Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Airton dos Reis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Mírian Rosa, Apinagés, Marinalda Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1357
Resumo: Este texto analisa o trabalho realizado por um grupo de professores e professoras da educação básica, da cidade de Marabá (PA), que ministram aulas de ciências naturais para alunos com deficiência da rede pública municipal e estadual de ensino. Para a sua construção, além das fontes bibliográficas, foram de fundamentais importância os relatos orais propiciados por meio da metodologia da história oral quando foi possível entrevistar individualmente e em grupoalguns dessesprofessores e professoras de ciências naturais da educação básica. Procurou-se trazer à baila as práticas desses educadores e educadoras em salas de aulas, os desafios vivenciados cotidianamente nas escolas, os problemas de infraestruturas e de equipamentos no exercício da profissão, além dos desafios enfrentados para colocar em prática o que preconiza a legislação brasileira a respeito da educação inclusiva, sobretudo na perspectiva dos direitos humanos.
id BASR-0_2955fdc321a60352bbc3e6cddce01280
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1357
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA)MemóriaEducação InclusivaPrática docente.Este texto analisa o trabalho realizado por um grupo de professores e professoras da educação básica, da cidade de Marabá (PA), que ministram aulas de ciências naturais para alunos com deficiência da rede pública municipal e estadual de ensino. Para a sua construção, além das fontes bibliográficas, foram de fundamentais importância os relatos orais propiciados por meio da metodologia da história oral quando foi possível entrevistar individualmente e em grupoalguns dessesprofessores e professoras de ciências naturais da educação básica. Procurou-se trazer à baila as práticas desses educadores e educadoras em salas de aulas, os desafios vivenciados cotidianamente nas escolas, os problemas de infraestruturas e de equipamentos no exercício da profissão, além dos desafios enfrentados para colocar em prática o que preconiza a legislação brasileira a respeito da educação inclusiva, sobretudo na perspectiva dos direitos humanos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/135710.34115/basr.v3i2.1357Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 1304-1314Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 1304-13142595-36212595-362110.34115/basr.v3i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1357/1232Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Airton dos ReisPereira, Mírian RosaApinagés, Marinalda Gomes2019-06-04T13:54:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1357Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-06-04T13:54:47Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA)
title Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA)
spellingShingle Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA)
Pereira, Airton dos Reis
Memória
Educação Inclusiva
Prática docente.
title_short Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA)
title_full Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA)
title_fullStr Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA)
title_full_unstemmed Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA)
title_sort Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá(PA) / Memory and inclusive education: the practice of a group of natural science teachers working with disabled students, city of Marabá(PA)
author Pereira, Airton dos Reis
author_facet Pereira, Airton dos Reis
Pereira, Mírian Rosa
Apinagés, Marinalda Gomes
author_role author
author2 Pereira, Mírian Rosa
Apinagés, Marinalda Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Airton dos Reis
Pereira, Mírian Rosa
Apinagés, Marinalda Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Educação Inclusiva
Prática docente.
topic Memória
Educação Inclusiva
Prática docente.
description Este texto analisa o trabalho realizado por um grupo de professores e professoras da educação básica, da cidade de Marabá (PA), que ministram aulas de ciências naturais para alunos com deficiência da rede pública municipal e estadual de ensino. Para a sua construção, além das fontes bibliográficas, foram de fundamentais importância os relatos orais propiciados por meio da metodologia da história oral quando foi possível entrevistar individualmente e em grupoalguns dessesprofessores e professoras de ciências naturais da educação básica. Procurou-se trazer à baila as práticas desses educadores e educadoras em salas de aulas, os desafios vivenciados cotidianamente nas escolas, os problemas de infraestruturas e de equipamentos no exercício da profissão, além dos desafios enfrentados para colocar em prática o que preconiza a legislação brasileira a respeito da educação inclusiva, sobretudo na perspectiva dos direitos humanos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1357
10.34115/basr.v3i2.1357
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1357
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i2.1357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1357/1232
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 1304-1314
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 1304-1314
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i2
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005582651392