Rádio e política: a produção de sentido nos discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón no Primeiro Peronismo (1946-1955)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Luãn José Vaz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6071
Resumo: O artigo apresenta um estudo sobre o momento de difusão do rádio e o papel de massificar discursos, notas, notícias, reportagens e nomes políticos. Historicamente posto como um meio de fácil acesso, a “capelinha”, como era chamada ainda nos anos 1920, foi uma ferramenta poderosa para a construção da imagem de políticos e fatos, ganhar eleições e ser uma estratégia para a governabilidade. Com base nos conceitos de produção de sentido de Eliseo Verón (1980), o trabalho faz uma análise semiótica de discursos que eram transmitidos em cadeias radiofônicas durante o Primeiro Peronismo de Juan Domingo Perón, na Argentina. A referência para análise de um dos pioneiros na utilização do meio são quatro áudios capitais veiculados em cadeia nacional entre 1946 e 1955. Assim, utiliza  o modelo metodológico de análise semiótica e discute as formas estratégicas da presença política no rádio no período de massificação do meio na Argentina.
id Alcar-1_63a1d01ac3a47e414c1c84acff5498eb
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/6071
network_acronym_str Alcar-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository_id_str
spelling Rádio e política: a produção de sentido nos discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón no Primeiro Peronismo (1946-1955)Comunicação; HistóriaRádio. Populismo político. Perón. Verón.O artigo apresenta um estudo sobre o momento de difusão do rádio e o papel de massificar discursos, notas, notícias, reportagens e nomes políticos. Historicamente posto como um meio de fácil acesso, a “capelinha”, como era chamada ainda nos anos 1920, foi uma ferramenta poderosa para a construção da imagem de políticos e fatos, ganhar eleições e ser uma estratégia para a governabilidade. Com base nos conceitos de produção de sentido de Eliseo Verón (1980), o trabalho faz uma análise semiótica de discursos que eram transmitidos em cadeias radiofônicas durante o Primeiro Peronismo de Juan Domingo Perón, na Argentina. A referência para análise de um dos pioneiros na utilização do meio são quatro áudios capitais veiculados em cadeia nacional entre 1946 e 1955. Assim, utiliza  o modelo metodológico de análise semiótica e discute as formas estratégicas da presença política no rádio no período de massificação do meio na Argentina.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARChagas, Luãn José VazFernandes, Márcio2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/607110.26664/issn.2238-5126.60120176071Revista Brasileira de História da Mídia; v. 6, n. 01 (2017): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.6012017reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6071/3570info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-11T22:08:05Zoai:ojs.10.22.15.19:article/6071Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2017-07-11T22:08:05Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Rádio e política: a produção de sentido nos discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón no Primeiro Peronismo (1946-1955)
title Rádio e política: a produção de sentido nos discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón no Primeiro Peronismo (1946-1955)
spellingShingle Rádio e política: a produção de sentido nos discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón no Primeiro Peronismo (1946-1955)
Chagas, Luãn José Vaz
Comunicação; História
Rádio. Populismo político. Perón. Verón.
title_short Rádio e política: a produção de sentido nos discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón no Primeiro Peronismo (1946-1955)
title_full Rádio e política: a produção de sentido nos discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón no Primeiro Peronismo (1946-1955)
title_fullStr Rádio e política: a produção de sentido nos discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón no Primeiro Peronismo (1946-1955)
title_full_unstemmed Rádio e política: a produção de sentido nos discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón no Primeiro Peronismo (1946-1955)
title_sort Rádio e política: a produção de sentido nos discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón no Primeiro Peronismo (1946-1955)
author Chagas, Luãn José Vaz
author_facet Chagas, Luãn José Vaz
Fernandes, Márcio
author_role author
author2 Fernandes, Márcio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Luãn José Vaz
Fernandes, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação; História
Rádio. Populismo político. Perón. Verón.
topic Comunicação; História
Rádio. Populismo político. Perón. Verón.
description O artigo apresenta um estudo sobre o momento de difusão do rádio e o papel de massificar discursos, notas, notícias, reportagens e nomes políticos. Historicamente posto como um meio de fácil acesso, a “capelinha”, como era chamada ainda nos anos 1920, foi uma ferramenta poderosa para a construção da imagem de políticos e fatos, ganhar eleições e ser uma estratégia para a governabilidade. Com base nos conceitos de produção de sentido de Eliseo Verón (1980), o trabalho faz uma análise semiótica de discursos que eram transmitidos em cadeias radiofônicas durante o Primeiro Peronismo de Juan Domingo Perón, na Argentina. A referência para análise de um dos pioneiros na utilização do meio são quatro áudios capitais veiculados em cadeia nacional entre 1946 e 1955. Assim, utiliza  o modelo metodológico de análise semiótica e discute as formas estratégicas da presença política no rádio no período de massificação do meio na Argentina.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6071
10.26664/issn.2238-5126.60120176071
url https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6071
identifier_str_mv 10.26664/issn.2238-5126.60120176071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6071/3570
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia; v. 6, n. 01 (2017): Revista Brasileira de História da Mídia
2238-5126
2238-3913
10.26664/issn.2238-5126.6012017
reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:Alcar
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str Alcar
institution Alcar
reponame_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
collection Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhmalcar@gmail.com
_version_ 1754302395522744320