As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/772 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar as ideias de estudantes do ensino fundamental II sobre a ocorrência das fases da Lua, bem como cotejá-las com a construção de uma relação de perspectivas. Para isso, participaram 20 alunos, matriculados no 8º ano de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: o primeiro, uma entrevista clínico-crítica que questionou os estudantes sobre os motivos das fases lunares; o segundo, uma prova operatória piagetiana que avalia o relacionamento de perspectivas espaciais. As respostas à entrevista foram consideradas quanto ao seu conteúdo e, a partir disso, categorias foram criadas. Já a prova operatória foi analisada conforme os protocolos piagetianos. Em acréscimo à análise qualitativa, empreendeu-se um teste estatístico em busca de correlações entre a resposta da entrevista e o estádio obtido na prova operatória. Percebeu-se que os estudantes, em grande parte, não sabem explicar o fenômeno ou quando o fazem, apropriam-se de explicações superficiais, pouco próximas das científicas. Em relação às condutas na prova, de modo geral, os participantes pensam as relações de perspectiva por meio de instrumentos cognitivos do estádio operatório concreto. Assim, não foi encontrada uma correlação positiva entre as variáveis pesquisadas, o que implica afirmar que os estudantes têm condições cognitivas de pensar sobre os elementos envolvidos na compreensão das fases da Lua, mas quando precisam coordená-los, como no caso da explicação científica, não o fazem. |
id |
BASR-0_3becd94431144463defa50bf9155c1c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/772 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian studyFases da Lua. Construção de perspectiva. Jean PiagetEste artigo tem por objetivo apresentar as ideias de estudantes do ensino fundamental II sobre a ocorrência das fases da Lua, bem como cotejá-las com a construção de uma relação de perspectivas. Para isso, participaram 20 alunos, matriculados no 8º ano de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: o primeiro, uma entrevista clínico-crítica que questionou os estudantes sobre os motivos das fases lunares; o segundo, uma prova operatória piagetiana que avalia o relacionamento de perspectivas espaciais. As respostas à entrevista foram consideradas quanto ao seu conteúdo e, a partir disso, categorias foram criadas. Já a prova operatória foi analisada conforme os protocolos piagetianos. Em acréscimo à análise qualitativa, empreendeu-se um teste estatístico em busca de correlações entre a resposta da entrevista e o estádio obtido na prova operatória. Percebeu-se que os estudantes, em grande parte, não sabem explicar o fenômeno ou quando o fazem, apropriam-se de explicações superficiais, pouco próximas das científicas. Em relação às condutas na prova, de modo geral, os participantes pensam as relações de perspectiva por meio de instrumentos cognitivos do estádio operatório concreto. Assim, não foi encontrada uma correlação positiva entre as variáveis pesquisadas, o que implica afirmar que os estudantes têm condições cognitivas de pensar sobre os elementos envolvidos na compreensão das fases da Lua, mas quando precisam coordená-los, como no caso da explicação científica, não o fazem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/77210.34115/basr.v3i1.772Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 349-369Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 349-3692595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/772/659Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMano, Amanda de Mattos PereiraSaravali, Eliane Giachetto2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/772Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study |
title |
As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study |
spellingShingle |
As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study Mano, Amanda de Mattos Pereira Fases da Lua. Construção de perspectiva. Jean Piaget |
title_short |
As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study |
title_full |
As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study |
title_fullStr |
As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study |
title_full_unstemmed |
As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study |
title_sort |
As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study |
author |
Mano, Amanda de Mattos Pereira |
author_facet |
Mano, Amanda de Mattos Pereira Saravali, Eliane Giachetto |
author_role |
author |
author2 |
Saravali, Eliane Giachetto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mano, Amanda de Mattos Pereira Saravali, Eliane Giachetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fases da Lua. Construção de perspectiva. Jean Piaget |
topic |
Fases da Lua. Construção de perspectiva. Jean Piaget |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar as ideias de estudantes do ensino fundamental II sobre a ocorrência das fases da Lua, bem como cotejá-las com a construção de uma relação de perspectivas. Para isso, participaram 20 alunos, matriculados no 8º ano de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: o primeiro, uma entrevista clínico-crítica que questionou os estudantes sobre os motivos das fases lunares; o segundo, uma prova operatória piagetiana que avalia o relacionamento de perspectivas espaciais. As respostas à entrevista foram consideradas quanto ao seu conteúdo e, a partir disso, categorias foram criadas. Já a prova operatória foi analisada conforme os protocolos piagetianos. Em acréscimo à análise qualitativa, empreendeu-se um teste estatístico em busca de correlações entre a resposta da entrevista e o estádio obtido na prova operatória. Percebeu-se que os estudantes, em grande parte, não sabem explicar o fenômeno ou quando o fazem, apropriam-se de explicações superficiais, pouco próximas das científicas. Em relação às condutas na prova, de modo geral, os participantes pensam as relações de perspectiva por meio de instrumentos cognitivos do estádio operatório concreto. Assim, não foi encontrada uma correlação positiva entre as variáveis pesquisadas, o que implica afirmar que os estudantes têm condições cognitivas de pensar sobre os elementos envolvidos na compreensão das fases da Lua, mas quando precisam coordená-los, como no caso da explicação científica, não o fazem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/772 10.34115/basr.v3i1.772 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/772 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v3i1.772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/772/659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 349-369 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 349-369 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i1 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005111840768 |