Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro / An inferential analysis of the impact of the number of waiting lines in a loading yard on the iron ore train cycle
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/630 |
Resumo: | O caráter restritivo da movimentação dos trens na via férrea constitui um grande desafio ao planejamento da capacidade de transporte ferroviário. Nesse contexto, os terminais ferroviários apresentam-se comumente como gargalo da operação ferroviária. Este trabalho apresenta uma análise estatística dos resultados obtidos a partir da simulação de um modelo de movimentação de trens da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), previamente concebido e validado. Por meio de uma Análise de Variância (ANOVA) realizada no software estatístico Minitab® foi possível investigar a influência do número de linhas auxiliares de espera em um terminal de carregamento de trens de minério de ferro no tempo de ciclo médio destes trens. O presente estudo demonstrou que certos incrementos na oferta de linhas auxiliares no terminal de carregamento podem promover melhorias estatisticamente significativas no tempo de ciclo médio dos trens. |
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Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro / An inferential analysis of the impact of the number of waiting lines in a loading yard on the iron ore train cycleOperação FerroviáriaAnálise de VariânciaTestes de Hipóteses.O caráter restritivo da movimentação dos trens na via férrea constitui um grande desafio ao planejamento da capacidade de transporte ferroviário. Nesse contexto, os terminais ferroviários apresentam-se comumente como gargalo da operação ferroviária. Este trabalho apresenta uma análise estatística dos resultados obtidos a partir da simulação de um modelo de movimentação de trens da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), previamente concebido e validado. Por meio de uma Análise de Variância (ANOVA) realizada no software estatístico Minitab® foi possível investigar a influência do número de linhas auxiliares de espera em um terminal de carregamento de trens de minério de ferro no tempo de ciclo médio destes trens. O presente estudo demonstrou que certos incrementos na oferta de linhas auxiliares no terminal de carregamento podem promover melhorias estatisticamente significativas no tempo de ciclo médio dos trens.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/63010.34115/basr.v2i6.630Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 6 (2018); 2189-2204Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 6 (2018); 2189-22042595-36212595-362110.34115/basr.v2i6reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/630/530Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedreira Júnior, Jorge UbirajaraMelo, Marcello Calado Vieira de2018-10-29T20:56:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/630Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-29T20:56:06Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
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