Leitura e compreensão de imagens táteis por cegos congênitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERAS, Daniele Siqueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000q4d8
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39052
Resumo: Viver em um mundo de vastos componentes visuais em meio a imagens produzidas e compartilhadas de forma contínua e dinâmica, e, além disso, realizar a leitura dessas imagens se tornou essencial na contemporaneidade. No caso das pessoas cegas, ler imagens é ter acesso ao mundo imagético através de outros caminhos, em se tratando dessa pesquisa, o acesso através do tato, realizando um caminho diferente da leitura de imagens, para além do esperado. Este trabalho se propôs a apreender como cegos congênitos compreendem imagens a partir de recursos táteis. Para alcançar este objetivo, aporta-se na perspectiva histórico-cultural de Lev Vigotski e nos Fundamentos da Defectologia do mesmo autor para discutir o desenvolvimento da pessoa cega. Participaram da pesquisa dois cegos congênitos, estudantes da rede pública, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, correspondente aos anos finais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico caracterizou-se pela realização de entrevistas individuais e sessões de leitura. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cada sujeito: uma entrevista inicial, outra após a leitura de cada material adaptado e uma entrevista final. As sessões de leitura foram realizadas com um total de três imagens adaptadas com recursos táteis – o Material Adaptado 1 com a imagem em relevo, o Material Adaptado 2 com a imagem em 3D e o Material Adaptado 3, com a imagem em pontilhado. Como base para a produção dos materiais adaptados e escolha das imagens, foram realizadas pesquisas nos livros didáticos usados pelos alunos nos anos/séries equivalentes, com foco no livro de Ciências, presumindo-se de que é uma disciplina predominantemente imagética. Tanto as sessões individuais de leitura como as entrevistas foram videogravadas e transcritas a posteriori. Como proposta de análise de dados, foi utilizada a perspectiva de Núcleos de Significação (Aguiar, Ozella; 2006; 2010; 2015), baseada na teoria de Vigotski, para as entrevistas com os participantes, e para a análise das leituras de imagens adaptadas, foram utilizadas as categorias teóricas sobre a leitura de imagens baseadas nas teorias de Jolly (2007) e Santaella (2012). Os achados apontam para a influência da história do sujeito como leitor e de seu conhecimento prévio sobre a compreensão das imagens táteis nos momentos de leitura, bem como as experiências anteriores com adaptações táteis. O Material Adaptado 3, em pontilhado, foi aquele que os sujeitos apontaram como o que proporciona melhor leitura, enquanto o Material Adaptado 1, em alto relevo, foi identificado como o mais difícil de realizar a leitura através do tato e de compreender os elementos presentes na adaptação. Além disso, é nítida a influência da experiência com a leitura textual, o caminho que se percorre ao ler o texto coincide também ao realizar a leitura da imagem em alguns momentos, como por exemplo: a leitura dos materiais adaptados sendo realizada da esquerda para direita, à procura de elementos chaves para a compreensão da leitura e guias para a exploração das outras partes da imagem, como seria no texto escrito. Com isso, entende-se a importância do acesso à imagem pela pessoa cega por diferentes formas de adaptações táteis, uma vez que, como identificado neste estudo, o material que os sujeitos apresentam mais facilidade é o que é mais apresentado na escola, ou seja, como afirma Vigotski, o cego amplia a sua capacidade de leitura quando tem mais experiência. Portanto, é importante a estimulação da leitura de imagens e da percepção tátil desde os primeiros anos de vida, perpassando pelos anos escolares, não apenas por meio de adaptações artesanais, mas através de caminhos alternativos que permitem (re) pensar sobre novas possibilidades de acesso ao conteúdo imagético.
