Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Oberdan Ferreira Coutinho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Villa, Maria Conceição da Encarnação, Fontes, Cor Jesus Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/49853
Resumo: Considerando a diversidade dos problemas de saúde existentes num dado território, a eleição e priorização de temas educacionais para a capacitação de profissionais de saúde constitui um desafio para os gestores de saúde. Espera-se que o método utilizado para esse fim deve buscar atender a diversidade e a escolha consensual da clientela. O presente estudo propõe a aplicação de uma nova metodologia para a priorização de temas educacionais a serem ofertados pelo Telessaúde Mato Grosso (Telessaúde-MT) aos profissionais vinculados à atenção primária em saúde (APS) de todo o estado. Para tanto, foi utilizada a chamada contagem de Borda e a regra Dowdall, baseadas em uma alternativa matemática de ponderação das escolhas, amplamente aceitável ou consensual, em vez de outra, preferida por uma maioria dos clientes, mas que não representa o consenso dos participantes. Todos os 14.054 profissionais de saúde das 977 Unidades Básicas de Saúde de Mato Grosso, identificadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, foram elegíveis para o estudo. Um formulário estruturado foi enviado a cada profissional, contendo questões sobre dados demográficos, ocupacionais e sobre temas relacionados às condições sensíveis à APS (CSAPS), os quais consideram relevantes para o programa de Tele-educação do Telessaúde-MT. Respostas válidas foram obtidas de 1221 (8,7%) profissionais que atenderam ao critério de estarem envolvidos na APS. Houve predominância do gênero feminino e de profissionais com mais de cinco anos de atuação na APS. A análise aqui apresentada restringe aos questionários respondidos pelos profissionais médicos (n=74) e enfermeiros (n=159). Pelo sistema plural, 59 temas clínicos de CSAPS foram ranqueados em ordem de prioridades por esses profissionais, com destaque para manejo das arboviroses endêmicas em primeira escolha (42 votos), seguido de exame citopatológico uterino com 36 votos, infecções sexualmente transmissíveis com 35 votos, hipertensão arterial sistêmica com 20 votos e depressão, com 16 votos. No entanto, após ranqueamento das escolhas e análise pela contagem de Borda e regra Dowdall, observou-se que o ranqueamento mudou, respectivamente, para 698 pontos e 59,8 pontos para arboviroses endêmicas, 1.084 e 74,9 pontos exame citopatológico uterino, 1.148 e 78,7 pontos para IST, 705 e 48,2 pontos hipertensão arterial sistêmica e 743 e 47,3 pontos para depressão. Portanto, constatou-se que usando a eleição por ordem de mérito, o tema mais votado foi IST, seguido de exame citopatológico uterino. Manejo das arboviroses endêmicas mudou para a última posição na contagem de Borda e para a terceira na regra Dowdall. Por serem métodos de eleição sabidamente mais consensuais, sua utilização no contexto da educação permanente em saúde de profissionais da atenção primária resulta em um ordenamento temático mais assertivo para atender as necessidades dos alunos.
id BASR-0_95737c831d0b345f5bccda8f31e230cd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49853
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionalsatenção primária à saúdeeleição por ordem de méritocontagem de bordaRegra Dowdalltemas educacionais em saúde.Considerando a diversidade dos problemas de saúde existentes num dado território, a eleição e priorização de temas educacionais para a capacitação de profissionais de saúde constitui um desafio para os gestores de saúde. Espera-se que o método utilizado para esse fim deve buscar atender a diversidade e a escolha consensual da clientela. O presente estudo propõe a aplicação de uma nova metodologia para a priorização de temas educacionais a serem ofertados pelo Telessaúde Mato Grosso (Telessaúde-MT) aos profissionais vinculados à atenção primária em saúde (APS) de todo o estado. Para tanto, foi utilizada a chamada contagem de Borda e a regra Dowdall, baseadas em uma alternativa matemática de ponderação das escolhas, amplamente aceitável ou consensual, em vez de outra, preferida por uma maioria dos clientes, mas que não representa o consenso dos participantes. Todos os 14.054 profissionais de saúde das 977 Unidades Básicas de Saúde de Mato Grosso, identificadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, foram elegíveis para o estudo. Um formulário estruturado foi enviado a cada profissional, contendo questões sobre dados demográficos, ocupacionais e sobre temas relacionados às condições sensíveis à APS (CSAPS), os quais consideram relevantes para o programa de Tele-educação do Telessaúde-MT. Respostas válidas foram obtidas de 1221 (8,7%) profissionais que atenderam ao critério de estarem envolvidos na APS. Houve predominância do gênero feminino e de profissionais com mais de cinco anos de atuação na APS. A análise aqui apresentada restringe aos questionários respondidos pelos profissionais médicos (n=74) e enfermeiros (n=159). Pelo sistema plural, 59 temas clínicos de CSAPS foram ranqueados em ordem de prioridades por esses profissionais, com destaque para manejo das arboviroses endêmicas em primeira escolha (42 votos), seguido de exame citopatológico uterino com 36 votos, infecções sexualmente transmissíveis com 35 votos, hipertensão arterial sistêmica com 20 votos e depressão, com 16 votos. No entanto, após ranqueamento das escolhas e análise pela contagem de Borda e regra Dowdall, observou-se que o ranqueamento mudou, respectivamente, para 698 pontos e 59,8 pontos para arboviroses endêmicas, 1.084 e 74,9 pontos exame citopatológico uterino, 1.148 e 78,7 pontos para IST, 705 e 48,2 pontos hipertensão arterial sistêmica e 743 e 47,3 pontos para depressão. Portanto, constatou-se que usando a eleição por ordem de mérito, o tema mais votado foi IST, seguido de exame citopatológico uterino. Manejo das arboviroses endêmicas mudou para a última posição na contagem de Borda e para a terceira na regra Dowdall. Por serem métodos de eleição sabidamente mais consensuais, sua utilização no contexto da educação permanente em saúde de profissionais da atenção primária resulta em um ordenamento temático mais assertivo para atender as necessidades dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4985310.34115/basrv6n4-001Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 4 (2022); 1255-1273Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 4 (2022); 1255-12732595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/49853/pdfCopyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessLira, Oberdan Ferreira CoutinhoVilla, Maria Conceição da EncarnaçãoFontes, Cor Jesus Fernandes2022-07-22T18:25:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49853Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2022-07-22T18:25:13Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals
title Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals
spellingShingle Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals
Lira, Oberdan Ferreira Coutinho
atenção primária à saúde
eleição por ordem de mérito
contagem de borda
Regra Dowdall
temas educacionais em saúde.
