Avaliação nutricional e hábitos alimentares de motoristas de transporte público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Elaine Cristina Teixeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bueno, Milena Baptista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rasbran
Texto Completo: https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1136
Resumo: Objetivo: Avaliar o estado nutricional, os hábitos alimentares e o estilo de vida de motoristas de transporte urbano coletivo do município de Jundiaí. Métodos: O estudo foi realizado com 80 motoristas de ônibus, que responderam questões sobre estilo de vida, comportamento alimentar e frequência de consumo de alimentos marcadores de alimentação saudável e não saudável. Foram aferidos peso e altura para classificação do estado nutricional. Resultados: A média de idade foi de 43,4 anos e a média de tempo de serviço na atual empresa foi de 109,3 meses, sendo a maioria do sexo masculino (99%). Verificou-se que 31,3% tinham doenças crônicas, sendo as principais hipertensão, dislipidemias e diabetes. A prática de atividade física foi relatada por 33,7%. A maioria dos motoristas está com excesso de peso (68,8%), sendo que 28,7% tem obesidade. Constatou-se baixo consumo de frutas, legumes e verduras, pois menos de 25% da população tem o hábito de consumo diário destes grupos de alimentos. A ingestão diária de refrigerantes e sucos artificiais é em torno de 20% e de doces é 15%. Conclusão: Os motoristas apresentaram alta prevalência de excesso de peso, sedentarismo e alguns hábitos alimentares inadequados, demonstrando a necessidade de estratégias de promoção de saúde.
id ASBRAN_962ef2654338565f42ae84fe7ebe17c0
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1136
network_acronym_str ASBRAN
network_name_str Rasbran
repository_id_str
spelling Avaliação nutricional e hábitos alimentares de motoristas de transporte públicoHábitos alimentaresestado nutricionalmotoristasdoenças crônicas.Objetivo: Avaliar o estado nutricional, os hábitos alimentares e o estilo de vida de motoristas de transporte urbano coletivo do município de Jundiaí. Métodos: O estudo foi realizado com 80 motoristas de ônibus, que responderam questões sobre estilo de vida, comportamento alimentar e frequência de consumo de alimentos marcadores de alimentação saudável e não saudável. Foram aferidos peso e altura para classificação do estado nutricional. Resultados: A média de idade foi de 43,4 anos e a média de tempo de serviço na atual empresa foi de 109,3 meses, sendo a maioria do sexo masculino (99%). Verificou-se que 31,3% tinham doenças crônicas, sendo as principais hipertensão, dislipidemias e diabetes. A prática de atividade física foi relatada por 33,7%. A maioria dos motoristas está com excesso de peso (68,8%), sendo que 28,7% tem obesidade. Constatou-se baixo consumo de frutas, legumes e verduras, pois menos de 25% da população tem o hábito de consumo diário destes grupos de alimentos. A ingestão diária de refrigerantes e sucos artificiais é em torno de 20% e de doces é 15%. Conclusão: Os motoristas apresentaram alta prevalência de excesso de peso, sedentarismo e alguns hábitos alimentares inadequados, demonstrando a necessidade de estratégias de promoção de saúde.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)2019-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1136Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN; v. 10 n. 1 (2019); 53-582357-78941983-3164reponame:Rasbraninstname:Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)instacron:ASBRANporhttps://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1136/243https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1136/315Copyright (c) 2019 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRANinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Elaine Cristina TeixeiraBueno, Milena Baptista2019-09-06T02:12:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1136Revistahttps://www.rasbran.com.br/rasbranONGhttps://rasbran.com.br/rasbran/oaiindex_rasbran@asbran.org.br || rasbran@asbran.org.br2357-78941983-3164opendoar:2019-09-06T02:12:50Rasbran - Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação nutricional e hábitos alimentares de motoristas de transporte público
title Avaliação nutricional e hábitos alimentares de motoristas de transporte público
spellingShingle Avaliação nutricional e hábitos alimentares de motoristas de transporte público
Pinto, Elaine Cristina Teixeira
Hábitos alimentares
estado nutricional
motoristas
doenças crônicas.
title_short Avaliação nutricional e hábitos alimentares de motoristas de transporte público
title_full Avaliação nutricional e hábitos alimentares de motoristas de transporte público
title_fullStr Avaliação nutricional e hábitos alimentares de motoristas de transporte público
title_full_unstemmed Avaliação nutricional e hábitos alimentares de motoristas de transporte público
title_sort Avaliação nutricional e hábitos alimentares de motoristas de transporte público
author Pinto, Elaine Cristina Teixeira
author_facet Pinto, Elaine Cristina Teixeira
Bueno, Milena Baptista
author_role author
author2 Bueno, Milena Baptista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Elaine Cristina Teixeira
Bueno, Milena Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Hábitos alimentares
estado nutricional
motoristas
doenças crônicas.
topic Hábitos alimentares
estado nutricional
motoristas
doenças crônicas.
description Objetivo: Avaliar o estado nutricional, os hábitos alimentares e o estilo de vida de motoristas de transporte urbano coletivo do município de Jundiaí. Métodos: O estudo foi realizado com 80 motoristas de ônibus, que responderam questões sobre estilo de vida, comportamento alimentar e frequência de consumo de alimentos marcadores de alimentação saudável e não saudável. Foram aferidos peso e altura para classificação do estado nutricional. Resultados: A média de idade foi de 43,4 anos e a média de tempo de serviço na atual empresa foi de 109,3 meses, sendo a maioria do sexo masculino (99%). Verificou-se que 31,3% tinham doenças crônicas, sendo as principais hipertensão, dislipidemias e diabetes. A prática de atividade física foi relatada por 33,7%. A maioria dos motoristas está com excesso de peso (68,8%), sendo que 28,7% tem obesidade. Constatou-se baixo consumo de frutas, legumes e verduras, pois menos de 25% da população tem o hábito de consumo diário destes grupos de alimentos. A ingestão diária de refrigerantes e sucos artificiais é em torno de 20% e de doces é 15%. Conclusão: Os motoristas apresentaram alta prevalência de excesso de peso, sedentarismo e alguns hábitos alimentares inadequados, demonstrando a necessidade de estratégias de promoção de saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1136
url https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1136/243
https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1136/315
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN; v. 10 n. 1 (2019); 53-58
2357-7894
1983-3164
reponame:Rasbran
instname:Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
instacron:ASBRAN
instname_str Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
instacron_str ASBRAN
institution ASBRAN
reponame_str Rasbran
collection Rasbran
repository.name.fl_str_mv Rasbran - Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
repository.mail.fl_str_mv index_rasbran@asbran.org.br || rasbran@asbran.org.br
_version_ 1797049027644096512