2010, mediante as palavras-chave índice glicêmico, carga glicêmica, dietas, síndrome metabólica, obesidade, resistência a insulina, dislipidemia e diabetes. O presente estudo trata de uma revisão narrativa cujo objetivo foi avaliar a utilização do índice glicêmico (IG) e da carga glicêmica (CG) dos alimentos, como possível alternativa nas dietas de pacientes com doenças crônicas. Com as evidências científicas analisadas, evidenciou-se que a maioria dos estudos que apontam efeitos positivos do IG e CG, tem limitações metodológicas. Estudos bem estruturados não observaram benefícios do IG e CG sobre todas as doenças crônicas, com menos controvérsias para o tratamento do diabetes mellitus. A valorização do padrão global da dieta, para intensificar os efeitos do IG e CG, foi destacada em muitos trabalhos. Perduram as limitações para o uso do IG e CG na prática clínica, e considera-se necessário que futuros estudos possam enfatizar os outros nutrientes existentes nos alimentos fontes de carboidratos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/127
url https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/127/107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN; n. 1 (2012); 48-53
2357-7894
1983-3164
reponame:Rasbran
instname:Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
instacron:ASBRAN
instname_str Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
instacron_str ASBRAN
institution ASBRAN
reponame_str Rasbran
collection Rasbran
repository.name.fl_str_mv Rasbran - Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
repository.mail.fl_str_mv index_rasbran@asbran.org.br || rasbran@asbran.org.br
_version_ 1797049027481567232