Hidrogeologia, geomorfologia e educação ambiental no museu de história natural do sul do Estado do Espírito Santo – Brasil / Hydrogeology, geomorphology and environmental education at the natural history museum of the southern Espírito Santo State – Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13382 |
Resumo: | A oficina “hidrogeologia: água com ciência” foi realizada durante a 16ª Semana estadual de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2019 no Museu de História Natural do Sul do Espírito Santo da UFES, na cidade de Jerônimo Monteiro. O objetivo foi transmitir o conhecimento científico e a sensibilização, através da hidrogeologia e geografia/geologia ou geociências, para estudantes de todos os níveis de escolaridade (do ensino básico ao superior), professores e a população em geral. Além disso, buscou-se a inclusão de pessoas com deficiência visual, a partir da produção de materiais acessíveis. Sendo o único museu de história natural do Espírito Santo, o trabalho é relevante para a divulgação das geociências e capacitação de monitores universitários. Para a realização da oficina foram utilizados jogos lúdicos e interativos, mapas para pessoas cegas e dei baixa visão e modelos esquemáticos. Tais metodologias são relevantes para estudantes, principalmente em relação a difusão do conhecimento científico e as técnicas aplicadas a pessoas com deficiência visual. A concepção de termos utilizados nas geociências, como por exemplo, de bacias hidrográficas e domínio morfoclimáticos foram mais bem absorvidos pelo público adulto e adolescente. Já o público infantil teve maior absorção do conhecimento de sensibilização na utilização dos recursos hídricos. Como resultado, a avaliação demonstrou que a oficina foi bem avaliada pelo público. |
id |
BASR-0_2294a4cd3bca6718539ad64fa393dc56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13382 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Hidrogeologia, geomorfologia e educação ambiental no museu de história natural do sul do Estado do Espírito Santo – Brasil / Hydrogeology, geomorphology and environmental education at the natural history museum of the southern Espírito Santo State – BrazilGeociênciasRecursos HídricosGeografiaEducação InclusivaA oficina “hidrogeologia: água com ciência” foi realizada durante a 16ª Semana estadual de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2019 no Museu de História Natural do Sul do Espírito Santo da UFES, na cidade de Jerônimo Monteiro. O objetivo foi transmitir o conhecimento científico e a sensibilização, através da hidrogeologia e geografia/geologia ou geociências, para estudantes de todos os níveis de escolaridade (do ensino básico ao superior), professores e a população em geral. Além disso, buscou-se a inclusão de pessoas com deficiência visual, a partir da produção de materiais acessíveis. Sendo o único museu de história natural do Espírito Santo, o trabalho é relevante para a divulgação das geociências e capacitação de monitores universitários. Para a realização da oficina foram utilizados jogos lúdicos e interativos, mapas para pessoas cegas e dei baixa visão e modelos esquemáticos. Tais metodologias são relevantes para estudantes, principalmente em relação a difusão do conhecimento científico e as técnicas aplicadas a pessoas com deficiência visual. A concepção de termos utilizados nas geociências, como por exemplo, de bacias hidrográficas e domínio morfoclimáticos foram mais bem absorvidos pelo público adulto e adolescente. Já o público infantil teve maior absorção do conhecimento de sensibilização na utilização dos recursos hídricos. Como resultado, a avaliação demonstrou que a oficina foi bem avaliada pelo público.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1338210.34115/basrv4n4-016Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 4 (2020); 2355-2368Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 4 (2020); 2355-23682595-36212595-362110.34115/basr.v4i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13382/11238Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Rodson de AbreuSouza, Ariadne Marra deVardieiro, Loruama Geovanna GuedesTonoli, Débora Cantiliano MunizCalheiro, Débora SilvaSilva, Matheus AlvesSouza, Pablo Rodrigues deMacêdo, Iago Mateus Lopes de2020-08-27T14:18:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13382Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-08-27T14:18:09Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hidrogeologia, geomorfologia e educação ambiental no museu de história natural do sul do Estado do Espírito Santo – Brasil / Hydrogeology, geomorphology and environmental education at the natural history museum of the southern Espírito Santo State – Brazil |
title |
