A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilaronga, Rosane Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Olenêva Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/663
Resumo: A contação de história constitui-se instrumento eficaz no desenvolvimento do imaginário das crianças, que é tanto mais aguçado quanto maior for a descrição de personagens e ambientes. No entanto, nem sempre a criança conhece tais informações e outros elementos vêm possibilitar a construção de conceitos. A criança cega necessita ainda mais de um variado e acessível repertório ilustrativo durante a audição e de um contador que conheça sua realidade, seus processos e meios de aprendizagem. Esse trabalho foca o desenvolvimento do imaginário da criança cega e do seu processo de compreensão da realidade, reflete acerca de suas possibilidades e impedimentos e utiliza a contação de histórias como instrumento contributivo. Tendo como um de seus embasadores teóricos o Programa Etnomatemática, busca elucidar também a amplitude de influência e contribuição deste na Educação Inclusiva.
id BASR-0_256d9b22b4e80a1daff7d6e5e828cd57
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/663
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind childContação de históriaEducação inclusivaIlustrações táteisImaginário da criança cegaPrograma Etnomatemática.A contação de história constitui-se instrumento eficaz no desenvolvimento do imaginário das crianças, que é tanto mais aguçado quanto maior for a descrição de personagens e ambientes. No entanto, nem sempre a criança conhece tais informações e outros elementos vêm possibilitar a construção de conceitos. A criança cega necessita ainda mais de um variado e acessível repertório ilustrativo durante a audição e de um contador que conheça sua realidade, seus processos e meios de aprendizagem. Esse trabalho foca o desenvolvimento do imaginário da criança cega e do seu processo de compreensão da realidade, reflete acerca de suas possibilidades e impedimentos e utiliza a contação de histórias como instrumento contributivo. Tendo como um de seus embasadores teóricos o Programa Etnomatemática, busca elucidar também a amplitude de influência e contribuição deste na Educação Inclusiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/66310.34115/basr.v2i7.663Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 7 (2018); 2438-2452Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 7 (2018); 2438-24522595-36212595-362110.34115/basr.v2i7reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/663/563Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilaronga, Rosane SouzaSousa, Olenêva Sanches2018-11-05T17:45:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/663Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-11-05T17:45:35Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child
title A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child
spellingShingle A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child
Vilaronga, Rosane Souza
Contação de história
Educação inclusiva
Ilustrações táteis
Imaginário da criança cega
Programa Etnomatemática.
title_short A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child
title_full A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child
title_fullStr A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child
title_full_unstemmed A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child
title_sort A ilustração tátil na contação de história: o programa etnomatemática e o imaginário da criança cega / The tactile illustration in storytelling: the program ethnomathematics and the imaginary of the blind child
author Vilaronga, Rosane Souza
author_facet Vilaronga, Rosane Souza
Sousa, Olenêva Sanches
author_role author
author2 Sousa, Olenêva Sanches
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilaronga, Rosane Souza
Sousa, Olenêva Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Contação de história
Educação inclusiva
Ilustrações táteis
Imaginário da criança cega
Programa Etnomatemática.
topic Contação de história
Educação inclusiva
Ilustrações táteis
Imaginário da criança cega
Programa Etnomatemática.
description A contação de história constitui-se instrumento eficaz no desenvolvimento do imaginário das crianças, que é tanto mais aguçado quanto maior for a descrição de personagens e ambientes. No entanto, nem sempre a criança conhece tais informações e outros elementos vêm possibilitar a construção de conceitos. A criança cega necessita ainda mais de um variado e acessível repertório ilustrativo durante a audição e de um contador que conheça sua realidade, seus processos e meios de aprendizagem. Esse trabalho foca o desenvolvimento do imaginário da criança cega e do seu processo de compreensão da realidade, reflete acerca de suas possibilidades e impedimentos e utiliza a contação de histórias como instrumento contributivo. Tendo como um de seus embasadores teóricos o Programa Etnomatemática, busca elucidar também a amplitude de influência e contribuição deste na Educação Inclusiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/663
10.34115/basr.v2i7.663
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/663
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i7.663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/663/563
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 7 (2018); 2438-2452
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 7 (2018); 2438-2452
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i7
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005053120512