Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/7872 |
Resumo: | Este artigo tem objetivo de refletir sobre o ensino de matemática no contexto dos direitos humanos, para isso apresentamos alguns aspectos da sociedade contemporânea e argumentamos sobre a necessidade de uma formação global, humana, estética e afetiva pautada nessa perspectiva. Além disso, discorremos sobre documentos oficiais para verificar quais são as orientações referentes a Educação em Direitos Humanos, bem como refletimos sobre o papel da educação matemática nesse contexto. Como metodologia, fizemos um estudo qualitativo e teórico, utilizando-se da literatura pertinente a temática. Concluímos que é urgente pensarmos em ações pedagógicas voltadas para os Direitos Humanos diante do contexto social da contemporaneidade, para tanto, propomos a incorporação de temas relativos aos Direitos Humanos nas aulas de matemática através da resolução de problemas e da construção de conhecimentos, ações e projetos que privilegie a interdisciplinaridade e a contextualização numa perspectiva crítica do ensino da matemática. E que o professor deve buscar a valorização da diversidade, da pluralidade, da discussão e reflexão das problemáticas vivenciadas, do combate a qualquer forma de violência na escola e fora dela. |
id |
BASR-0_1e6cee1a22d30254ccdcb53ac19c28f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7872 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights EducationEnsino. Matemática. Direitos Humanos. Formação Humana.Este artigo tem objetivo de refletir sobre o ensino de matemática no contexto dos direitos humanos, para isso apresentamos alguns aspectos da sociedade contemporânea e argumentamos sobre a necessidade de uma formação global, humana, estética e afetiva pautada nessa perspectiva. Além disso, discorremos sobre documentos oficiais para verificar quais são as orientações referentes a Educação em Direitos Humanos, bem como refletimos sobre o papel da educação matemática nesse contexto. Como metodologia, fizemos um estudo qualitativo e teórico, utilizando-se da literatura pertinente a temática. Concluímos que é urgente pensarmos em ações pedagógicas voltadas para os Direitos Humanos diante do contexto social da contemporaneidade, para tanto, propomos a incorporação de temas relativos aos Direitos Humanos nas aulas de matemática através da resolução de problemas e da construção de conhecimentos, ações e projetos que privilegie a interdisciplinaridade e a contextualização numa perspectiva crítica do ensino da matemática. E que o professor deve buscar a valorização da diversidade, da pluralidade, da discussão e reflexão das problemáticas vivenciadas, do combate a qualquer forma de violência na escola e fora dela.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/787210.34115/basrv4n2-007Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 2 (2020); 478-490Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 2 (2020); 478-4902595-36212595-362110.34115/basr.v4i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/7872/7426Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Lygianne BatistaMoreira, Geraldo Eustáquio2020-05-01T15:25:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7872Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-05-01T15:25:57Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education |
title |
Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education |
spellingShingle |
Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education Vieira, Lygianne Batista Ensino. Matemática. Direitos Humanos. Formação Humana. |
title_short |
Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education |
title_full |
Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education |
title_fullStr |
Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education |
title_full_unstemmed |
Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education |
title_sort |
Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education |
author |
Vieira, Lygianne Batista |
author_facet |
Vieira, Lygianne Batista Moreira, Geraldo Eustáquio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Geraldo Eustáquio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Lygianne Batista Moreira, Geraldo Eustáquio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Matemática. Direitos Humanos. Formação Humana. |
topic |
Ensino. Matemática. Direitos Humanos. Formação Humana. |
description |
Este artigo tem objetivo de refletir sobre o ensino de matemática no contexto dos direitos humanos, para isso apresentamos alguns aspectos da sociedade contemporânea e argumentamos sobre a necessidade de uma formação global, humana, estética e afetiva pautada nessa perspectiva. Além disso, discorremos sobre documentos oficiais para verificar quais são as orientações referentes a Educação em Direitos Humanos, bem como refletimos sobre o papel da educação matemática nesse contexto. Como metodologia, fizemos um estudo qualitativo e teórico, utilizando-se da literatura pertinente a temática. Concluímos que é urgente pensarmos em ações pedagógicas voltadas para os Direitos Humanos diante do contexto social da contemporaneidade, para tanto, propomos a incorporação de temas relativos aos Direitos Humanos nas aulas de matemática através da resolução de problemas e da construção de conhecimentos, ações e projetos que privilegie a interdisciplinaridade e a contextualização numa perspectiva crítica do ensino da matemática. E que o professor deve buscar a valorização da diversidade, da pluralidade, da discussão e reflexão das problemáticas vivenciadas, do combate a qualquer forma de violência na escola e fora dela. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/7872 10.34115/basrv4n2-007 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/7872 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv4n2-007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/7872/7426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 2 (2020); 478-490 Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 2 (2020); 478-490 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v4i2 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240006260031488 |