Hidrogeologia, geomorfologia e educação ambiental no museu de história natural do sul do Estado do Espírito Santo – Brasil / Hydrogeology, geomorphology and environmental education at the natural history museum of the southern Espírito Santo State – Brazil |
spellingShingle |
Hidrogeologia, geomorfologia e educação ambiental no museu de história natural do sul do Estado do Espírito Santo – Brasil / Hydrogeology, geomorphology and environmental education at the natural history museum of the southern Espírito Santo State – Brazil Marques, Rodson de Abreu Geociências Recursos Hídricos Geografia Educação Inclusiva |
title_short |
Hidrogeologia, geomorfologia e educação ambiental no museu de história natural do sul do Estado do Espírito Santo – Brasil / Hydrogeology, geomorphology and environmental education at the natural history museum of the southern Espírito Santo State – Brazil |
title_full |
Hidrogeologia, geomorfologia e educação ambiental no museu de história natural do sul do Estado do Espírito Santo – Brasil / Hydrogeology, geomorphology and environmental education at the natural history museum of the southern Espírito Santo State – Brazil |
title_fullStr |
Hidrogeologia, geomorfologia e educação ambiental no museu de história natural do sul do Estado do Espírito Santo – Brasil / Hydrogeology, geomorphology and environmental education at the natural history museum of the southern Espírito Santo State – Brazil |
title_full_unstemmed |
Hidrogeologia, geomorfologia e educação ambiental no museu de história natural do sul do Estado do Espírito Santo – Brasil / Hydrogeology, geomorphology and environmental education at the natural history museum of the southern Espírito Santo State – Brazil |
title_sort |
Hidrogeologia, geomorfologia e educação ambiental no museu de história natural do sul do Estado do Espírito Santo – Brasil / Hydrogeology, geomorphology and environmental education at the natural history museum of the southern Espírito Santo State – Brazil |
author |
Marques, Rodson de Abreu |
author_facet |
Marques, Rodson de Abreu Souza, Ariadne Marra de Vardieiro, Loruama Geovanna Guedes Tonoli, Débora Cantiliano Muniz Calheiro, Débora Silva Silva, Matheus Alves Souza, Pablo Rodrigues de Macêdo, Iago Mateus Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Ariadne Marra de Vardieiro, Loruama Geovanna Guedes Tonoli, Débora Cantiliano Muniz Calheiro, Débora Silva Silva, Matheus Alves Souza, Pablo Rodrigues de Macêdo, Iago Mateus Lopes de |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Rodson de Abreu Souza, Ariadne Marra de Vardieiro, Loruama Geovanna Guedes Tonoli, Débora Cantiliano Muniz Calheiro, Débora Silva Silva, Matheus Alves Souza, Pablo Rodrigues de Macêdo, Iago Mateus Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geociências Recursos Hídricos Geografia Educação Inclusiva |
topic |
Geociências Recursos Hídricos Geografia Educação Inclusiva |
description |
A oficina “hidrogeologia: água com ciência” foi realizada durante a 16ª Semana estadual de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2019 no Museu de História Natural do Sul do Espírito Santo da UFES, na cidade de Jerônimo Monteiro. O objetivo foi transmitir o conhecimento científico e a sensibilização, através da hidrogeologia e geografia/geologia ou geociências, para estudantes de todos os níveis de escolaridade (do ensino básico ao superior), professores e a população em geral. Além disso, buscou-se a inclusão de pessoas com deficiência visual, a partir da produção de materiais acessíveis. Sendo o único museu de história natural do Espírito Santo, o trabalho é relevante para a divulgação das geociências e capacitação de monitores universitários. Para a realização da oficina foram utilizados jogos lúdicos e interativos, mapas para pessoas cegas e dei baixa visão e modelos esquemáticos. Tais metodologias são relevantes para estudantes, principalmente em relação a difusão do conhecimento científico e as técnicas aplicadas a pessoas com deficiência visual. A concepção de termos utilizados nas geociências, como por exemplo, de bacias hidrográficas e domínio morfoclimáticos foram mais bem absorvidos pelo público adulto e adolescente. Já o público infantil teve maior absorção do conhecimento de sensibilização na utilização dos recursos hídricos. Como resultado, a avaliação demonstrou que a oficina foi bem avaliada pelo público. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13382 10.34115/basrv4n4-016 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13382 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv4n4-016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13382/11238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 4 (2020); 2355-2368 Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 4 (2020); 2355-2368 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v4i4 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240007157612544 |