Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/49853 |
Resumo: | Considerando a diversidade dos problemas de saúde existentes num dado território, a eleição e priorização de temas educacionais para a capacitação de profissionais de saúde constitui um desafio para os gestores de saúde. Espera-se que o método utilizado para esse fim deve buscar atender a diversidade e a escolha consensual da clientela. O presente estudo propõe a aplicação de uma nova metodologia para a priorização de temas educacionais a serem ofertados pelo Telessaúde Mato Grosso (Telessaúde-MT) aos profissionais vinculados à atenção primária em saúde (APS) de todo o estado. Para tanto, foi utilizada a chamada contagem de Borda e a regra Dowdall, baseadas em uma alternativa matemática de ponderação das escolhas, amplamente aceitável ou consensual, em vez de outra, preferida por uma maioria dos clientes, mas que não representa o consenso dos participantes. Todos os 14.054 profissionais de saúde das 977 Unidades Básicas de Saúde de Mato Grosso, identificadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, foram elegíveis para o estudo. Um formulário estruturado foi enviado a cada profissional, contendo questões sobre dados demográficos, ocupacionais e sobre temas relacionados às condições sensíveis à APS (CSAPS), os quais consideram relevantes para o programa de Tele-educação do Telessaúde-MT. Respostas válidas foram obtidas de 1221 (8,7%) profissionais que atenderam ao critério de estarem envolvidos na APS. Houve predominância do gênero feminino e de profissionais com mais de cinco anos de atuação na APS. A análise aqui apresentada restringe aos questionários respondidos pelos profissionais médicos (n=74) e enfermeiros (n=159). Pelo sistema plural, 59 temas clínicos de CSAPS foram ranqueados em ordem de prioridades por esses profissionais, com destaque para manejo das arboviroses endêmicas em primeira escolha (42 votos), seguido de exame citopatológico uterino com 36 votos, infecções sexualmente transmissíveis com 35 votos, hipertensão arterial sistêmica com 20 votos e depressão, com 16 votos. No entanto, após ranqueamento das escolhas e análise pela contagem de Borda e regra Dowdall, observou-se que o ranqueamento mudou, respectivamente, para 698 pontos e 59,8 pontos para arboviroses endêmicas, 1.084 e 74,9 pontos exame citopatológico uterino, 1.148 e 78,7 pontos para IST, 705 e 48,2 pontos hipertensão arterial sistêmica e 743 e 47,3 pontos para depressão. Portanto, constatou-se que usando a eleição por ordem de mérito, o tema mais votado foi IST, seguido de exame citopatológico uterino. Manejo das arboviroses endêmicas mudou para a última posição na contagem de Borda e para a terceira na regra Dowdall. Por serem métodos de eleição sabidamente mais consensuais, sua utilização no contexto da educação permanente em saúde de profissionais da atenção primária resulta em um ordenamento temático mais assertivo para atender as necessidades dos alunos. |
id |
BASR-0_95737c831d0b345f5bccda8f31e230cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49853 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionalsatenção primária à saúdeeleição por ordem de méritocontagem de bordaRegra Dowdalltemas educacionais em saúde.Considerando a diversidade dos problemas de saúde existentes num dado território, a eleição e priorização de temas educacionais para a capacitação de profissionais de saúde constitui um desafio para os gestores de saúde. Espera-se que o método utilizado para esse fim deve buscar atender a diversidade e a escolha consensual da clientela. O presente estudo propõe a aplicação de uma nova metodologia para a priorização de temas educacionais a serem ofertados pelo Telessaúde Mato Grosso (Telessaúde-MT) aos profissionais vinculados à atenção primária em saúde (APS) de todo o estado. Para tanto, foi utilizada a chamada contagem de Borda e a regra Dowdall, baseadas em uma alternativa matemática de ponderação das escolhas, amplamente aceitável ou consensual, em vez de outra, preferida por uma maioria dos clientes, mas que não representa o consenso dos participantes. Todos os 14.054 profissionais de saúde das 977 Unidades Básicas de Saúde de Mato Grosso, identificadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, foram elegíveis para o estudo. Um formulário estruturado foi enviado a cada profissional, contendo questões sobre dados demográficos, ocupacionais e sobre temas relacionados às condições sensíveis à APS (CSAPS), os quais consideram relevantes para o programa de Tele-educação do Telessaúde-MT. Respostas válidas foram obtidas de 1221 (8,7%) profissionais que atenderam ao critério de estarem envolvidos na APS. Houve predominância do gênero feminino e de profissionais com mais de cinco anos de atuação na APS. A análise aqui apresentada restringe aos questionários respondidos pelos profissionais médicos (n=74) e enfermeiros (n=159). Pelo sistema plural, 59 temas clínicos de CSAPS foram ranqueados em ordem de prioridades por esses profissionais, com destaque para manejo das arboviroses endêmicas em primeira escolha (42 votos), seguido de exame citopatológico uterino com 36 votos, infecções sexualmente transmissíveis com 35 votos, hipertensão arterial sistêmica com 20 votos e depressão, com 16 votos. No entanto, após ranqueamento das escolhas e análise pela contagem de Borda e regra Dowdall, observou-se que o ranqueamento mudou, respectivamente, para 698 pontos e 59,8 pontos para arboviroses endêmicas, 1.084 e 74,9 pontos exame citopatológico uterino, 1.148 e 78,7 pontos para IST, 705 e 48,2 pontos hipertensão arterial sistêmica e 743 e 47,3 pontos para depressão. Portanto, constatou-se que usando a eleição por ordem de mérito, o tema mais votado foi IST, seguido de exame citopatológico uterino. Manejo das arboviroses endêmicas mudou para