Rádio e política: a produção de sentido nos discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón no Primeiro Peronismo (1946-1955)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6071 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo sobre o momento de difusão do rádio e o papel de massificar discursos, notas, notícias, reportagens e nomes políticos. Historicamente posto como um meio de fácil acesso, a “capelinha”, como era chamada ainda nos anos 1920, foi uma ferramenta poderosa para a construção da imagem de políticos e fatos, ganhar eleições e ser uma estratégia para a governabilidade. Com base nos conceitos de produção de sentido de Eliseo Verón (1980), o trabalho faz uma análise semiótica de discursos que eram transmitidos em cadeias radiofônicas durante o Primeiro Peronismo de Juan Domingo Perón, na Argentina. A referência para análise de um dos pioneiros na utilização do meio são quatro áudios capitais veiculados em cadeia nacional entre 1946 e 1955. Assim, utiliza o modelo metodológico de análise semiótica e discute as formas estratégicas da presença política no rádio no período de massificação do meio na Argentina. |
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Rádio e política: a produção de sentido nos discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón no Primeiro Peronismo (1946-1955)Comunicação; HistóriaRádio. Populismo político. Perón. Verón.O artigo apresenta um estudo sobre o momento de difusão do rádio e o papel de massificar discursos, notas, notícias, reportagens e nomes políticos. Historicamente posto como um meio de fácil acesso, a “capelinha”, como era chamada ainda nos anos 1920, foi uma ferramenta poderosa para a construção da imagem de políticos e fatos, ganhar eleições e ser uma estratégia para a governabilidade. Com base nos conceitos de produção de sentido de Eliseo Verón (1980), o trabalho faz uma análise semiótica de discursos que eram transmitidos em cadeias radiofônicas durante o Primeiro Peronismo de Juan Domingo Perón, na Argentina. A referência para análise de um dos pioneiros na utilização do meio são quatro áudios capitais veiculados em cadeia nacional entre 1946 e 1955. Assim, utiliza o modelo metodológico de análise semiótica e discute as formas estratégicas da presença política no rádio no período de massificação do meio na Argentina.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARChagas, Luãn José VazFernandes, Márcio2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/607110.26664/issn.2238-5126.60120176071Revista Brasileira de História da Mídia; v. 6, n. 01 (2017): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.6012017reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6071/3570info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-11T22:08:05Zoai:ojs.10.22.15.19:article/6071Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2017-07-11T22:08:05Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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