Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/543 |
Resumo: | Para que o e-commerce ganhasse espaço considerável nas decisões dos consumidores e vendedores brasileiros, o desenvolvimento dos smartphones foi de extrema importância. Para as empresas, o e-commerce proporciona custos reduzidos associados ao alcance de novos clientes, enquanto que para os consumidores, as maiores vantagens estão na comodidade, na possibilidade de comparação de preços e redução de custos. Dessa forma, o e-commerce beneficia todas as partes envolvidas. O objetivo deste artigo é verificar, utilizando o teste de Toda e Yamamoto (1995), se o avanço no acesso à internet via celular e a popularização dos smartphones contribuíram para que o e-commerce se tornasse uma nova prática de negócios. O artigo também analisou se houve mudança no padrão das vendas no comércio eletrônico brasileiro no período em que os smartphones tornaram-se populares no mundo todo. Para tal avaliação utilizamos o teste de quebra estrutural elaborado por Zeileis et al. (2003). Os resultados dos testes sugerem que as variáveis podem estar relacionadas e que houve quebras estruturais sequenciais nas séries analisadas. Portanto, o advento do smartphone, em conjunto com o aprimoramento das tecnologias e o aumento no volume de acesso à internet via aparelhos móveis, podem ter contribuído para a mudança no volume do e-commerce brasileiro nos últimos anos. |
id |
BASR-0_4c3c39784f9b52c3575324aa2838feef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/543 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphonesE-CommerceSmartphonesQuebra estrutural BrasilPara que o e-commerce ganhasse espaço considerável nas decisões dos consumidores e vendedores brasileiros, o desenvolvimento dos smartphones foi de extrema importância. Para as empresas, o e-commerce proporciona custos reduzidos associados ao alcance de novos clientes, enquanto que para os consumidores, as maiores vantagens estão na comodidade, na possibilidade de comparação de preços e redução de custos. Dessa forma, o e-commerce beneficia todas as partes envolvidas. O objetivo deste artigo é verificar, utilizando o teste de Toda e Yamamoto (1995), se o avanço no acesso à internet via celular e a popularização dos smartphones contribuíram para que o e-commerce se tornasse uma nova prática de negócios. O artigo também analisou se houve mudança no padrão das vendas no comércio eletrônico brasileiro no período em que os smartphones tornaram-se populares no mundo todo. Para tal avaliação utilizamos o teste de quebra estrutural elaborado por Zeileis et al. (2003). Os resultados dos testes sugerem que as variáveis podem estar relacionadas e que houve quebras estruturais sequenciais nas séries analisadas. Portanto, o advento do smartphone, em conjunto com o aprimoramento das tecnologias e o aumento no volume de acesso à internet via aparelhos móveis, podem ter contribuído para a mudança no volume do e-commerce brasileiro nos últimos anos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/54310.34115/basr.v2i5.543Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1566-1578Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1566-15782595-36212595-362110.34115/basr.v2i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/543/467Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Daiane Rodrigues dosBastos, Brena RamalhoGabriel, Julia Barreto2018-10-10T19:50:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/543Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-10T19:50:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones |
title |
Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones |
spellingShingle |
Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones Santos, Daiane Rodrigues dos E-Commerce Smartphones Quebra estrutural Brasil |
title_short |
Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones |
title_full |
Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones |
title_fullStr |
Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones |
title_full_unstemmed |
Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones |
title_sort |
Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones |
author |
Santos, Daiane Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Daiane Rodrigues dos Bastos, Brena Ramalho Gabriel, Julia Barreto |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Brena Ramalho Gabriel, Julia Barreto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Daiane Rodrigues dos Bastos, Brena Ramalho Gabriel, Julia Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-Commerce Smartphones Quebra estrutural Brasil |
topic |
E-Commerce Smartphones Quebra estrutural Brasil |
description |
Para que o e-commerce ganhasse espaço considerável nas decisões dos consumidores e vendedores brasileiros, o desenvolvimento dos smartphones foi de extrema importância. Para as empresas, o e-commerce proporciona custos reduzidos associados ao alcance de novos clientes, enquanto que para os consumidores, as maiores vantagens estão na comodidade, na possibilidade de comparação de preços e redução de custos. Dessa forma, o e-commerce beneficia todas as partes envolvidas. O objetivo deste artigo é verificar, utilizando o teste de Toda e Yamamoto (1995), se o avanço no acesso à internet via celular e a popularização dos smartphones contribuíram para que o e-commerce se tornasse uma nova prática de negócios. O artigo também analisou se houve mudança no padrão das vendas no comércio eletrônico brasileiro no período em que os smartphones tornaram-se populares no mundo todo. Para tal avaliação utilizamos o teste de quebra estrutural elaborado por Zeileis et al. (2003). Os resultados dos testes sugerem que as variáveis podem estar relacionadas e que houve quebras estruturais sequenciais nas séries analisadas. Portanto, o advento do smartphone, em conjunto com o aprimoramento das tecnologias e o aumento no volume de acesso à internet via aparelhos móveis, podem ter contribuído para a mudança no volume do e-commerce brasileiro nos últimos anos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/543 10.34115/basr.v2i5.543 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/543 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i5.543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/543/467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1566-1578 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1566-1578 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i5 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004572872704 |