Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Lygianne Batista
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira, Geraldo Eustáquio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/7872
Resumo: Este artigo tem objetivo de refletir sobre o ensino de matemática no contexto dos direitos humanos, para isso apresentamos alguns aspectos da sociedade contemporânea e argumentamos sobre a necessidade de uma formação global, humana, estética e afetiva pautada nessa perspectiva. Além disso, discorremos sobre documentos oficiais para verificar quais são as orientações referentes a Educação em Direitos Humanos, bem como refletimos sobre o papel da educação matemática nesse contexto. Como metodologia, fizemos um estudo qualitativo e teórico, utilizando-se da literatura pertinente a temática. Concluímos que é urgente pensarmos em ações pedagógicas voltadas para os Direitos Humanos  diante do contexto social da contemporaneidade, para tanto, propomos a incorporação de temas relativos aos Direitos Humanos  nas aulas de matemática através da resolução de problemas e da construção de conhecimentos, ações e projetos que privilegie a interdisciplinaridade e a contextualização numa perspectiva crítica do ensino da matemática. E que o professor deve buscar a valorização da diversidade, da pluralidade, da discussão e reflexão das problemáticas vivenciadas, do combate a qualquer forma de violência na escola e fora dela.
id BASR-0_1e6cee1a22d30254ccdcb53ac19c28f1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7872
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights EducationEnsino. Matemática. Direitos Humanos. Formação Humana.Este artigo tem objetivo de refletir sobre o ensino de matemática no contexto dos direitos humanos, para isso apresentamos alguns aspectos da sociedade contemporânea e argumentamos sobre a necessidade de uma formação global, humana, estética e afetiva pautada nessa perspectiva. Além disso, discorremos sobre documentos oficiais para verificar quais são as orientações referentes a Educação em Direitos Humanos, bem como refletimos sobre o papel da educação matemática nesse contexto. Como metodologia, fizemos um estudo qualitativo e teórico, utilizando-se da literatura pertinente a temática. Concluímos que é urgente pensarmos em ações pedagógicas voltadas para os Direitos Humanos  diante do contexto social da contemporaneidade, para tanto, propomos a incorporação de temas relativos aos Direitos Humanos  nas aulas de matemática através da resolução de problemas e da construção de conhecimentos, ações e projetos que privilegie a interdisciplinaridade e a contextualização numa perspectiva crítica do ensino da matemática. E que o professor deve buscar a valorização da diversidade, da pluralidade, da discussão e reflexão das problemáticas vivenciadas, do combate a qualquer forma de violência na escola e fora dela.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/787210.34115/basrv4n2-007Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 2 (2020); 478-490Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 2 (2020); 478-4902595-36212595-362110.34115/basr.v4i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/7872/7426Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Lygianne BatistaMoreira, Geraldo Eustáquio2020-05-01T15:25:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7872Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-05-01T15:25:57Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education
title Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education
spellingShingle Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education
Vieira, Lygianne Batista
Ensino. Matemática. Direitos Humanos. Formação Humana.
title_short Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education
title_full Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education
title_fullStr Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education
title_full_unstemmed Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education
title_sort Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos / Contemporary Society and the Teaching of Mathematics: Connections with Human Rights Education
author Vieira, Lygianne Batista
author_facet Vieira, Lygianne Batista
Moreira, Geraldo Eustáquio
author_role author
author2 Moreira, Geraldo Eustáquio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Lygianne Batista
Moreira, Geraldo Eustáquio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Matemática. Direitos Humanos. Formação Humana.
topic Ensino. Matemática. Direitos Humanos. Formação Humana.
description Este artigo tem objetivo de refletir sobre o ensino de matemática no contexto dos direitos humanos, para isso apresentamos alguns aspectos da sociedade contemporânea e argumentamos sobre a necessidade de uma formação global, humana, estética e afetiva pautada nessa perspectiva. Além disso, discorremos sobre documentos oficiais para verificar quais são as orientações referentes a Educação em Direitos Humanos, bem como refletimos sobre o papel da educação matemática nesse contexto. Como metodologia, fizemos um estudo qualitativo e teórico, utilizando-se da literatura pertinente a temática. Concluímos que é urgente pensarmos em ações pedagógicas voltadas para os Direitos Humanos  diante do contexto social da contemporaneidade, para tanto, propomos a incorporação de temas relativos aos Direitos Humanos  nas aulas de matemática através da resolução de problemas e da construção de conhecimentos, ações e projetos que privilegie a interdisciplinaridade e a contextualização numa perspectiva crítica do ensino da matemática. E que o professor deve buscar a valorização da diversidade, da pluralidade, da discussão e reflexão das problemáticas vivenciadas, do combate a qualquer forma de violência na escola e fora dela.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/7872
10.34115/basrv4n2-007
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/7872
identifier_str_mv 10.34115/basrv4n2-007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/7872/7426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 2 (2020); 478-490
Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 2 (2020); 478-490
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v4i2
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240006260031488