Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daiane Rodrigues dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bastos, Brena Ramalho, Gabriel, Julia Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/543
Resumo: Para que o e-commerce ganhasse espaço considerável nas decisões dos consumidores e vendedores brasileiros, o desenvolvimento dos smartphones foi de extrema importância. Para as empresas, o e-commerce proporciona custos reduzidos associados ao alcance de novos clientes, enquanto que para os consumidores, as maiores vantagens estão na comodidade, na possibilidade de comparação de preços e redução de custos. Dessa forma, o e-commerce beneficia todas as partes envolvidas. O objetivo deste artigo é verificar, utilizando o teste de Toda e Yamamoto (1995), se o avanço no acesso à internet via celular e a popularização dos smartphones contribuíram para que o e-commerce se tornasse uma nova prática de negócios. O artigo também analisou se houve mudança no padrão das vendas no comércio eletrônico brasileiro no período em que os smartphones tornaram-se populares no mundo todo. Para tal avaliação utilizamos o teste de quebra estrutural elaborado por Zeileis et al. (2003). Os resultados dos testes sugerem que as variáveis podem estar relacionadas e que houve quebras estruturais sequenciais nas séries analisadas. Portanto, o advento do smartphone, em conjunto com o aprimoramento das tecnologias e o aumento no volume de acesso à internet via aparelhos móveis, podem ter contribuído para a mudança no volume do e-commerce brasileiro nos últimos anos.
id BASR-0_4c3c39784f9b52c3575324aa2838feef
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/543
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphonesE-CommerceSmartphonesQuebra estrutural BrasilPara que o e-commerce ganhasse espaço considerável nas decisões dos consumidores e vendedores brasileiros, o desenvolvimento dos smartphones foi de extrema importância. Para as empresas, o e-commerce proporciona custos reduzidos associados ao alcance de novos clientes, enquanto que para os consumidores, as maiores vantagens estão na comodidade, na possibilidade de comparação de preços e redução de custos. Dessa forma, o e-commerce beneficia todas as partes envolvidas. O objetivo deste artigo é verificar, utilizando o teste de Toda e Yamamoto (1995), se o avanço no acesso à internet via celular e a popularização dos smartphones contribuíram para que o e-commerce se tornasse uma nova prática de negócios. O artigo também analisou se houve mudança no padrão das vendas no comércio eletrônico brasileiro no período em que os smartphones tornaram-se populares no mundo todo. Para tal avaliação utilizamos o teste de quebra estrutural elaborado por Zeileis et al. (2003). Os resultados dos testes sugerem que as variáveis podem estar relacionadas e que houve quebras estruturais sequenciais nas séries analisadas. Portanto, o advento do smartphone, em conjunto com o aprimoramento das tecnologias e o aumento no volume de acesso à internet via aparelhos móveis, podem ter contribuído para a mudança no volume do e-commerce brasileiro nos últimos anos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/54310.34115/basr.v2i5.543Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1566-1578Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1566-15782595-36212595-362110.34115/basr.v2i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/543/467Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Daiane Rodrigues dosBastos, Brena RamalhoGabriel, Julia Barreto2018-10-10T19:50:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/543Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-10T19:50:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones
title Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones
spellingShingle Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones
Santos, Daiane Rodrigues dos
E-Commerce
Smartphones
Quebra estrutural Brasil
title_short Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones
title_full Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones
title_fullStr Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones
title_full_unstemmed Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones
title_sort Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones
author Santos, Daiane Rodrigues dos
author_facet Santos, Daiane Rodrigues dos
Bastos, Brena Ramalho
Gabriel, Julia Barreto
author_role author
author2 Bastos, Brena Ramalho
Gabriel, Julia Barreto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daiane Rodrigues dos
Bastos, Brena Ramalho
Gabriel, Julia Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv E-Commerce
Smartphones
Quebra estrutural Brasil
topic E-Commerce
Smartphones
Quebra estrutural Brasil
description Para que o e-commerce ganhasse espaço considerável nas decisões dos consumidores e vendedores brasileiros, o desenvolvimento dos smartphones foi de extrema importância. Para as empresas, o e-commerce proporciona custos reduzidos associados ao alcance de novos clientes, enquanto que para os consumidores, as maiores vantagens estão na comodidade, na possibilidade de comparação de preços e redução de custos. Dessa forma, o e-commerce beneficia todas as partes envolvidas. O objetivo deste artigo é verificar, utilizando o teste de Toda e Yamamoto (1995), se o avanço no acesso à internet via celular e a popularização dos smartphones contribuíram para que o e-commerce se tornasse uma nova prática de negócios. O artigo também analisou se houve mudança no padrão das vendas no comércio eletrônico brasileiro no período em que os smartphones tornaram-se populares no mundo todo. Para tal avaliação utilizamos o teste de quebra estrutural elaborado por Zeileis et al. (2003). Os resultados dos testes sugerem que as variáveis podem estar relacionadas e que houve quebras estruturais sequenciais nas séries analisadas. Portanto, o advento do smartphone, em conjunto com o aprimoramento das tecnologias e o aumento no volume de acesso à internet via aparelhos móveis, podem ter contribuído para a mudança no volume do e-commerce brasileiro nos últimos anos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/543
10.34115/basr.v2i5.543
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/543
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i5.543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/543/467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1566-1578
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1566-1578
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i5
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004572872704