As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mano, Amanda de Mattos Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Saravali, Eliane Giachetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/772
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar as ideias de estudantes do ensino fundamental II sobre a ocorrência das fases da Lua, bem como cotejá-las com a construção de uma relação de perspectivas. Para isso, participaram 20 alunos, matriculados no 8º ano de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: o primeiro, uma entrevista clínico-crítica que questionou os estudantes sobre os motivos das fases lunares; o segundo, uma prova operatória piagetiana que avalia o relacionamento de perspectivas espaciais. As respostas à entrevista foram consideradas quanto ao seu conteúdo e, a partir disso, categorias foram criadas. Já a prova operatória foi analisada conforme os protocolos piagetianos. Em acréscimo à análise qualitativa, empreendeu-se um teste estatístico em busca de correlações entre a resposta da entrevista e o estádio obtido na prova operatória. Percebeu-se que os estudantes, em grande parte, não sabem explicar o fenômeno ou quando o fazem, apropriam-se de explicações superficiais, pouco próximas das científicas. Em relação às condutas na prova, de modo geral, os participantes pensam as relações de perspectiva por meio de instrumentos cognitivos do estádio operatório concreto. Assim, não foi encontrada uma correlação positiva entre as variáveis pesquisadas, o que implica afirmar que os estudantes têm condições cognitivas de pensar sobre os elementos envolvidos na compreensão das fases da Lua, mas quando precisam coordená-los, como no caso da explicação científica, não o fazem.
id BASR-0_3becd94431144463defa50bf9155c1c1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/772
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian studyFases da Lua. Construção de perspectiva. Jean PiagetEste artigo tem por objetivo apresentar as ideias de estudantes do ensino fundamental II sobre a ocorrência das fases da Lua, bem como cotejá-las com a construção de uma relação de perspectivas. Para isso, participaram 20 alunos, matriculados no 8º ano de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: o primeiro, uma entrevista clínico-crítica que questionou os estudantes sobre os motivos das fases lunares; o segundo, uma prova operatória piagetiana que avalia o relacionamento de perspectivas espaciais. As respostas à entrevista foram consideradas quanto ao seu conteúdo e, a partir disso, categorias foram criadas. Já a prova operatória foi analisada conforme os protocolos piagetianos. Em acréscimo à análise qualitativa, empreendeu-se um teste estatístico em busca de correlações entre a resposta da entrevista e o estádio obtido na prova operatória. Percebeu-se que os estudantes, em grande parte, não sabem explicar o fenômeno ou quando o fazem, apropriam-se de explicações superficiais, pouco próximas das científicas. Em relação às condutas na prova, de modo geral, os participantes pensam as relações de perspectiva por meio de instrumentos cognitivos do estádio operatório concreto. Assim, não foi encontrada uma correlação positiva entre as variáveis pesquisadas, o que implica afirmar que os estudantes têm condições cognitivas de pensar sobre os elementos envolvidos na compreensão das fases da Lua, mas quando precisam coordená-los, como no caso da explicação científica, não o fazem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/77210.34115/basr.v3i1.772Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 349-369Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 349-3692595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/772/659Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMano, Amanda de Mattos PereiraSaravali, Eliane Giachetto2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/772Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study
title As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study
spellingShingle As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study
Mano, Amanda de Mattos Pereira
Fases da Lua. Construção de perspectiva. Jean Piaget
title_short As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study
title_full As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study
title_fullStr As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study
title_full_unstemmed As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study
title_sort As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study
author Mano, Amanda de Mattos Pereira
author_facet Mano, Amanda de Mattos Pereira
Saravali, Eliane Giachetto
author_role author
author2 Saravali, Eliane Giachetto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mano, Amanda de Mattos Pereira
Saravali, Eliane Giachetto
dc.subject.por.fl_str_mv Fases da Lua. Construção de perspectiva. Jean Piaget
topic Fases da Lua. Construção de perspectiva. Jean Piaget
description Este artigo tem por objetivo apresentar as ideias de estudantes do ensino fundamental II sobre a ocorrência das fases da Lua, bem como cotejá-las com a construção de uma relação de perspectivas. Para isso, participaram 20 alunos, matriculados no 8º ano de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: o primeiro, uma entrevista clínico-crítica que questionou os estudantes sobre os motivos das fases lunares; o segundo, uma prova operatória piagetiana que avalia o relacionamento de perspectivas espaciais. As respostas à entrevista foram consideradas quanto ao seu conteúdo e, a partir disso, categorias foram criadas. Já a prova operatória foi analisada conforme os protocolos piagetianos. Em acréscimo à análise qualitativa, empreendeu-se um teste estatístico em busca de correlações entre a resposta da entrevista e o estádio obtido na prova operatória. Percebeu-se que os estudantes, em grande parte, não sabem explicar o fenômeno ou quando o fazem, apropriam-se de explicações superficiais, pouco próximas das científicas. Em relação às condutas na prova, de modo geral, os participantes pensam as relações de perspectiva por meio de instrumentos cognitivos do estádio operatório concreto. Assim, não foi encontrada uma correlação positiva entre as variáveis pesquisadas, o que implica afirmar que os estudantes têm condições cognitivas de pensar sobre os elementos envolvidos na compreensão das fases da Lua, mas quando precisam coordená-los, como no caso da explicação científica, não o fazem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/772
10.34115/basr.v3i1.772
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/772
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i1.772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/772/659
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 349-369
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 349-369
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005111840768