A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Thiago Henrique Almino
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Agostinho, Manuel Almeida, Melo, Pedro Antônio de, Vefago, Yuri Borba, Ferreira, Eliane Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
DOI: 10.34115/basr.v2i4.504
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/504
Resumo: O artigo tem o objetivo de discutir a pauta da regulação e os movimentos alinhados a estes aspectos a partir de uma comparação entre Brasil e Angola. As contribuições teóricas apresentam os principais conceitos e paradigmas da regulação, bem como suas conexões com a avaliação institucional nos países que são objetos de estudo. A partir de uma pesquisa bibliográfica, considerando a análise de conteúdo como técnica de coleta de dados, foi possível elencar os principais aspectos que são convergentes e divergentes no âmbito dos dois países, de maneira que seja possível estabelecer ações comparativas entre os ambientes estudados. As conclusões permitem identificar, entre outros aspectos, dissonâncias e convergências que são encontradas em contextos políticos e institucionais da avaliação institucional, em que a regulação é elemento norteador e transversal. 
id BASR-0_4a24cacac62bfcc51ec2782929d5a997
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/504
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
spelling A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and AngolaRegulação. Avaliação Institucional. Educação SuperiorO artigo tem o objetivo de discutir a pauta da regulação e os movimentos alinhados a estes aspectos a partir de uma comparação entre Brasil e Angola. As contribuições teóricas apresentam os principais conceitos e paradigmas da regulação, bem como suas conexões com a avaliação institucional nos países que são objetos de estudo. A partir de uma pesquisa bibliográfica, considerando a análise de conteúdo como técnica de coleta de dados, foi possível elencar os principais aspectos que são convergentes e divergentes no âmbito dos dois países, de maneira que seja possível estabelecer ações comparativas entre os ambientes estudados. As conclusões permitem identificar, entre outros aspectos, dissonâncias e convergências que são encontradas em contextos políticos e institucionais da avaliação institucional, em que a regulação é elemento norteador e transversal. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/50410.34115/basr.v2i4.504Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1170-1199Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1170-11992595-36212595-362110.34115/basr.v2i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/504/436Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Thiago Henrique AlminoAgostinho, Manuel AlmeidaMelo, Pedro Antônio deVefago, Yuri BorbaFerreira, Eliane Duarte2018-10-01T22:38:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/504Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-01T22:38:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola
title A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola
spellingShingle A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola
A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola
Francisco, Thiago Henrique Almino
Regulação. Avaliação Institucional. Educação Superior
Francisco, Thiago Henrique Almino
Regulação. Avaliação Institucional. Educação Superior
title_short A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola
title_full A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola
title_fullStr A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola
A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola
title_full_unstemmed A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola
A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola
title_sort A pauta da regulação da educação superior: um comparativo entre Brasil e Angola / The pattern of higher education regulation: a comparison between Brazil and Angola
author Francisco, Thiago Henrique Almino
author_facet Francisco, Thiago Henrique Almino
Francisco, Thiago Henrique Almino
Agostinho, Manuel Almeida
Melo, Pedro Antônio de
Vefago, Yuri Borba
Ferreira, Eliane Duarte
Agostinho, Manuel Almeida
Melo, Pedro Antônio de
Vefago, Yuri Borba
Ferreira, Eliane Duarte
author_role author
author2 Agostinho, Manuel Almeida
Melo, Pedro Antônio de
Vefago, Yuri Borba
Ferreira, Eliane Duarte
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Thiago Henrique Almino
Agostinho, Manuel Almeida
Melo, Pedro Antônio de
Vefago, Yuri Borba
Ferreira, Eliane Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Regulação. Avaliação Institucional. Educação Superior
topic Regulação. Avaliação Institucional. Educação Superior
description O artigo tem o objetivo de discutir a pauta da regulação e os movimentos alinhados a estes aspectos a partir de uma comparação entre Brasil e Angola. As contribuições teóricas apresentam os principais conceitos e paradigmas da regulação, bem como suas conexões com a avaliação institucional nos países que são objetos de estudo. A partir de uma pesquisa bibliográfica, considerando a análise de conteúdo como técnica de coleta de dados, foi possível elencar os principais aspectos que são convergentes e divergentes no âmbito dos dois países, de maneira que seja possível estabelecer ações comparativas entre os ambientes estudados. As conclusões permitem identificar, entre outros aspectos, dissonâncias e convergências que são encontradas em contextos políticos e institucionais da avaliação institucional, em que a regulação é elemento norteador e transversal. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/504
10.34115/basr.v2i4.504
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/504
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i4.504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/504/436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1170-1199
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1170-1199
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i4
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1822180310711795712
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34115/basr.v2i4.504