Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula na cibercultura com o Edmodo / Flipped classroom: learning beyond the classroom in cyberculture with Edmodo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/493 |
Resumo: | O presente estudo configurou-se a partir de uma perspectiva investigativa da cibercultura e que está enredada por dois campos do saber: Ensino e Meio Ambiente. Ensino porque procurou descrever como se deram os entrelaçamentos em rede entre professor e estudantes (atores humanos) e os recursos digitais tecnológicos, artigos e leis (atores não-humanos) para uma tecitura de conhecimentos. E, Meio Ambiente porque teve como objetivo descrever a tecitura de conhecimentos sobre o tema Educação Ambiental em um curso de Bacharelado em Educação Física. Como escopo teórico e metodológico o estudo se aproximou da Teoria Ator-Rede, de cunho qualitativo e com abordagem descritiva. A pesquisa possui como centralidade as controvérsias advindas da mobilidade entre os humanos e não-humanos em uma rede de produção de saberes cujo tema emerge da Educação Ambiental. O estudo desenvolveu-se com um grupo de 65 estudantes de Bacharelado em Educação Física, mais especificamente na disciplina de Tópicos Especiais - Esportes de Aventura de um Centro Universitário localizado na cidade de Volta Redonda, região Sul do estado do Rio de Janeiro. Para a produção dos dados utilizamos o caderno de campo e as narrativas do professor e dos estudantes no ambiente digital de aprendizagem Edmodo. Concluímos que a tecitura de conhecimentos sob o tema Educação Ambiental no contexto dessa pesquisa e da cibercultura se deu de maneira não linear, rizomática e por meio de associações advindas dos movimentos dos actantes na rede sociotécnica. Além disso, o processo aprendizagem ensino não se limitou ao trabalho de dentro da sala de aula. Foi além ao transformar a prática docente no ambiente presencial e digital, organizando ações que possibilitaram a continuidade do aprendizado independentemente de um lugar onde o mesmo deveria ocorrer. |
id |
BASR-0_4e8c9ecffbe86919b2b791524ad2d8ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/493 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula na cibercultura com o Edmodo / Flipped classroom: learning beyond the classroom in cyberculture with EdmodoEducação AmbientalCiberculturaSala de aula invertidaEdmodoTeoria Ator-Rede.O presente estudo configurou-se a partir de uma perspectiva investigativa da cibercultura e que está enredada por dois campos do saber: Ensino e Meio Ambiente. Ensino porque procurou descrever como se deram os entrelaçamentos em rede entre professor e estudantes (atores humanos) e os recursos digitais tecnológicos, artigos e leis (atores não-humanos) para uma tecitura de conhecimentos. E, Meio Ambiente porque teve como objetivo descrever a tecitura de conhecimentos sobre o tema Educação Ambiental em um curso de Bacharelado em Educação Física. Como escopo teórico e metodológico o estudo se aproximou da Teoria Ator-Rede, de cunho qualitativo e com abordagem descritiva. A pesquisa possui como centralidade as controvérsias advindas da mobilidade entre os humanos e não-humanos em uma rede de produção de saberes cujo tema emerge da Educação Ambiental. O estudo desenvolveu-se com um grupo de 65 estudantes de Bacharelado em Educação Física, mais especificamente na disciplina de Tópicos Especiais - Esportes de Aventura de um Centro Universitário localizado na cidade de Volta Redonda, região Sul do estado do Rio de Janeiro. Para a produção dos dados utilizamos o caderno de campo e as narrativas do professor e dos estudantes no ambiente digital de aprendizagem Edmodo. Concluímos que a tecitura de conhecimentos sob o tema Educação Ambiental no contexto dessa pesquisa e da cibercultura se deu de maneira não linear, rizomática e por meio de associações advindas dos movimentos dos actantes na rede sociotécnica. Além disso, o processo aprendizagem ensino não se limitou ao trabalho de dentro da sala de aula. Foi além ao transformar a prática docente no ambiente presencial e digital, organizando ações que possibilitaram a continuidade do aprendizado independentemente de um lugar onde o mesmo deveria ocorrer.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/49310.34115/basr.v2i4.493Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1112-1132Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1112-11322595-36212595-362110.34115/basr.v2i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/493/426Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Sandro Jorge TavaresAlves, Marcelo Paraíso2018-10-01T22:38:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/493Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-01T22:38:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula na cibercultura com o Edmodo / Flipped classroom: learning beyond the classroom in cyberculture with Edmodo |
