A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Thiago Henrique Almino
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Agostinho, Manuel Almeida, Melo, Pedro Antônio de, Vefago, Yuri Borba, Ferreira, Eliane Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/504
Resumo: O artigo tem o objetivo de discutir a pauta da regulação e os movimentos alinhados a estes aspectos a partir de uma comparação entre Brasil e Angola. As contribuições teóricas apresentam os principais conceitos e paradigmas da regulação, bem como suas conexões com a avaliação institucional nos países que são objetos de estudo. A partir de uma pesquisa bibliográfica, considerando a análise de conteúdo como técnica de coleta de dados, foi possível elencar os principais aspectos que são convergentes e divergentes no âmbito dos dois países, de maneira que seja possível estabelecer ações comparativas entre os ambientes estudados. As conclusões permitem identificar, entre outros aspectos, dissonâncias e convergências que são encontradas em contextos políticos e institucionais da avaliação institucional, em que a regulação é elemento norteador e transversal. 
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