Homicídios de Jovens e a Política Pública “Pacto pela Vida” / Homicide of Young People and Public Policy “Pacto pela Vida”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Clebson Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1751
Resumo: O presente artigo teve como objetivo avaliar os resultados alcançados no controle/redução de homicídios de jovens antes e após a implementação da política pública Pacto pela Vida (PPV) no estado da Bahia. Para constatar o desempenho desses resultados, foram utilizados dados de mortes por agressão como Proxy para homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte da vítima, definidos como crime violento letal intencional, tendo o DATASUS/SIM/MS como banco de dados. Ao averiguar os dados históricos sobre a criminalidade contra jovens na Bahia percebeu-se que houve um aumento nos homicídios até o ano de 2010. A partir de 2011, no entanto, verificou-se que houve um relativo controle na ascendência dos homicídios de jovens registrada anteriormente. Ao avaliar os resultados alcançados verificou-se que, a partir da atuação da política pública PPV, houve certa estabilização estatística do número de homicídios de jovens, sobretudo nos 20 municípios considerados prioritários para essa política pública.     
id IPES_fc17241fb7c6034ad9a3c9b487189f36
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1751
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Homicídios de Jovens e a Política Pública “Pacto pela Vida” / Homicide of Young People and Public Policy “Pacto pela Vida”Violência contra jovens; Homicídios de jovens; Políticas públicasO presente artigo teve como objetivo avaliar os resultados alcançados no controle/redução de homicídios de jovens antes e após a implementação da política pública Pacto pela Vida (PPV) no estado da Bahia. Para constatar o desempenho desses resultados, foram utilizados dados de mortes por agressão como Proxy para homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte da vítima, definidos como crime violento letal intencional, tendo o DATASUS/SIM/MS como banco de dados. Ao averiguar os dados históricos sobre a criminalidade contra jovens na Bahia percebeu-se que houve um aumento nos homicídios até o ano de 2010. A partir de 2011, no entanto, verificou-se que houve um relativo controle na ascendência dos homicídios de jovens registrada anteriormente. Ao avaliar os resultados alcançados verificou-se que, a partir da atuação da política pública PPV, houve certa estabilização estatística do número de homicídios de jovens, sobretudo nos 20 municípios considerados prioritários para essa política pública.     INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBrito, Clebson Santos de2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/175110.14295/idonline.v13i45.1751ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 500-5211981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1751/2536Direitos autorais 2021 Clebson Santos de Britohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Homicídios de Jovens e a Política Pública “Pacto pela Vida” / Homicide of Young People and Public Policy “Pacto pela Vida”
title Homicídios de Jovens e a Política Pública “Pacto pela Vida” / Homicide of Young People and Public Policy “Pacto pela Vida”
spellingShingle Homicídios de Jovens e a Política Pública “Pacto pela Vida” / Homicide of Young People and Public Policy “Pacto pela Vida”
Brito, Clebson Santos de
Violência contra jovens; Homicídios de jovens; Políticas públicas
title_short Homicídios de Jovens e a Política Pública “Pacto pela Vida” / Homicide of Young People and Public Policy “Pacto pela Vida”
title_full Homicídios de Jovens e a Política Pública “Pacto pela Vida” / Homicide of Young People and Public Policy “Pacto pela Vida”
title_fullStr Homicídios de Jovens e a Política Pública “Pacto pela Vida” / Homicide of Young People and Public Policy “Pacto pela Vida”
title_full_unstemmed Homicídios de Jovens e a Política Pública “Pacto pela Vida” / Homicide of Young People and Public Policy “Pacto pela Vida”
title_sort Homicídios de Jovens e a Política Pública “Pacto pela Vida” / Homicide of Young People and Public Policy “Pacto pela Vida”
author Brito, Clebson Santos de
author_facet Brito, Clebson Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Clebson Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Violência contra jovens; Homicídios de jovens; Políticas públicas
topic Violência contra jovens; Homicídios de jovens; Políticas públicas
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo teve como objetivo avaliar os resultados alcançados no controle/redução de homicídios de jovens antes e após a implementação da política pública Pacto pela Vida (PPV) no estado da Bahia. Para constatar o desempenho desses resultados, foram utilizados dados de mortes por agressão como Proxy para homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte da vítima, definidos como crime violento letal intencional, tendo o DATASUS/SIM/MS como banco de dados. Ao averiguar os dados históricos sobre a criminalidade contra jovens na Bahia percebeu-se que houve um aumento nos homicídios até o ano de 2010. A partir de 2011, no entanto, verificou-se que houve um relativo controle na ascendência dos homicídios de jovens registrada anteriormente. Ao avaliar os resultados alcançados verificou-se que, a partir da atuação da política pública PPV, houve certa estabilização estatística do número de homicídios de jovens, sobretudo nos 20 municípios considerados prioritários para essa política pública.     
description O presente artigo teve como objetivo avaliar os resultados alcançados no controle/redução de homicídios de jovens antes e após a implementação da política pública Pacto pela Vida (PPV) no estado da Bahia. Para constatar o desempenho desses resultados, foram utilizados dados de mortes por agressão como Proxy para homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte da vítima, definidos como crime violento letal intencional, tendo o DATASUS/SIM/MS como banco de dados. Ao averiguar os dados históricos sobre a criminalidade contra jovens na Bahia percebeu-se que houve um aumento nos homicídios até o ano de 2010. A partir de 2011, no entanto, verificou-se que houve um relativo controle na ascendência dos homicídios de jovens registrada anteriormente. Ao avaliar os resultados alcançados verificou-se que, a partir da atuação da política pública PPV, houve certa estabilização estatística do número de homicídios de jovens, sobretudo nos 20 municípios considerados prioritários para essa política pública.     
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1751
10.14295/idonline.v13i45.1751
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1751
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1751/2536
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Clebson Santos de Brito
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Clebson Santos de Brito
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 500-521
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433276137472