Ensino de simulação: avaliação do impacto da escolha das distribuições de probabilidade na ausência de dados / Simulation teaching: evaluating the impact of the choice of probability distributions in the absence of data

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luana Machado dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dantas, Maria José Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/344
Resumo: A simulação é um método numérico que pode ser aplicado para investigar praticamente qualquer tipo de sistema estocástico.  A identificação incorreta das distribuições de probabilidade pode levar à obtenção de estimativas das saídas do sistema real que não correspondem à realidade. Entre as muitas aplicações da simulação estão os estudos relacionados aos sistemas de filas. Neste trabalho experimentou-se fazer alterações nas distribuições de probabilidade que descrevem o tempo de atendimento de um sistema de filas simples, com um único canal de atendimento, que atende por ordem de chegada. Supôs-se que o tempo de atendimento fosse corretamente descrito por uma distribuição log-normal, e fez-se estimativas de distribuições alternativas como a triangular e beta, considerando parâmetros correspondentes obtidos por procedimentos heurísticos.  Avaliou-se, em seguida, o impacto no tempo de espera na fila. Os experimentos foram conduzidos na versão livre do Software de Simulação FLEXSIM, que pode ser facilmente obtido pelos estudantes e usado em aulas de laboratório. Observou-se nos resultados erros de até 87,25%. Uma etapa importante no ensino de simulação é mostrar ao estudante e futuro analista de modelos a importância da representação correta do comportamento das variáveis aleatórias presentes na descrição de um sistema real, na situação em que não existem dados disponíveis.
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