Os homicídios a partir de uma ótica por escolaridade: considerações para as grandes regiões do Brasil/ Homicides from a school-based perspective: considerations for the large regions of Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rúbia Silene Alegre
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sampaio, Quezia Corrêa de Oliveira, Monteiro, James Barros, Sevilla, Priscila Renata Jara, Araujo, Ingrides Leonel, Pinheiro, Amanda Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/20827
Resumo: Este estudo faz uma discussão que correlaciona os homicídios com o grau de escolaridade nas 27 unidades da federação brasileira. Os dados são extraídos das Estatísticas Vitais do Datasus, considerando o período de 2000 a 2018. Assim, foram agrupados por grande região na intenção de facilitar o comparativo. São quatro as formas verificadas: em um primeiro momento, apresentam-se os homicídios ocorridos considerando o grau de instrução de 1 a 3 anos de escolaridade; em seguida de 4 a 7 anos; na terceira analise de 8 a 11 anos, e por fim, o grupo que observa os homicídios ligados à escolaridade com 12 anos ou mais de estudos. O estudo mostrou que à medida que a vida escolar se eleva, os valores brutos de homcídios se reduzem na linha de tempo estudada, conforme se verifica em todas as grandes regiões (tanto no quesito ensino médio, quanto superior). Assim, uma das significativas possibilidades de se ter redução nas elevadas taxas de homcídios seria a de que o Estado investisse fortemente em educação, desde a creche até às demais situações de capacitação que permitam ao indivíduo a opção (quando possível)  de se manter afastado desta triste tipificação.
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