a última posição na contagem de Borda e para a terceira na regra Dowdall. Por serem métodos de eleição sabidamente mais consensuais, sua utilização no contexto da educação permanente em saúde de profissionais da atenção primária resulta em um ordenamento temático mais assertivo para atender as necessidades dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4985310.34115/basrv6n4-001Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 4 (2022); 1255-1273Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 4 (2022); 1255-12732595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/49853/pdfCopyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessLira, Oberdan Ferreira CoutinhoVilla, Maria Conceição da EncarnaçãoFontes, Cor Jesus Fernandes2022-07-22T18:25:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49853Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2022-07-22T18:25:13Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals |
title |
Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals |
spellingShingle |
Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals Lira, Oberdan Ferreira Coutinho atenção primária à saúde eleição por ordem de mérito contagem de borda Regra Dowdall temas educacionais em saúde. |
title_short |
Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals |
title_full |
Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals |
title_fullStr |
Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals |
title_full_unstemmed |
Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals |
title_sort |
Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals |
author |
Lira, Oberdan Ferreira Coutinho |
author_facet |
Lira, Oberdan Ferreira Coutinho Villa, Maria Conceição da Encarnação Fontes, Cor Jesus Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Villa, Maria Conceição da Encarnação Fontes, Cor Jesus Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Oberdan Ferreira Coutinho Villa, Maria Conceição da Encarnação Fontes, Cor Jesus Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atenção primária à saúde eleição por ordem de mérito contagem de borda Regra Dowdall temas educacionais em saúde. |
topic |
atenção primária à saúde eleição por ordem de mérito contagem de borda Regra Dowdall temas educacionais em saúde. |
description |
Considerando a diversidade dos problemas de saúde existentes num dado território, a eleição e priorização de temas educacionais para a capacitação de profissionais de saúde constitui um desafio para os gestores de saúde. Espera-se que o método utilizado para esse fim deve buscar atender a diversidade e a escolha consensual da clientela. O presente estudo propõe a aplicação de uma nova metodologia para a priorização de temas educacionais a serem ofertados pelo Telessaúde Mato Grosso (Telessaúde-MT) aos profissionais vinculados à atenção primária em saúde (APS) de todo o estado. Para tanto, foi utilizada a chamada contagem de Borda e a regra Dowdall, baseadas em uma alternativa matemática de ponderação das escolhas, amplamente aceitável ou consensual, em vez de outra, preferida por uma maioria dos clientes, mas que não representa o consenso dos participantes. Todos os 14.054 profissionais de saúde das 977 Unidades Básicas de Saúde de Mato Grosso, identificadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, foram elegíveis para o estudo. Um formulário estruturado foi enviado a cada profissional, contendo questões sobre dados demográficos, ocupacionais e sobre temas relacionados às condições sensíveis à APS (CSAPS), os quais consideram relevantes para o programa de Tele-educação do Telessaúde-MT. Respostas válidas foram obtidas de 1221 (8,7%) profissionais que atenderam ao critério de estarem envolvidos na APS. Houve predominância do gênero feminino e de profissionais com mais de cinco anos de atuação na APS. A análise aqui apresentada restringe aos questionários respondidos pelos profissionais médicos (n=74) e enfermeiros (n=159). Pelo sistema plural, 59 temas clínicos de CSAPS foram ranqueados em ordem de prioridades por esses profissionais, com destaque para manejo das arboviroses endêmicas em primeira escolha (42 votos), seguido de exame citopatológico uterino com 36 votos, infecções sexualmente transmissíveis com 35 votos, hipertensão arterial sistêmica com 20 votos e depressão, com 16 votos. No entanto, após ranqueamento das escolhas e análise pela contagem de Borda e regra Dowdall, observou-se que o ranqueamento mudou, respectivamente, para 698 pontos e 59,8 pontos para arboviroses endêmicas, 1.084 e 74,9 pontos exame citopatológico uterino, 1.148 e 78,7 pontos para IST, 705 e 48,2 pontos hipertensão arterial sistêmica e 743 e 47,3 pontos para depressão. Portanto, constatou-se que usando a eleição por ordem de mérito, o tema mais votado foi IST, seguido de exame citopatológico uterino. Manejo das arboviroses endêmicas mudou para a última posição na contagem de Borda e para a terceira na regra Dowdall. Por serem métodos de eleição sabidamente mais consensuais, sua utilização no contexto da educação permanente em saúde de profissionais da atenção primária resulta em um ordenamento temático mais assertivo para atender as necessidades dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/49853 10.34115/basrv6n4-001 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/49853 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv6n4-001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/49853/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEW info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEW |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 4 (2022); 1255-1273 Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 4 (2022); 1255-1273 2595-3621 2595-3621 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240008805974016 |