As políticas desestatizantes da malha ferroviária no governo fernando henrique cardoso e o seu impacto na competitividade do modal ferroviário brasileiro no cenário internacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19235 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do modal ferroviário de transporte e como uma matriz de transportes mais equilibrada é positiva para um melhor desempenho do escoamento da produção interna, através do entendimento de como se deu o desenvolvimento da malha ferroviária brasileira, desde o seu início com o Barão de Mauá no século XIX, passando pelo momento de sucateamento dela durante o século XX, até a mudança de paradigma ocorrida nos anos 1990, sendo ela as privatizações realizadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso. Após analisado esse processo, seus desdobramentos e avaliando indicadores importantes que demonstrem a evolução ou queda na competitividade das linhas férreas brasileiras, pretende-se fazer uma comparação entre a malha ferroviária brasileira e a norte-americana e entender em quais aspectos a brasileira perde em relação à norte-americana e qual é a distância produtiva que o Brasil se encontra da maior malha ferroviária do planeta em extensão, a dos EUA. |
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As políticas desestatizantes da malha ferroviária no governo fernando henrique cardoso e o seu impacto na competitividade do modal ferroviário brasileiro no cenário internacionalMalha ferroviária brasileiraPrivatizaçõesIndicadores de desempenhoCompetitividadeMalha ferroviária dos EUAO presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do modal ferroviário de transporte e como uma matriz de transportes mais equilibrada é positiva para um melhor desempenho do escoamento da produção interna, através do entendimento de como se deu o desenvolvimento da malha ferroviária brasileira, desde o seu início com o Barão de Mauá no século XIX, passando pelo momento de sucateamento dela durante o século XX, até a mudança de paradigma ocorrida nos anos 1990, sendo ela as privatizações realizadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso. Após analisado esse processo, seus desdobramentos e avaliando indicadores importantes que demonstrem a evolução ou queda na competitividade das linhas férreas brasileiras, pretende-se fazer uma comparação entre a malha ferroviária brasileira e a norte-americana e entender em quais aspectos a brasileira perde em relação à norte-americana e qual é a distância produtiva que o Brasil se encontra da maior malha ferroviária do planeta em extensão, a dos EUA.Tendolini Oliveira de Melo, PatriciaStocco Buzzo, Rafael2021-12-15T22:28:32Z2021-12-15T22:28:32Z2021-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19235Unicuritiba - Campus Milton Vianna Filho / Curitiba, PRAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-05-13T19:36:23Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19235Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-05-13T19:36:23Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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