Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1357 |
Resumo: | Este texto analisa o trabalho realizado por um grupo de professores e professoras da educação básica, da cidade de Marabá (PA), que ministram aulas de ciências naturais para alunos com deficiência da rede pública municipal e estadual de ensino. Para a sua construção, além das fontes bibliográficas, foram de fundamentais importância os relatos orais propiciados por meio da metodologia da história oral quando foi possível entrevistar individualmente e em grupoalguns dessesprofessores e professoras de ciências naturais da educação básica. Procurou-se trazer à baila as práticas desses educadores e educadoras em salas de aulas, os desafios vivenciados cotidianamente nas escolas, os problemas de infraestruturas e de equipamentos no exercício da profissão, além dos desafios enfrentados para colocar em prática o que preconiza a legislação brasileira a respeito da educação inclusiva, sobretudo na perspectiva dos direitos humanos. |
id |
BASR-0_2955fdc321a60352bbc3e6cddce01280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1357 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA)MemóriaEducação InclusivaPrática docente.Este texto analisa o trabalho realizado por um grupo de professores e professoras da educação básica, da cidade de Marabá (PA), que ministram aulas de ciências naturais para alunos com deficiência da rede pública municipal e estadual de ensino. Para a sua construção, além das fontes bibliográficas, foram de fundamentais importância os relatos orais propiciados por meio da metodologia da história oral quando foi possível entrevistar individualmente e em grupoalguns dessesprofessores e professoras de ciências naturais da educação básica. Procurou-se trazer à baila as práticas desses educadores e educadoras em salas de aulas, os desafios vivenciados cotidianamente nas escolas, os problemas de infraestruturas e de equipamentos no exercício da profissão, além dos desafios enfrentados para colocar em prática o que preconiza a legislação brasileira a respeito da educação inclusiva, sobretudo na perspectiva dos direitos humanos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/135710.34115/basr.v3i2.1357Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 1304-1314Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 1304-13142595-36212595-362110.34115/basr.v3i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1357/1232Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Airton dos ReisPereira, Mírian RosaApinagés, Marinalda Gomes2019-06-04T13:54:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1357Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-06-04T13:54:47Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA) |
title |
Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA) |
spellingShingle |
Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA) Pereira, Airton dos Reis Memória Educação Inclusiva Prática docente. |
title_short |
Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA) |
title_full |
Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA) |
title_fullStr |
Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA) |
title_full_unstemmed |
Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA) |
title_sort |
Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA) |
author |
Pereira, Airton dos Reis |
author_facet |
Pereira, Airton dos Reis Pereira, Mírian Rosa Apinagés, Marinalda Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Mírian Rosa Apinagés, Marinalda Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Airton dos Reis Pereira, Mírian Rosa Apinagés, Marinalda Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Educação Inclusiva Prática docente. |
topic |
Memória Educação Inclusiva Prática docente. |
description |
Este texto analisa o trabalho realizado por um grupo de professores e professoras da educação básica, da cidade de Marabá (PA), que ministram aulas de ciências naturais para alunos com deficiência da rede pública municipal e estadual de ensino. Para a sua construção, além das fontes bibliográficas, foram de fundamentais importância os relatos orais propiciados por meio da metodologia da história oral quando foi possível entrevistar individualmente e em grupoalguns dessesprofessores e professoras de ciências naturais da educação básica. Procurou-se trazer à baila as práticas desses educadores e educadoras em salas de aulas, os desafios vivenciados cotidianamente nas escolas, os problemas de infraestruturas e de equipamentos no exercício da profissão, além dos desafios enfrentados para colocar em prática o que preconiza a legislação brasileira a respeito da educação inclusiva, sobretudo na perspectiva dos direitos humanos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1357 10.34115/basr.v3i2.1357 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1357 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v3i2.1357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1357/1232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 1304-1314 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 1304-1314 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i2 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005582651392 |