A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
DOI: | 10.34115/basr.v2i4.504 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/504 |
Resumo: | O artigo tem o objetivo de discutir a pauta da regulação e os movimentos alinhados a estes aspectos a partir de uma comparação entre Brasil e Angola. As contribuições teóricas apresentam os principais conceitos e paradigmas da regulação, bem como suas conexões com a avaliação institucional nos países que são objetos de estudo. A partir de uma pesquisa bibliográfica, considerando a análise de conteúdo como técnica de coleta de dados, foi possível elencar os principais aspectos que são convergentes e divergentes no âmbito dos dois países, de maneira que seja possível estabelecer ações comparativas entre os ambientes estudados. As conclusões permitem identificar, entre outros aspectos, dissonâncias e convergências que são encontradas em contextos políticos e institucionais da avaliação institucional, em que a regulação é elemento norteador e transversal. |
id |
BASR-0_4a24cacac62bfcc51ec2782929d5a997 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/504 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
spelling |
A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and AngolaRegulação. Avaliação Institucional. Educação SuperiorO artigo tem o objetivo de discutir a pauta da regulação e os movimentos alinhados a estes aspectos a partir de uma comparação entre Brasil e Angola. As contribuições teóricas apresentam os principais conceitos e paradigmas da regulação, bem como suas conexões com a avaliação institucional nos países que são objetos de estudo. A partir de uma pesquisa bibliográfica, considerando a análise de conteúdo como técnica de coleta de dados, foi possível elencar os principais aspectos que são convergentes e divergentes no âmbito dos dois países, de maneira que seja possível estabelecer ações comparativas entre os ambientes estudados. As conclusões permitem identificar, entre outros aspectos, dissonâncias e convergências que são encontradas em contextos políticos e institucionais da avaliação institucional, em que a regulação é elemento norteador e transversal. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/50410.34115/basr.v2i4.504Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1170-1199Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1170-11992595-36212595-362110.34115/basr.v2i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/504/436Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Thiago Henrique AlminoAgostinho, Manuel AlmeidaMelo, Pedro Antônio deVefago, Yuri BorbaFerreira, Eliane Duarte2018-10-01T22:38:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/504Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-01T22:38:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola |
title |
A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola |
spellingShingle |
A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola Francisco, Thiago Henrique Almino Regulação. Avaliação Institucional. Educação Superior Francisco, Thiago Henrique Almino Regulação. Avaliação Institucional. Educação Superior |
title_short |
A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola |
title_full |
A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola |
title_fullStr |
A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola |
title_full_unstemmed |
A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola |
title_sort |
A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola |
author |
Francisco, Thiago Henrique Almino |
author_facet |
Francisco, Thiago Henrique Almino Francisco, Thiago Henrique Almino Agostinho, Manuel Almeida Melo, Pedro Antônio de Vefago, Yuri Borba Ferreira, Eliane Duarte Agostinho, Manuel Almeida Melo, Pedro Antônio de Vefago, Yuri Borba Ferreira, Eliane Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Agostinho, Manuel Almeida Melo, Pedro Antônio de Vefago, Yuri Borba Ferreira, Eliane Duarte |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Thiago Henrique Almino Agostinho, Manuel Almeida Melo, Pedro Antônio de Vefago, Yuri Borba Ferreira, Eliane Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Regulação. Avaliação Institucional. Educação Superior |
topic |
Regulação. Avaliação Institucional. Educação Superior |
description |
O artigo tem o objetivo de discutir a pauta da regulação e os movimentos alinhados a estes aspectos a partir de uma comparação entre Brasil e Angola. As contribuições teóricas apresentam os principais conceitos e paradigmas da regulação, bem como suas conexões com a avaliação institucional nos países que são objetos de estudo. A partir de uma pesquisa bibliográfica, considerando a análise de conteúdo como técnica de coleta de dados, foi possível elencar os principais aspectos que são convergentes e divergentes no âmbito dos dois países, de maneira que seja possível estabelecer ações comparativas entre os ambientes estudados. As conclusões permitem identificar, entre outros aspectos, dissonâncias e convergências que são encontradas em contextos políticos e institucionais da avaliação institucional, em que a regulação é elemento norteador e transversal. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/504 10.34115/basr.v2i4.504 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/504 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i4.504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/504/436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1170-1199 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1170-1199 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i4 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1822180310711795712 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34115/basr.v2i4.504 |