Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/67358 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a existência de atividades de difusão e/ou formação em Educação Ambiental no Centro Integrado de Referência em Revitalização da Bacia Hidrográfica do Baixo São Francisco – CENIR – SF. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, por um Estudo de Caso. Para a construção do Marco Teórico, fez-se uma revisão da literatura onde discutiu-se as bases históricas e conceituais da Educação Ambiental (EA) com enfoque na EA critica, em conjunto com a história, função e estruturação do CENIR. Fez-se também uma reflexão sobre as concepções de EA e de meio ambiente, visando ampliar uma proposta de EA crítica. Constata-se que o CENIR não está desempenhando o seu papel, porém tem, e pode ter, na Educação Ambiental formal e não formal da região do Baixo São Francisco um papel muito importante na construção de uma sociedade igualitária e sustentável, capaz de gerar novas racionalidades na relação sociedade-natureza com o combate ao racismo ambiental e promoção da justiça ambiental. |
id |
BASR-0_18d3f97b3e86a0219d526b85613bc2b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/67358 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenireducação ambiental críticaracismo ambientaljustiça ambiental O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a existência de atividades de difusão e/ou formação em Educação Ambiental no Centro Integrado de Referência em Revitalização da Bacia Hidrográfica do Baixo São Francisco – CENIR – SF. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, por um Estudo de Caso. Para a construção do Marco Teórico, fez-se uma revisão da literatura onde discutiu-se as bases históricas e conceituais da Educação Ambiental (EA) com enfoque na EA critica, em conjunto com a história, função e estruturação do CENIR. Fez-se também uma reflexão sobre as concepções de EA e de meio ambiente, visando ampliar uma proposta de EA crítica. Constata-se que o CENIR não está desempenhando o seu papel, porém tem, e pode ter, na Educação Ambiental formal e não formal da região do Baixo São Francisco um papel muito importante na construção de uma sociedade igualitária e sustentável, capaz de gerar novas racionalidades na relação sociedade-natureza com o combate ao racismo ambiental e promoção da justiça ambiental.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6735810.34115/basrv8n1-005Brazilian Applied Science Review; Vol. 8 No. 1 (2024); 87-107Brazilian Applied Science Review; Vol. 8 Núm. 1 (2024); 87-107Brazilian Applied Science Review; v. 8 n. 1 (2024); 87-1072595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/67358/48182Ferreira, José MoysesPinho, Alexandra Morenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-29T18:42:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/67358Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2024-02-29T18:42:39Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir |
title |
Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir |
spellingShingle |
Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir Ferreira, José Moyses educação ambiental crítica racismo ambiental justiça ambiental |
title_short |
Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir |
title_full |
Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir |
title_fullStr |
Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir |
title_full_unstemmed |
Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir |
title_sort |
Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir |
author |
Ferreira, José Moyses |
author_facet |
Ferreira, José Moyses Pinho, Alexandra Moreno |
author_role |
author |
author2 |
Pinho, Alexandra Moreno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, José Moyses Pinho, Alexandra Moreno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental crítica racismo ambiental justiça ambiental |
topic |
educação ambiental crítica racismo ambiental justiça ambiental |
description |
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a existência de atividades de difusão e/ou formação em Educação Ambiental no Centro Integrado de Referência em Revitalização da Bacia Hidrográfica do Baixo São Francisco – CENIR – SF. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, por um Estudo de Caso. Para a construção do Marco Teórico, fez-se uma revisão da literatura onde discutiu-se as bases históricas e conceituais da Educação Ambiental (EA) com enfoque na EA critica, em conjunto com a história, função e estruturação do CENIR. Fez-se também uma reflexão sobre as concepções de EA e de meio ambiente, visando ampliar uma proposta de EA crítica. Constata-se que o CENIR não está desempenhando o seu papel, porém tem, e pode ter, na Educação Ambiental formal e não formal da região do Baixo São Francisco um papel muito importante na construção de uma sociedade igualitária e sustentável, capaz de gerar novas racionalidades na relação sociedade-natureza com o combate ao racismo ambiental e promoção da justiça ambiental. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/67358 10.34115/basrv8n1-005 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/67358 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv8n1-005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/67358/48182 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 8 No. 1 (2024); 87-107 Brazilian Applied Science Review; Vol. 8 Núm. 1 (2024); 87-107 Brazilian Applied Science Review; v. 8 n. 1 (2024); 87-107 2595-3621 2595-3621 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004033904640 |