title |
Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula na cibercultura com o Edmodo / Flipped classroom: learning beyond the classroom in cyberculture with Edmodo |
spellingShingle |
Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula na cibercultura com o Edmodo / Flipped classroom: learning beyond the classroom in cyberculture with Edmodo Ribeiro, Sandro Jorge Tavares Educação Ambiental Cibercultura Sala de aula invertida Edmodo Teoria Ator-Rede. |
title_short |
Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula na cibercultura com o Edmodo / Flipped classroom: learning beyond the classroom in cyberculture with Edmodo |
title_full |
Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula na cibercultura com o Edmodo / Flipped classroom: learning beyond the classroom in cyberculture with Edmodo |
title_fullStr |
Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula na cibercultura com o Edmodo / Flipped classroom: learning beyond the classroom in cyberculture with Edmodo |
title_full_unstemmed |
Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula na cibercultura com o Edmodo / Flipped classroom: learning beyond the classroom in cyberculture with Edmodo |
title_sort |
Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula na cibercultura com o Edmodo / Flipped classroom: learning beyond the classroom in cyberculture with Edmodo |
author |
Ribeiro, Sandro Jorge Tavares |
author_facet |
Ribeiro, Sandro Jorge Tavares Alves, Marcelo Paraíso |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Marcelo Paraíso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sandro Jorge Tavares Alves, Marcelo Paraíso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Cibercultura Sala de aula invertida Edmodo Teoria Ator-Rede. |
topic |
Educação Ambiental Cibercultura Sala de aula invertida Edmodo Teoria Ator-Rede. |
description |
O presente estudo configurou-se a partir de uma perspectiva investigativa da cibercultura e que está enredada por dois campos do saber: Ensino e Meio Ambiente. Ensino porque procurou descrever como se deram os entrelaçamentos em rede entre professor e estudantes (atores humanos) e os recursos digitais tecnológicos, artigos e leis (atores não-humanos) para uma tecitura de conhecimentos. E, Meio Ambiente porque teve como objetivo descrever a tecitura de conhecimentos sobre o tema Educação Ambiental em um curso de Bacharelado em Educação Física. Como escopo teórico e metodológico o estudo se aproximou da Teoria Ator-Rede, de cunho qualitativo e com abordagem descritiva. A pesquisa possui como centralidade as controvérsias advindas da mobilidade entre os humanos e não-humanos em uma rede de produção de saberes cujo tema emerge da Educação Ambiental. O estudo desenvolveu-se com um grupo de 65 estudantes de Bacharelado em Educação Física, mais especificamente na disciplina de Tópicos Especiais - Esportes de Aventura de um Centro Universitário localizado na cidade de Volta Redonda, região Sul do estado do Rio de Janeiro. Para a produção dos dados utilizamos o caderno de campo e as narrativas do professor e dos estudantes no ambiente digital de aprendizagem Edmodo. Concluímos que a tecitura de conhecimentos sob o tema Educação Ambiental no contexto dessa pesquisa e da cibercultura se deu de maneira não linear, rizomática e por meio de associações advindas dos movimentos dos actantes na rede sociotécnica. Além disso, o processo aprendizagem ensino não se limitou ao trabalho de dentro da sala de aula. Foi além ao transformar a prática docente no ambiente presencial e digital, organizando ações que possibilitaram a continuidade do aprendizado independentemente de um lugar onde o mesmo deveria ocorrer. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/493 10.34115/basr.v2i4.493 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/493 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i4.493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/493/426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1112-1132 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1112-1132 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i4 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004518346752 |