A utilização de jogos como forma de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino médio noturno na cidade de Muzambinho-MG / The use of games as a way of teaching and learning to the middle school students in the city of Muzambinho-MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/507 |
Resumo: | O ensino de Biologia atualmente exige um tratamento didático que direcione a atenção e o envolvimento do aluno. Portanto este texto tem como objetivo apresentar algumas considerações a partir de práticas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho, com alunos do ensino médio e EJA, na disciplina de Biologia, mais especificamente nos conteúdos relacionados com Zoologia. Com essa problemática fez-se o uso jogos que tinham como objetivo desenvolver uma forma diferenciada no tratamento dos conteúdos, sendo que o jogo em questão foi uma adaptação do jogo de tabuleiro conhecido como “Cara a cara” que é jogado em duplas e há a presença de um tabuleiro. Foi observado o interesse dos alunos, havendo uma competição e interação saudável entre eles, tendo assim uma troca de conhecimento. Desse modo o trabalho obteve um resultado satisfatório, principalmente na perspectiva de uma abordagem do ensino de biologia diferente do que comumente é feito. |
id |
BASR-0_2a8af2c1db305fa4fe4315c576585d64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/507 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de jogos como forma de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino médio noturno na cidade de Muzambinho-MG / The use of games as a way of teaching and learning to the middle school students in the city of Muzambinho-MGJogosAnimais em ExtinçãoBioindicador.O ensino de Biologia atualmente exige um tratamento didático que direcione a atenção e o envolvimento do aluno. Portanto este texto tem como objetivo apresentar algumas considerações a partir de práticas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho, com alunos do ensino médio e EJA, na disciplina de Biologia, mais especificamente nos conteúdos relacionados com Zoologia. Com essa problemática fez-se o uso jogos que tinham como objetivo desenvolver uma forma diferenciada no tratamento dos conteúdos, sendo que o jogo em questão foi uma adaptação do jogo de tabuleiro conhecido como “Cara a cara” que é jogado em duplas e há a presença de um tabuleiro. Foi observado o interesse dos alunos, havendo uma competição e interação saudável entre eles, tendo assim uma troca de conhecimento. Desse modo o trabalho obteve um resultado satisfatório, principalmente na perspectiva de uma abordagem do ensino de biologia diferente do que comumente é feito. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/50710.34115/basr.v2i4.507Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1214-1218Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1214-12182595-36212595-362110.34115/basr.v2i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/507/438Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessHonório, Amanda PereiraPetucco, Nádia BentoSousa, Larissa Batista deBarbosa, Laís2018-10-01T22:38:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/507Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-01T22:38:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de jogos como forma de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino médio noturno na cidade de Muzambinho-MG / The use of games as a way of teaching and learning to the middle school students in the city of Muzambinho-MG |
title |
A utilização de jogos como forma de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino médio noturno na cidade de Muzambinho-MG / The use of games as a way of teaching and learning to the middle school students in the city of Muzambinho-MG |
spellingShingle |
A utilização de jogos como forma de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino médio noturno na cidade de Muzambinho-MG / The use of games as a way of teaching and learning to the middle school students in the city of Muzambinho-MG Honório, Amanda Pereira Jogos Animais em Extinção Bioindicador. |
title_short |
A utilização de jogos como forma de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino médio noturno na cidade de Muzambinho-MG / The use of games as a way of teaching and learning to the middle school students in the city of Muzambinho-MG |
title_full |
A utilização de jogos como forma de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino médio noturno na cidade de Muzambinho-MG / The use of games as a way of teaching and learning to the middle school students in the city of Muzambinho-MG |
title_fullStr |
A utilização de jogos como forma de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino médio noturno na cidade de Muzambinho-MG / The use of games as a way of teaching and learning to the middle school students in the city of Muzambinho-MG |
title_full_unstemmed |
A utilização de jogos como forma de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino médio noturno na cidade de Muzambinho-MG / The use of games as a way of teaching and learning to the middle school students in the city of Muzambinho-MG |
title_sort |
A utilização de jogos como forma de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino médio noturno na cidade de Muzambinho-MG / The use of games as a way of teaching and learning to the middle school students in the city of Muzambinho-MG |
author |
Honório, Amanda Pereira |
author_facet |
Honório, Amanda Pereira Petucco, Nádia Bento Sousa, Larissa Batista de Barbosa, Laís |
author_role |
author |
author2 |
Petucco, Nádia Bento Sousa, Larissa Batista de Barbosa, Laís |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Honório, Amanda Pereira Petucco, Nádia Bento Sousa, Larissa Batista de Barbosa, Laís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Animais em Extinção Bioindicador. |
topic |
Jogos Animais em Extinção Bioindicador. |
description |
O ensino de Biologia atualmente exige um tratamento didático que direcione a atenção e o envolvimento do aluno. Portanto este texto tem como objetivo apresentar algumas considerações a partir de práticas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho, com alunos do ensino médio e EJA, na disciplina de Biologia, mais especificamente nos conteúdos relacionados com Zoologia. Com essa problemática fez-se o uso jogos que tinham como objetivo desenvolver uma forma diferenciada no tratamento dos conteúdos, sendo que o jogo em questão foi uma adaptação do jogo de tabuleiro conhecido como “Cara a cara” que é jogado em duplas e há a presença de um tabuleiro. Foi observado o interesse dos alunos, havendo uma competição e interação saudável entre eles, tendo assim uma troca de conhecimento. Desse modo o trabalho obteve um resultado satisfatório, principalmente na perspectiva de uma abordagem do ensino de biologia diferente do que comumente é feito. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/507 10.34115/basr.v2i4.507 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/507 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i4.507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/507/438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1214-1218 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1214-1218 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i4 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004528832512 |