Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, José Moyses
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pinho, Alexandra Moreno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/67358
Resumo:  O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a existência de atividades de difusão e/ou formação em Educação Ambiental no Centro Integrado de Referência em Revitalização da Bacia Hidrográfica do Baixo São Francisco – CENIR – SF. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, por um Estudo de Caso. Para a construção do Marco Teórico, fez-se uma revisão da literatura onde discutiu-se as bases históricas e conceituais da Educação Ambiental (EA) com enfoque na EA critica, em conjunto com a história, função e estruturação do CENIR. Fez-se também uma reflexão sobre as concepções de EA e de meio ambiente, visando ampliar uma proposta de EA crítica. Constata-se que o CENIR não está desempenhando o seu papel, porém tem, e pode ter, na Educação Ambiental formal e não formal da região do Baixo São Francisco um papel muito importante na construção de uma sociedade igualitária e sustentável, capaz de gerar novas racionalidades na relação sociedade-natureza com o combate ao racismo ambiental e promoção da justiça ambiental.
id BASR-0_18d3f97b3e86a0219d526b85613bc2b4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/67358
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenireducação ambiental críticaracismo ambientaljustiça ambiental O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a existência de atividades de difusão e/ou formação em Educação Ambiental no Centro Integrado de Referência em Revitalização da Bacia Hidrográfica do Baixo São Francisco – CENIR – SF. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, por um Estudo de Caso. Para a construção do Marco Teórico, fez-se uma revisão da literatura onde discutiu-se as bases históricas e conceituais da Educação Ambiental (EA) com enfoque na EA critica, em conjunto com a história, função e estruturação do CENIR. Fez-se também uma reflexão sobre as concepções de EA e de meio ambiente, visando ampliar uma proposta de EA crítica. Constata-se que o CENIR não está desempenhando o seu papel, porém tem, e pode ter, na Educação Ambiental formal e não formal da região do Baixo São Francisco um papel muito importante na construção de uma sociedade igualitária e sustentável, capaz de gerar novas racionalidades na relação sociedade-natureza com o combate ao racismo ambiental e promoção da justiça ambiental.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6735810.34115/basrv8n1-005Brazilian Applied Science Review; Vol. 8 No. 1 (2024); 87-107Brazilian Applied Science Review; Vol. 8 Núm. 1 (2024); 87-107Brazilian Applied Science Review; v. 8 n. 1 (2024); 87-1072595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/67358/48182Ferreira, José MoysesPinho, Alexandra Morenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-29T18:42:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/67358Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2024-02-29T18:42:39Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir
title Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir
spellingShingle Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir
Ferreira, José Moyses
educação ambiental crítica
racismo ambiental
justiça ambiental
title_short Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir
title_full Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir
title_fullStr Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir
title_full_unstemmed Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir
title_sort Contribuições da educação ambiental crítica para a construção da sustentabilidade: o caso do centro integrado de referência em revitalização da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco – Cenir
author Ferreira, José Moyses
author_facet Ferreira, José Moyses
Pinho, Alexandra Moreno
author_role author
author2 Pinho, Alexandra Moreno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, José Moyses
Pinho, Alexandra Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental crítica
racismo ambiental
justiça ambiental
topic educação ambiental crítica
racismo ambiental
justiça ambiental
description  O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a existência de atividades de difusão e/ou formação em Educação Ambiental no Centro Integrado de Referência em Revitalização da Bacia Hidrográfica do Baixo São Francisco – CENIR – SF. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, por um Estudo de Caso. Para a construção do Marco Teórico, fez-se uma revisão da literatura onde discutiu-se as bases históricas e conceituais da Educação Ambiental (EA) com enfoque na EA critica, em conjunto com a história, função e estruturação do CENIR. Fez-se também uma reflexão sobre as concepções de EA e de meio ambiente, visando ampliar uma proposta de EA crítica. Constata-se que o CENIR não está desempenhando o seu papel, porém tem, e pode ter, na Educação Ambiental formal e não formal da região do Baixo São Francisco um papel muito importante na construção de uma sociedade igualitária e sustentável, capaz de gerar novas racionalidades na relação sociedade-natureza com o combate ao racismo ambiental e promoção da justiça ambiental.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/67358
10.34115/basrv8n1-005
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/67358
identifier_str_mv 10.34115/basrv8n1-005
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/67358/48182
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 8 No. 1 (2024); 87-107
Brazilian Applied Science Review; Vol. 8 Núm. 1 (2024); 87-107
Brazilian Applied Science Review; v. 8 n. 1 (2024); 87-107
2595-3621
2595-3621
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004033904640