11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4107 |
Resumo: | O artigo se concentra no circuito social e na análise fílmica de Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962), cuja diegese apresenta o uso da fotografia como objeto de barganha. Parte do Cinema Novo, a obra defendia a aliança entre politização e experimentação estética. Nesse intuito, máquina fotográfica e câmera filmadora se confundem, enquanto diversas funções da fotografia são arroladas, inclusive a denúncia social. Nesse âmbito, os aparelhos óticos são comparados às armas de fogo por seu poder de ameaça e mobilização. |
id |
Alcar-1_46801b38da13f92534951d07a0e3ece9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/4107 |
network_acronym_str |
Alcar-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962)O artigo se concentra no circuito social e na análise fílmica de Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962), cuja diegese apresenta o uso da fotografia como objeto de barganha. Parte do Cinema Novo, a obra defendia a aliança entre politização e experimentação estética. Nesse intuito, máquina fotográfica e câmera filmadora se confundem, enquanto diversas funções da fotografia são arroladas, inclusive a denúncia social. Nesse âmbito, os aparelhos óticos são comparados às armas de fogo por seu poder de ameaça e mobilização.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARPinto de Pinto, Carlos Eduardo2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/410710.26664/issn.2238-5126.2220134107Revista Brasileira de História da Mídia; v. 2, n. 2 (2013): Revista Brasileira de Historia da Midia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.222013reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4107/2427info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-24T17:15:55Zoai:ojs.10.22.15.19:article/4107Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2018-01-24T17:15:55Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962) |
title |
11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962) |
spellingShingle |
11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962) Pinto de Pinto, Carlos Eduardo |
title_short |
11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962) |
title_full |
11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962) |
title_fullStr |
11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962) |
title_full_unstemmed |
11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962) |
title_sort |
11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962) |
author |
Pinto de Pinto, Carlos Eduardo |
author_facet |
Pinto de Pinto, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto de Pinto, Carlos Eduardo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo se concentra no circuito social e na análise fílmica de Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962), cuja diegese apresenta o uso da fotografia como objeto de barganha. Parte do Cinema Novo, a obra defendia a aliança entre politização e experimentação estética. Nesse intuito, máquina fotográfica e câmera filmadora se confundem, enquanto diversas funções da fotografia são arroladas, inclusive a denúncia social. Nesse âmbito, os aparelhos óticos são comparados às armas de fogo por seu poder de ameaça e mobilização. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4107 10.26664/issn.2238-5126.2220134107 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4107 |
identifier_str_mv |
10.26664/issn.2238-5126.2220134107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4107/2427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia; v. 2, n. 2 (2013): Revista Brasileira de Historia da Midia 2238-5126 2238-3913 10.26664/issn.2238-5126.222013 reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:Alcar |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
Alcar |
institution |
Alcar |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhmalcar@gmail.com |
_version_ |
1754302395530084352 |