title_short Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals
title_full Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals
title_fullStr Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals
title_full_unstemmed Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals
title_sort Contagem de borda e regra Dowdall: metodologia justa para a priorização de temas educacionais a serem ofertados para profissionais da atenção primária em saúde / Borda count and Dowdall rule: a fair methodology for prioritizing educational topics to be offered to primary health care professionals
author Lira, Oberdan Ferreira Coutinho
author_facet Lira, Oberdan Ferreira Coutinho
Villa, Maria Conceição da Encarnação
Fontes, Cor Jesus Fernandes
author_role author
author2 Villa, Maria Conceição da Encarnação
Fontes, Cor Jesus Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Oberdan Ferreira Coutinho
Villa, Maria Conceição da Encarnação
Fontes, Cor Jesus Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv atenção primária à saúde
eleição por ordem de mérito
contagem de borda
Regra Dowdall
temas educacionais em saúde.
topic atenção primária à saúde
eleição por ordem de mérito
contagem de borda
Regra Dowdall
temas educacionais em saúde.
description Considerando a diversidade dos problemas de saúde existentes num dado território, a eleição e priorização de temas educacionais para a capacitação de profissionais de saúde constitui um desafio para os gestores de saúde. Espera-se que o método utilizado para esse fim deve buscar atender a diversidade e a escolha consensual da clientela. O presente estudo propõe a aplicação de uma nova metodologia para a priorização de temas educacionais a serem ofertados pelo Telessaúde Mato Grosso (Telessaúde-MT) aos profissionais vinculados à atenção primária em saúde (APS) de todo o estado. Para tanto, foi utilizada a chamada contagem de Borda e a regra Dowdall, baseadas em uma alternativa matemática de ponderação das escolhas, amplamente aceitável ou consensual, em vez de outra, preferida por uma maioria dos clientes, mas que não representa o consenso dos participantes. Todos os 14.054 profissionais de saúde das 977 Unidades Básicas de Saúde de Mato Grosso, identificadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, foram elegíveis para o estudo. Um formulário estruturado foi enviado a cada profissional, contendo questões sobre dados demográficos, ocupacionais e sobre temas relacionados às condições sensíveis à APS (CSAPS), os quais consideram relevantes para o programa de Tele-educação do Telessaúde-MT. Respostas válidas foram obtidas de 1221 (8,7%) profissionais que atenderam ao critério de estarem envolvidos na APS. Houve predominância do gênero feminino e de profissionais com mais de cinco anos de atuação na APS. A análise aqui apresentada restringe aos questionários respondidos pelos profissionais médicos (n=74) e enfermeiros (n=159). Pelo sistema plural, 59 temas clínicos de CSAPS foram ranqueados em ordem de prioridades por esses profissionais, com destaque para manejo das arboviroses endêmicas em primeira escolha (42 votos), seguido de exame citopatológico uterino com 36 votos, infecções sexualmente transmissíveis com 35 votos, hipertensão arterial sistêmica com 20 votos e depressão, com 16 votos. No entanto, após ranqueamento das escolhas e análise pela contagem de Borda e regra Dowdall, observou-se que o ranqueamento mudou, respectivamente, para 698 pontos e 59,8 pontos para arboviroses endêmicas, 1.084 e 74,9 pontos exame citopatológico uterino, 1.148 e 78,7 pontos para IST, 705 e 48,2 pontos hipertensão arterial sistêmica e 743 e 47,3 pontos para depressão. Portanto, constatou-se que usando a eleição por ordem de mérito, o tema mais votado foi IST, seguido de exame citopatológico uterino. Manejo das arboviroses endêmicas mudou para a última posição na contagem de Borda e para a terceira na regra Dowdall. Por serem métodos de eleição sabidamente mais consensuais, sua utilização no contexto da educação permanente em saúde de profissionais da atenção primária resulta em um ordenamento temático mais assertivo para atender as necessidades dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/49853
10.34115/basrv6n4-001
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/49853
identifier_str_mv 10.34115/basrv6n4-001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/49853/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 4 (2022); 1255-1273
Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 4 (2022); 1255-1273
2595-3621
2595-3621
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240008805974016