A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/663 |
Resumo: | A contação de história constitui-se instrumento eficaz no desenvolvimento do imaginário das crianças, que é tanto mais aguçado quanto maior for a descrição de personagens e ambientes. No entanto, nem sempre a criança conhece tais informações e outros elementos vêm possibilitar a construção de conceitos. A criança cega necessita ainda mais de um variado e acessível repertório ilustrativo durante a audição e de um contador que conheça sua realidade, seus processos e meios de aprendizagem. Esse trabalho foca o desenvolvimento do imaginário da criança cega e do seu processo de compreensão da realidade, reflete acerca de suas possibilidades e impedimentos e utiliza a contação de histórias como instrumento contributivo. Tendo como um de seus embasadores teóricos o Programa Etnomatemática, busca elucidar também a amplitude de influência e contribuição deste na Educação Inclusiva. |
id |
BASR-0_256d9b22b4e80a1daff7d6e5e828cd57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/663 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind childContação de históriaEducação inclusivaIlustrações táteisImaginário da criança cegaPrograma Etnomatemática.A contação de história constitui-se instrumento eficaz no desenvolvimento do imaginário das crianças, que é tanto mais aguçado quanto maior for a descrição de personagens e ambientes. No entanto, nem sempre a criança conhece tais informações e outros elementos vêm possibilitar a construção de conceitos. A criança cega necessita ainda mais de um variado e acessível repertório ilustrativo durante a audição e de um contador que conheça sua realidade, seus processos e meios de aprendizagem. Esse trabalho foca o desenvolvimento do imaginário da criança cega e do seu processo de compreensão da realidade, reflete acerca de suas possibilidades e impedimentos e utiliza a contação de histórias como instrumento contributivo. Tendo como um de seus embasadores teóricos o Programa Etnomatemática, busca elucidar também a amplitude de influência e contribuição deste na Educação Inclusiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/66310.34115/basr.v2i7.663Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 7 (2018); 2438-2452Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 7 (2018); 2438-24522595-36212595-362110.34115/basr.v2i7reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/663/563Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilaronga, Rosane SouzaSousa, Olenêva Sanches2018-11-05T17:45:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/663Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-11-05T17:45:35Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child |
title |
A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child |
spellingShingle |
A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child Vilaronga, Rosane Souza Contação de história Educação inclusiva Ilustrações táteis Imaginário da criança cega Programa Etnomatemática. |
title_short |
A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child |
title_full |
A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child |
title_fullStr |
A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child |
title_full_unstemmed |
A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child |
title_sort |
A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child |
author |
Vilaronga, Rosane Souza |
author_facet |
Vilaronga, Rosane Souza Sousa, Olenêva Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Olenêva Sanches |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilaronga, Rosane Souza Sousa, Olenêva Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contação de história Educação inclusiva Ilustrações táteis Imaginário da criança cega Programa Etnomatemática. |
topic |
Contação de história Educação inclusiva Ilustrações táteis Imaginário da criança cega Programa Etnomatemática. |
description |
A contação de história constitui-se instrumento eficaz no desenvolvimento do imaginário das crianças, que é tanto mais aguçado quanto maior for a descrição de personagens e ambientes. No entanto, nem sempre a criança conhece tais informações e outros elementos vêm possibilitar a construção de conceitos. A criança cega necessita ainda mais de um variado e acessível repertório ilustrativo durante a audição e de um contador que conheça sua realidade, seus processos e meios de aprendizagem. Esse trabalho foca o desenvolvimento do imaginário da criança cega e do seu processo de compreensão da realidade, reflete acerca de suas possibilidades e impedimentos e utiliza a contação de histórias como instrumento contributivo. Tendo como um de seus embasadores teóricos o Programa Etnomatemática, busca elucidar também a amplitude de influência e contribuição deste na Educação Inclusiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/663 10.34115/basr.v2i7.663 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/663 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i7.663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/663/563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 7 (2018); 2438-2452 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 7 (2018); 2438-2452 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i7 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005053120512 |