Evidências do impacto da nutrição na psoríase

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Solis, Marina Yazigi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sabbag, Cid Yazigi, Frangella, Vera Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rasbran
Texto Completo: https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/6
Resumo: A psoríase é uma doença que acomete 2% a 3% da população mundial, e é caracterizada pela hiperproliferação de células da epiderme, ocasionando acúmulo celular sob a superfície da derme, formando placas esbranquiçadas e lesões cutâneas. Ela tem etiologia multifatorial, com predisposição genética das pessoas afetadas, sendo a doença classificada por alguns estudiosos como inflamatória, recorrente e de evolução crônica. A psoríase pode estar associada ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como obesidade, hipertensão, dislipidemia e, portanto, também a síndrome metabólica. Assim, acredita-se que alterações no padrão alimentar de pacientes com psoríase podem prevenir o agravamento da própria doença e o surgimento de novas lesões, além de minimizar os riscos associados às doenças crônicas. Estudos recentes têm demonstrado melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes com psoríase quando submetidos a dietas de restrição calórica, com o incremento de vitaminas e minerais provenientes de frutas e hortaliças, e a inclusão de alimentos que sejam fonte de ômega 3, como, por exemplo, diversos tipos de peixes. Assim, justifica-se a importância de revisar na literatura a influência da nutrição na psoríase e propor cuidados nutricionais específicos a esta população.
id ASBRAN_f6366e5505eff5ad702c865031f76392
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/6
network_acronym_str ASBRAN
network_name_str Rasbran
repository_id_str
spelling Evidências do impacto da nutrição na psoríasePsoríaseNutriçãoInflamaçãoSíndrome metabólicaDIETOTERAPIALITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTOA psoríase é uma doença que acomete 2% a 3% da população mundial, e é caracterizada pela hiperproliferação de células da epiderme, ocasionando acúmulo celular sob a superfície da derme, formando placas esbranquiçadas e lesões cutâneas. Ela tem etiologia multifatorial, com predisposição genética das pessoas afetadas, sendo a doença classificada por alguns estudiosos como inflamatória, recorrente e de evolução crônica. A psoríase pode estar associada ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como obesidade, hipertensão, dislipidemia e, portanto, também a síndrome metabólica. Assim, acredita-se que alterações no padrão alimentar de pacientes com psoríase podem prevenir o agravamento da própria doença e o surgimento de novas lesões, além de minimizar os riscos associados às doenças crônicas. Estudos recentes têm demonstrado melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes com psoríase quando submetidos a dietas de restrição calórica, com o incremento de vitaminas e minerais provenientes de frutas e hortaliças, e a inclusão de alimentos que sejam fonte de ômega 3, como, por exemplo, diversos tipos de peixes. Assim, justifica-se a importância de revisar na literatura a influência da nutrição na psoríase e propor cuidados nutricionais específicos a esta população.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)2013-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rasbran.com.br/rasbran/article/view/6Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN; v. 5 n. 1 (2013); 41-512357-78941983-3164reponame:Rasbraninstname:Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)instacron:ASBRANporhttps://rasbran.com.br/rasbran/article/view/6/3Copyright (c) 2014 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRANinfo:eu-repo/semantics/openAccessSolis, Marina YazigiSabbag, Cid YazigiFrangella, Vera Silva2019-03-27T02:01:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/6Revistahttps://www.rasbran.com.br/rasbranONGhttps://rasbran.com.br/rasbran/oaiindex_rasbran@asbran.org.br || rasbran@asbran.org.br2357-78941983-3164opendoar:2019-03-27T02:01:22Rasbran - Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Evidências do impacto da nutrição na psoríase
title Evidências do impacto da nutrição na psoríase
spellingShingle Evidências do impacto da nutrição na psoríase
Solis, Marina Yazigi
Psoríase
Nutrição
Inflamação
Síndrome metabólica
DIETOTERAPIA
LITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTO
title_short Evidências do impacto da nutrição na psoríase
title_full Evidências do impacto da nutrição na psoríase
title_fullStr Evidências do impacto da nutrição na psoríase
title_full_unstemmed Evidências do impacto da nutrição na psoríase
title_sort Evidências do impacto da nutrição na psoríase
author Solis, Marina Yazigi
author_facet Solis, Marina Yazigi
Sabbag, Cid Yazigi
Frangella, Vera Silva
author_role author
author2 Sabbag, Cid Yazigi
Frangella, Vera Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Solis, Marina Yazigi
Sabbag, Cid Yazigi
Frangella, Vera Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Psoríase
Nutrição
Inflamação
Síndrome metabólica
DIETOTERAPIA
LITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTO
topic Psoríase
Nutrição
Inflamação
Síndrome metabólica
DIETOTERAPIA
LITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTO
description A psoríase é uma doença que acomete 2% a 3% da população mundial, e é caracterizada pela hiperproliferação de células da epiderme, ocasionando acúmulo celular sob a superfície da derme, formando placas esbranquiçadas e lesões cutâneas. Ela tem etiologia multifatorial, com predisposição genética das pessoas afetadas, sendo a doença classificada por alguns estudiosos como inflamatória, recorrente e de evolução crônica. A psoríase pode estar associada ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como obesidade, hipertensão, dislipidemia e, portanto, também a síndrome metabólica. Assim, acredita-se que alterações no padrão alimentar de pacientes com psoríase podem prevenir o agravamento da própria doença e o surgimento de novas lesões, além de minimizar os riscos associados às doenças crônicas. Estudos recentes têm demonstrado melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes com psoríase quando submetidos a dietas de restrição calórica, com o incremento de vitaminas e minerais provenientes de frutas e hortaliças, e a inclusão de alimentos que sejam fonte de ômega 3, como, por exemplo, diversos tipos de peixes. Assim, justifica-se a importância de revisar na literatura a influência da nutrição na psoríase e propor cuidados nutricionais específicos a esta população.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/6
url https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/6/3
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN; v. 5 n. 1 (2013); 41-51
2357-7894
1983-3164
reponame:Rasbran
instname:Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
instacron:ASBRAN
instname_str Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
instacron_str ASBRAN
institution ASBRAN
reponame_str Rasbran
collection Rasbran
repository.name.fl_str_mv Rasbran - Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
repository.mail.fl_str_mv index_rasbran@asbran.org.br || rasbran@asbran.org.br
_version_ 1797049026986639360