O desenvolvimento da TV no Nordeste: um estudo sobre o início da televisão no Rio Grande do Norte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
DOI: | 10.26664/issn.2238-5126.8220199588 |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9588 |
Resumo: | Quando surgiu no Brasil, a televisão se concentrava no eixo Rio-São Paulo, onde surgiram as primeiras emissoras. Com os avanços tecnológicos e o crescimento da produção de televisores, as transmissoras de TV foram se espalhando pelo país. Observa-se que em algumas regiões esse processo levou mais tempo do que em outras, como é o caso do Nordeste Brasileiro. Por tanto, este artigo tem como objetivo investigar a implantação das estações de transmissão nas capitais nordestinas, tendo como referência a criação e instalação de emissoras de TV no Rio Grande do Norte. Por que em algumas capitais as emissoras de conteúdo local e regional chegaram mais tarde, quase 40 anos depois da implantação da televisão no Brasil? Como é o caso da capital potiguar, Natal. Para alcançar o objetivo da pesquisa, contaremos com os conceitos de Williams (2016), Jost (2004) e Bourdieu (1997) sobre a televisão, com as contribuições de Machado (2000), Rezende (2000) e Mattos (1990) para compreender a trajetória da TV no Brasil e de Kneipp (2017) sobre o Rio Grande do Norte. Considerou-se que a distribuição d concessões de televisão no Rio Grande do Norte se desenvolveu com base em critérios políticos, mas atualmente apresenta uma nova configuração, com a divisão entre grupos empresariais e políticos. |
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O desenvolvimento da TV no Nordeste: um estudo sobre o início da televisão no Rio Grande do NorteComunicação; Rádio e TelevisãoHistória da mídia; Televisão; Regionalização; Rio Grande do Norte.Quando surgiu no Brasil, a televisão se concentrava no eixo Rio-São Paulo, onde surgiram as primeiras emissoras. Com os avanços tecnológicos e o crescimento da produção de televisores, as transmissoras de TV foram se espalhando pelo país. Observa-se que em algumas regiões esse processo levou mais tempo do que em outras, como é o caso do Nordeste Brasileiro. Por tanto, este artigo tem como objetivo investigar a implantação das estações de transmissão nas capitais nordestinas, tendo como referência a criação e instalação de emissoras de TV no Rio Grande do Norte. Por que em algumas capitais as emissoras de conteúdo local e regional chegaram mais tarde, quase 40 anos depois da implantação da televisão no Brasil? Como é o caso da capital potiguar, Natal. Para alcançar o objetivo da pesquisa, contaremos com os conceitos de Williams (2016), Jost (2004) e Bourdieu (1997) sobre a televisão, com as contribuições de Machado (2000), Rezende (2000) e Mattos (1990) para compreender a trajetória da TV no Brasil e de Kneipp (2017) sobre o Rio Grande do Norte. Considerou-se que a distribuição d concessões de televisão no Rio Grande do Norte se desenvolveu com base em critérios políticos, mas atualmente apresenta uma nova configuração, com a divisão entre grupos empresariais e políticos.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARKNEIPP, VALQUIRIA APARECIDA PASSOSSales Júnior, Francisco das Chagas2020-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica e documentalapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/958810.26664/issn.2238-5126.8220199588Revista Brasileira de História da Mídia; v. 8, n. 2 (2019): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.822019reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9588/5811Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-31T03:22:03Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9588Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2020-01-31T03:22:03Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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