‘Você quase ganhou um orquídea viva!’: dissimulação queer e desejo homossexual em Os Cafajestes (1962) de Ruy Guerra
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140583 |
Resumo: | Este artigo examinará temas queer em um dos primeiros exemplares do Cinema Novo, Os cafajestes, de Ruy Guerra. Por meio de uma análise do filme, este artigo defenderá a importância de uma leitura queer e observará a existência de temas queer tanto na trama como na mensagem política geral da obra. Dessa forma, este artigo explora como a teoria queer ocidental pode ser usada para se compreender o cinema político brasileiro da década de 1960. Ele conclui, em parte, que, por meio do complemento da perspectiva marxista com uma análise queer, pode-se demonstrar que Os cafajestes proporciona ao público um diagnóstico potente e multifacetado da opressão |
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‘Você quase ganhou um orquídea viva!’: dissimulação queer e desejo homossexual em Os Cafajestes (1962) de Ruy Guerra‘Você quase ganhou um orquídea viva!’: queer deception and homosocial desire in Ruy Guerra's Os Cafajestes (1962)cinemaqueer theoryRuy GuerraEve Sedgwickcinemateoria queerRuy GuerraEve SedgwickEste artigo examinará temas queer em um dos primeiros exemplares do Cinema Novo, Os cafajestes, de Ruy Guerra. Por meio de uma análise do filme, este artigo defenderá a importância de uma leitura queer e observará a existência de temas queer tanto na trama como na mensagem política geral da obra. Dessa forma, este artigo explora como a teoria queer ocidental pode ser usada para se compreender o cinema político brasileiro da década de 1960. Ele conclui, em parte, que, por meio do complemento da perspectiva marxista com uma análise queer, pode-se demonstrar que Os cafajestes proporciona ao público um diagnóstico potente e multifacetado da opressão This article will examine queer themes in one of the earliest examples of Cinema Novo, Ruy Guerra’s Os cafajestes. Through a close reading of the film, this article traces queer themes in both the plot and in the film’s broader political message. As such, this article explores one way in Western queer theory might be used to understand Brazilian political cinema of the 1960s. It finds, in part, that when a queer critique complements a Marxist perspective, Os cafajestes can be shown to present viewers with a potent and multifaceted diagnosis of oppression. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/14058310.11606/va.v0i33.140583Via Atlântica; v. 19 n. 1 (2018): Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro; 207-224Via Atlântica; Vol. 19 No. 1 (2018): Dossier 33 - Queering the luso-african-brazilian canon; 207-2242317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140583/147126https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140583/196959Copyright (c) 2018 James Neil Hodgsonhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHodgson, James Neil2023-06-26T13:43:18Zoai:revistas.usp.br:article/140583Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:43:18Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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