Algoritmo de recomendação colaborativa aplicado ao contexto educacional / Algorithm of collaborative recommendation applied to the educational context
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/863 |
Resumo: | O projeto proposto tem o objetivo principal de fornecer um serviço de recomendação aplicável a qualquer domínio de problema. Para tal, foi elaborado um algoritmo de recomendação baseado em filtragem colaborativa implantado em um Web Service RESTful, permitindo que este serviço fique disponível para qualquer aplicação, independente da linguagem de programação. Tendo em vista a dificuldade dos alunos na aprendizagem de algumas disciplinas, este projeto foi aplicado em um contexto educacional, no qual alguns alunos do ensino médio do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim, avaliaram exercícios da disciplina de programação, formando uma base de dados para geração das recomendações. Por fim, para avaliar a precisão do serviço, utilizamos a métrica precisão II, a qual compara as predições geradas com as avaliações reais dos alunos.. Ao empregar o sistema de recomendação, foi constatado que as predições não diferem estatisticamente das avaliações reais realizadas pelos alunos para os exercícios. |
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Algoritmo de recomendação colaborativa aplicado ao contexto educacional / Algorithm of collaborative recommendation applied to the educational contextRecomendaçãoFiltragem ColaborativaWeb ServiceO projeto proposto tem o objetivo principal de fornecer um serviço de recomendação aplicável a qualquer domínio de problema. Para tal, foi elaborado um algoritmo de recomendação baseado em filtragem colaborativa implantado em um Web Service RESTful, permitindo que este serviço fique disponível para qualquer aplicação, independente da linguagem de programação. Tendo em vista a dificuldade dos alunos na aprendizagem de algumas disciplinas, este projeto foi aplicado em um contexto educacional, no qual alguns alunos do ensino médio do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim, avaliaram exercícios da disciplina de programação, formando uma base de dados para geração das recomendações. Por fim, para avaliar a precisão do serviço, utilizamos a métrica precisão II, a qual compara as predições geradas com as avaliações reais dos alunos.. Ao empregar o sistema de recomendação, foi constatado que as predições não diferem estatisticamente das avaliações reais realizadas pelos alunos para os exercícios.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/86310.34115/basr.v3i1.863Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 703-711Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 703-7112595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/863/741Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Thiago MachadoSantos, Rafael Vargas Mesquita dosPicoli, Jonathas Gonçalves2018-12-04T08:57:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/863Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:06Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
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