Grandes acontecimentos como aplicação estratégica dos discursos jornalísticos: a Batalha do Irany (1912) e o combate aos “germanófilos” (1917) nas páginas de O Progresso e do Diário dos Campos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PONTES, Felipe Simão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6655
Resumo: Este artigo estuda os discursos sobre a Batalha do Irany (1912) e sobre os “germanófilos” ponta-grossenses na Primeira Guerra Mundial (1917), presentes no jornal O Progresso/Diário dos Campos. Utiliza-se a metodologia da análise arqueológica dos discursos proposta por Michel Foucault. Entendem-se esses discursos do jornal como estratégias que alinhavaram modos específicos de enunciação, constituição de objetos e conceitos com vistas a inserir a produção do jornal em relações de saber e poder. A pesquisa apresenta formas como o jornal projetava condutas e comportamentos como ideais, ao passo que marginalizava outras. O jornalismo praticado por O Progresso/Diário dos Campos colocou a serviço desses temas seu arsenal de destaque, formas para atrair a atenção dos leitores e demonstrar a importância do tema tratado. Os dois acontecimentos servem para se perceber como fatos externos ao cenário ponta-grossense reverberaram localmente na vida de pessoas e na utilização de espaços públicos.
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spelling Grandes acontecimentos como aplicação estratégica dos discursos jornalísticos: a Batalha do Irany (1912) e o combate aos “germanófilos” (1917) nas páginas de O Progresso e do Diário dos CamposDiário dos Campos. O Progresso. Contestado. Batalha do Irany. Alemães.Este artigo estuda os discursos sobre a Batalha do Irany (1912) e sobre os “germanófilos” ponta-grossenses na Primeira Guerra Mundial (1917), presentes no jornal O Progresso/Diário dos Campos. Utiliza-se a metodologia da análise arqueológica dos discursos proposta por Michel Foucault. Entendem-se esses discursos do jornal como estratégias que alinhavaram modos específicos de enunciação, constituição de objetos e conceitos com vistas a inserir a produção do jornal em relações de saber e poder. A pesquisa apresenta formas como o jornal projetava condutas e comportamentos como ideais, ao passo que marginalizava outras. O jornalismo praticado por O Progresso/Diário dos Campos colocou a serviço desses temas seu arsenal de destaque, formas para atrair a atenção dos leitores e demonstrar a importância do tema tratado. Os dois acontecimentos servem para se perceber como fatos externos ao cenário ponta-grossense reverberaram localmente na vida de pessoas e na utilização de espaços públicos.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARPONTES, Felipe Simão2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/665510.26664/issn.2238-5126.6220176655Revista Brasileira de História da Mídia; v. 6, n. 2 (2017): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.622017reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6655/3816Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-17T23:21:30Zoai:ojs.10.22.15.19:article/6655Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2018-01-17T23:21:30Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
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