11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto de Pinto, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4107
Resumo: O artigo se concentra no circuito social e na análise fílmica de Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962), cuja diegese apresenta o uso da fotografia como objeto de barganha. Parte do Cinema Novo, a obra defendia a aliança entre politização e experimentação estética. Nesse intuito, máquina fotográfica e câmera filmadora se confundem, enquanto diversas funções da fotografia são arroladas, inclusive a denúncia social. Nesse âmbito, os aparelhos óticos são comparados às armas de fogo por seu poder de ameaça e mobilização.
id Alcar-1_46801b38da13f92534951d07a0e3ece9
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/4107
network_acronym_str Alcar-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository_id_str
spelling 11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962)O artigo se concentra no circuito social e na análise fílmica de Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962), cuja diegese apresenta o uso da fotografia como objeto de barganha. Parte do Cinema Novo, a obra defendia a aliança entre politização e experimentação estética. Nesse intuito, máquina fotográfica e câmera filmadora se confundem, enquanto diversas funções da fotografia são arroladas, inclusive a denúncia social. Nesse âmbito, os aparelhos óticos são comparados às armas de fogo por seu poder de ameaça e mobilização.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARPinto de Pinto, Carlos Eduardo2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/410710.26664/issn.2238-5126.2220134107Revista Brasileira de História da Mídia; v. 2, n. 2 (2013): Revista Brasileira de Historia da Midia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.222013reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4107/2427info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-24T17:15:55Zoai:ojs.10.22.15.19:article/4107Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2018-01-24T17:15:55Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv 11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962)
title 11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962)
spellingShingle 11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962)
Pinto de Pinto, Carlos Eduardo
title_short 11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962)
title_full 11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962)
title_fullStr 11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962)
title_full_unstemmed 11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962)
title_sort 11 Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962)
author Pinto de Pinto, Carlos Eduardo
author_facet Pinto de Pinto, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto de Pinto, Carlos Eduardo
dc.subject.none.fl_str_mv

description O artigo se concentra no circuito social e na análise fílmica de Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962), cuja diegese apresenta o uso da fotografia como objeto de barganha. Parte do Cinema Novo, a obra defendia a aliança entre politização e experimentação estética. Nesse intuito, máquina fotográfica e câmera filmadora se confundem, enquanto diversas funções da fotografia são arroladas, inclusive a denúncia social. Nesse âmbito, os aparelhos óticos são comparados às armas de fogo por seu poder de ameaça e mobilização.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4107
10.26664/issn.2238-5126.2220134107
url https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4107
identifier_str_mv 10.26664/issn.2238-5126.2220134107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4107/2427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia; v. 2, n. 2 (2013): Revista Brasileira de Historia da Midia
2238-5126
2238-3913
10.26664/issn.2238-5126.222013
reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:Alcar
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str Alcar
institution Alcar
reponame_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
collection Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhmalcar@gmail.com
_version_ 1754302395530084352