Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stortti, Marcelo Aranda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sanchez, celso Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8925
Resumo: O objetivo deste trabalho foi refletir sobre as construções discursivas de futuros professores de biologia, acerca de articulações entre racismo ambiental, justiça ambiental, educação ambiental e ensino de ciências. Como metodologia desenvolvemos a técnica de grupo focal em 27 alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (Rio de Janeiro) e a análise de conteúdos. Os resultados encontrados demonstraram pouco conhecimento das temáticas investigadas e uma preponderância de concepções embasadas em uma educação ambiental conservadora. Sobre o tema da justiça e racismo ambiental o grupo demonstrou pouco interesse sobre essas questões e uma confusão teórica. A partir dessa pesquisa podemos supor a necessidade de ampliar o diálogo entre as disciplinas específicas relacionando-as com temas socioambientais mais próximos do cotidiano dos alunos.
id FURG-9_ce83a028735ed669e7af2bdf5be38362
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8925
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental.educação ambientalracismo ambientaljustiça ambientalO objetivo deste trabalho foi refletir sobre as construções discursivas de futuros professores de biologia, acerca de articulações entre racismo ambiental, justiça ambiental, educação ambiental e ensino de ciências. Como metodologia desenvolvemos a técnica de grupo focal em 27 alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (Rio de Janeiro) e a análise de conteúdos. Os resultados encontrados demonstraram pouco conhecimento das temáticas investigadas e uma preponderância de concepções embasadas em uma educação ambiental conservadora. Sobre o tema da justiça e racismo ambiental o grupo demonstrou pouco interesse sobre essas questões e uma confusão teórica. A partir dessa pesquisa podemos supor a necessidade de ampliar o diálogo entre as disciplinas específicas relacionando-as com temas socioambientais mais próximos do cotidiano dos alunos.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiongrupo focalapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/892510.14295/remea.v36i2.8925REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 60-821517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8925/5931Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessStortti, Marcelo ArandaSanchez, celso Pereira2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/8925Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental.
title Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental.
spellingShingle Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental.
Stortti, Marcelo Aranda
educação ambiental
racismo ambiental
justiça ambiental
title_short Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental.
title_full Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental.
title_fullStr Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental.
title_full_unstemmed Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental.
title_sort Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental.
author Stortti, Marcelo Aranda
author_facet Stortti, Marcelo Aranda
Sanchez, celso Pereira
author_role author
author2 Sanchez, celso Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stortti, Marcelo Aranda
Sanchez, celso Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
racismo ambiental
justiça ambiental
topic educação ambiental
racismo ambiental
justiça ambiental
description O objetivo deste trabalho foi refletir sobre as construções discursivas de futuros professores de biologia, acerca de articulações entre racismo ambiental, justiça ambiental, educação ambiental e ensino de ciências. Como metodologia desenvolvemos a técnica de grupo focal em 27 alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (Rio de Janeiro) e a análise de conteúdos. Os resultados encontrados demonstraram pouco conhecimento das temáticas investigadas e uma preponderância de concepções embasadas em uma educação ambiental conservadora. Sobre o tema da justiça e racismo ambiental o grupo demonstrou pouco interesse sobre essas questões e uma confusão teórica. A partir dessa pesquisa podemos supor a necessidade de ampliar o diálogo entre as disciplinas específicas relacionando-as com temas socioambientais mais próximos do cotidiano dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
grupo focal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8925
10.14295/remea.v36i2.8925
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8925
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i2.8925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8925/5931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 60-82
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786786414593