Fracionamento das Formas de Fósforo em Terra Preta de Índio / Phosphorus Fractionation on “Terra Preta de Índio”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Souza, Wamber Broni, Santana, Genilson Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30093
Resumo: A Terra Preta de Índio (TPI) é rica em fósforo (P) e cálcio (Ca), por ser um solo de origem antrópica. A forma de P inorgânico mais comum nesse solo, é aquela formada com Ca, consequência da mineralização da hidroxiapatita da composição de ossos de animais descartado no solo. Para entender o processo de extração de P em TPI, como os extratores químicos, foi realizado um estudo do fracionamento das formas de P inorgânicas, em conjunto com os extratores Mehlich-1 (M1), Mehlich-3, Bray-1 (B1) e Olsen (OL), com objetivo de verificar o comportamento de extração das principais formas do P inorgânico pelos extratores M1, M3, B1 e OL. E para tanto, as amostras de solo coletadas na profundidade 0-20 cm, em oito sítios da Mesorregião do Centro Amazonense foram submetidas ao fracionamento de P pelo método proposto por Chang e Jackson em consorcio das extrações com M1, M3, B1 e OL. Os resultados das partições das formas de P foram caracterizados pela variação de todas as formas, de acordo com local amostrado. O extrator M1 retirou quantidades variadas de P-FL, P-Fe e P-Al, e influenciou principalmente na retirada do P-Ca. O OL possui a extrai preferencialmente o P mais disponível para a solução do solo. Portanto, a dinâmica de extração de P com o M1, M3, B1 e OL, está diretamente relacionada com a variabilidade dos teores das formas de P-FL, P-Fe e P-Al e P-Ca em solos antrópicos.
id BASR-0_11203fbe2725631a6c706039b9d2dbfe
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30093
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Fracionamento das Formas de Fósforo em Terra Preta de Índio / Phosphorus Fractionation on “Terra Preta de Índio”Solo antrópicoFósforo inorgânicoExtrator de fósforo.A Terra Preta de Índio (TPI) é rica em fósforo (P) e cálcio (Ca), por ser um solo de origem antrópica. A forma de P inorgânico mais comum nesse solo, é aquela formada com Ca, consequência da mineralização da hidroxiapatita da composição de ossos de animais descartado no solo. Para entender o processo de extração de P em TPI, como os extratores químicos, foi realizado um estudo do fracionamento das formas de P inorgânicas, em conjunto com os extratores Mehlich-1 (M1), Mehlich-3, Bray-1 (B1) e Olsen (OL), com objetivo de verificar o comportamento de extração das principais formas do P inorgânico pelos extratores M1, M3, B1 e OL. E para tanto, as amostras de solo coletadas na profundidade 0-20 cm, em oito sítios da Mesorregião do Centro Amazonense foram submetidas ao fracionamento de P pelo método proposto por Chang e Jackson em consorcio das extrações com M1, M3, B1 e OL. Os resultados das partições das formas de P foram caracterizados pela variação de todas as formas, de acordo com local amostrado. O extrator M1 retirou quantidades variadas de P-FL, P-Fe e P-Al, e influenciou principalmente na retirada do P-Ca. O OL possui a extrai preferencialmente o P mais disponível para a solução do solo. Portanto, a dinâmica de extração de P com o M1, M3, B1 e OL, está diretamente relacionada com a variabilidade dos teores das formas de P-FL, P-Fe e P-Al e P-Ca em solos antrópicos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3009310.34115/basrv5n3-007Brazilian Applied Science Review; Vol. 5 No. 3 (2021); 1368-1383Brazilian Applied Science Review; v. 5 n. 3 (2021); 1368-13832595-36212595-362110.34115/basr.v5i3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30093/23694Copyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreirade Souza, Wamber BroniSantana, Genilson Pereira2021-06-30T15:02:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30093Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2021-06-30T15:02:14Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Fracionamento das Formas de Fósforo em Terra Preta de Índio / Phosphorus Fractionation on “Terra Preta de Índio”
title Fracionamento das Formas de Fósforo em Terra Preta de Índio / Phosphorus Fractionation on “Terra Preta de Índio”
spellingShingle Fracionamento das Formas de Fósforo em Terra Preta de Índio / Phosphorus Fractionation on “Terra Preta de Índio”
Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira
Solo antrópico
Fósforo inorgânico
Extrator de fósforo.
title_short Fracionamento das Formas de Fósforo em Terra Preta de Índio / Phosphorus Fractionation on “Terra Preta de Índio”
title_full Fracionamento das Formas de Fósforo em Terra Preta de Índio / Phosphorus Fractionation on “Terra Preta de Índio”
title_fullStr Fracionamento das Formas de Fósforo em Terra Preta de Índio / Phosphorus Fractionation on “Terra Preta de Índio”
title_full_unstemmed Fracionamento das Formas de Fósforo em Terra Preta de Índio / Phosphorus Fractionation on “Terra Preta de Índio”
title_sort Fracionamento das Formas de Fósforo em Terra Preta de Índio / Phosphorus Fractionation on “Terra Preta de Índio”
author Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira
author_facet Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira
de Souza, Wamber Broni
Santana, Genilson Pereira
author_role author
author2 de Souza, Wamber Broni
Santana, Genilson Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira
de Souza, Wamber Broni
Santana, Genilson Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Solo antrópico
Fósforo inorgânico
Extrator de fósforo.
topic Solo antrópico
Fósforo inorgânico
Extrator de fósforo.
description A Terra Preta de Índio (TPI) é rica em fósforo (P) e cálcio (Ca), por ser um solo de origem antrópica. A forma de P inorgânico mais comum nesse solo, é aquela formada com Ca, consequência da mineralização da hidroxiapatita da composição de ossos de animais descartado no solo. Para entender o processo de extração de P em TPI, como os extratores químicos, foi realizado um estudo do fracionamento das formas de P inorgânicas, em conjunto com os extratores Mehlich-1 (M1), Mehlich-3, Bray-1 (B1) e Olsen (OL), com objetivo de verificar o comportamento de extração das principais formas do P inorgânico pelos extratores M1, M3, B1 e OL. E para tanto, as amostras de solo coletadas na profundidade 0-20 cm, em oito sítios da Mesorregião do Centro Amazonense foram submetidas ao fracionamento de P pelo método proposto por Chang e Jackson em consorcio das extrações com M1, M3, B1 e OL. Os resultados das partições das formas de P foram caracterizados pela variação de todas as formas, de acordo com local amostrado. O extrator M1 retirou quantidades variadas de P-FL, P-Fe e P-Al, e influenciou principalmente na retirada do P-Ca. O OL possui a extrai preferencialmente o P mais disponível para a solução do solo. Portanto, a dinâmica de extração de P com o M1, M3, B1 e OL, está diretamente relacionada com a variabilidade dos teores das formas de P-FL, P-Fe e P-Al e P-Ca em solos antrópicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30093
10.34115/basrv5n3-007
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30093
identifier_str_mv 10.34115/basrv5n3-007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30093/23694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 5 No. 3 (2021); 1368-1383
Brazilian Applied Science Review; v. 5 n. 3 (2021); 1368-1383
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v5i3
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240008233451520