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spelling VERAS, Daniele Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/1016716364690990http://lattes.cnpq.br/9445170519526710FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde2021-01-12T19:57:31Z2021-01-12T19:57:31Z2020-09-25VERAS, Daniele Siqueira. Leitura e compreensão de imagens táteis por cegos congênitos. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39052ark:/64986/001300000q4d8Viver em um mundo de vastos componentes visuais em meio a imagens produzidas e compartilhadas de forma contínua e dinâmica, e, além disso, realizar a leitura dessas imagens se tornou essencial na contemporaneidade. No caso das pessoas cegas, ler imagens é ter acesso ao mundo imagético através de outros caminhos, em se tratando dessa pesquisa, o acesso através do tato, realizando um caminho diferente da leitura de imagens, para além do esperado. Este trabalho se propôs a apreender como cegos congênitos compreendem imagens a partir de recursos táteis. Para alcançar este objetivo, aporta-se na perspectiva histórico-cultural de Lev Vigotski e nos Fundamentos da Defectologia do mesmo autor para discutir o desenvolvimento da pessoa cega. Participaram da pesquisa dois cegos congênitos, estudantes da rede pública, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, correspondente aos anos finais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico caracterizou-se pela realização de entrevistas individuais e sessões de leitura. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cada sujeito: uma entrevista inicial, outra após a leitura de cada material adaptado e uma entrevista final. As sessões de leitura foram realizadas com um total de três imagens adaptadas com recursos táteis – o Material Adaptado 1 com a imagem em relevo, o Material Adaptado 2 com a imagem em 3D e o Material Adaptado 3, com a imagem em pontilhado. Como base para a produção dos materiais adaptados e escolha das imagens, foram realizadas pesquisas nos livros didáticos usados pelos alunos nos anos/séries equivalentes, com foco no livro de Ciências, presumindo-se de que é uma disciplina predominantemente imagética. Tanto as sessões individuais de leitura como as entrevistas foram videogravadas e transcritas a posteriori. Como proposta de análise de dados, foi utilizada a perspectiva de Núcleos de Significação (Aguiar, Ozella; 2006; 2010; 2015), baseada na teoria de Vigotski, para as entrevistas com os participantes, e para a análise das leituras de imagens adaptadas, foram utilizadas as categorias teóricas sobre a leitura de imagens baseadas nas teorias de Jolly (2007) e Santaella (2012). Os achados apontam para a influência da história do sujeito como leitor e de seu conhecimento prévio sobre a compreensão das imagens táteis nos momentos de leitura, bem como as experiências anteriores com adaptações táteis. O Material Adaptado 3, em pontilhado, foi aquele que os sujeitos apontaram como o que proporciona melhor leitura, enquanto o Material Adaptado 1, em alto relevo, foi identificado como o mais difícil de realizar a leitura através do tato e de compreender os elementos presentes na adaptação. Além disso, é nítida a influência da experiência com a leitura textual, o caminho que se percorre ao ler o texto coincide também ao realizar a leitura da imagem em alguns momentos, como por exemplo: a leitura dos materiais adaptados sendo realizada da esquerda para direita, à procura de elementos chaves para a compreensão da leitura e guias para a exploração das outras partes da imagem, como seria no texto escrito. Com isso, entende-se a importância do acesso à imagem pela pessoa cega por diferentes formas de adaptações táteis, uma vez que, como identificado neste estudo, o material que os sujeitos apresentam mais facilidade é o que é mais apresentado na escola, ou seja, como afirma Vigotski, o cego amplia a sua capacidade de leitura quando tem mais experiência. Portanto, é importante a estimulação da leitura de imagens e da percepção tátil desde os primeiros anos de vida, perpassando pelos anos escolares, não apenas por meio de adaptações artesanais, mas através de caminhos alternativos que permitem (re) pensar sobre novas possibilidades de acesso ao conteúdo imagético.Living in a world of vast visual components amid images produced and shared continuously and dynamically, and, in addition, reading these images has become essential in contemporary times. In the case of blind people, reading images means having access to the imagetic world through other paths, in the case of this research, the access through touch, taking a different path from reading images, beyond what is expected. This work aimed to learn how congenital blind people understand images from tactile resources. To achieve this goal, it is based on Lev Vigotski's historical-cultural perspective and The Fundamentals of Defectology of the same author to discuss the development of the blind person. Two congenitally blind students from the Youth and Adult Education modality in public schools, corresponding to the final years of Elementary School, participated in the research. The methodological path was characterized by individual interviews and reading sessions. Semi-structured interviews were conducted with each subject: an initial interview, another after reading each adapted material, and a final interview. The reading sessions were carried out with a total of three images adapted with tactile resources - Adapted Material I, with embossed image; Adapted Material II, with 3D image; and Adapted Material III, with dotted image. As a basis for the production of adapted materials and choice of images, researches were carried out on the textbooks used by the students in the equivalent years/series, with a focus on the Science book, assuming that it is a predominantly imagery discipline. Both the individual reading sessions and the interviews were video recorded and transcribed posteriori. As a proposal for data analysis, the Nuclei of Meaning perspective (Aguiar, Ozella; 2006; 2010; 2015) was used, based on Vigotski's theory, for interviews with participants, and for the analysis of adapted image readings, theoretical categories on image reading were used based on the theories of Jolly (2007) and Santaella (2012). The findings point out the influence of the subject's history as a reader and his previous knowledge on the understanding of tactile images in the moments of reading, as well as previous experiences with tactile adaptations. The Adapted Material III, in stippling, which was that the subjects pointed out as the one that provides the best reading, while the Adapted Material I, embossed images, was identified as the most difficult to perform the reading through touch and to understand the elements present in the adaptation. In addition, the influence of experience with textual reading is clear, the path taken when reading the text also coincides when reading the image in some moments, such as: the reading of adapted materials being carried out from left to right, looking for key elements for the understanding of reading and the guides for exploring other parts of the image, as it would be in the written text. With this, it is understood the importance of access to the image by the blind person through different forms of tactile adaptations, since, as identified in this study, the material that the subjects present more easiness is the one that is most presented at school, that is, as Vigotski says, blind people expand their reading ability when they have more experience. Therefore, it is important to stimulate image reading and tactile perception since the first years of life, going through school years, not only through artisanal adaptations, but through alternative paths that allow (re)thinking about new possibilities of access to imagery content.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia CognitivaCegosLeituraCompreensãoImagens táteisLeitura e compreensão de imagens táteis por cegos congênitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Daniele Siqueira Veras.pdfTESE Daniele Siqueira Veras.pdfapplication/pdf1438453https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39052/1/TESE%20Daniele%20Siqueira%20Veras.pdfb8caebb7bd235ccfada403fca3ac4081MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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