Gestão e financiamento: repercussões do programa Brasil profissionalizado na rede estadual de educação profissional no Pará / Management and financing: repercussions of the professionalized Brazil program in the state professional education network in Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erbio Dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro Dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2535
Resumo: O texto apresenta e analisa a Gestão e o Financiamento da Educação Profissional no Estado do Pará, por meio do Programa Brasil Profissionalizado – PBP, que é visto pela gestão atual da SEDUC/PA como a fonte específica à infraestrutura das Escolas de Educação Profissional na Rede de Educação Profissional e Tecnológica no Estado do Pará - REPTE. Sendo assim, o trabalho decorre de um estudo documental a partir de quatro Convênios assinados entre SEDUC/PA e FNDE, dos relatórios do PBP organizados pela SEDUC/PA referente aos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013, dos relatórios de Gestão do PAR – Plano de Ações Articuladas de 2010 e 2012, além de articular as análises com a legislação em vigor, com o objetivo de capturar e analisar as bases fundantes da parceria para mostrar pontos positivos e/ou fragilidades na execução do referido programa no Pará. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em diferentes autores, que contribuem com o debate sobre gestão educacional, financiamento público, parcerias, condição de classe e políticas públicas de educação. Do conjunto das análises já efetuadas, podemos afirmar que a parceria não tem sido executada dentro das perspectivas elencadas nos referidos convênios, apresentando fragilidades na execução das metas, desde aquelas ligadas à formação, as quais já foram reformuladas duas vezes, até as relacionadas às obras de reforma e ampliação, o que significa exatamente o não cumprimento do prazo de execução do calendário de reformas e construção, inicialmente previsto para 2010 e já reformulado pelo menos três vezes, com mais de oito Termos Aditivos que refletem uma inoperância na gestão do Programa Brasil Profissionalizado no Pará, o qual precisava concluir até julho de 2014, a construção de 11 Novas Escolas de Educação Profissional Tecnológica – EEPT, além da conclusão da reforma de outras 11 escolas da REPTE já em funcionamento. O cenário mostra que o Pará na parceria com o governo federal, por meio do FNDE já deveria ter desde 2010, onze novas escolas de EPT em funcionamento, permitindo a ampliação de vagas. Contudo, essa meta ainda não é certa uma vez que, segundo a SEDUC apenas seis dessas seriam inauguradas até dezembro de 2014, o que serve para ratificar nossa afirmativa quanto a fragilidade no cumprimento da parceria. Consequentemente, um retardamento no uso do dinheiro público, o que implica na ausência da ampliação dos recursos para dar continuidade ao processo de expansão, na negação de direito aos jovens e adultos usuários da educação profissional, além de revelar a ausência efetiva do estado na materialidade de seu papel na gestão pública de educação.  
id BASR-0_96cfccda536b7d8cc05b2aeb768e4cbb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2535
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Gestão e financiamento: repercussões do programa Brasil profissionalizado na rede estadual de educação profissional no Pará / Management and financing: repercussions of the professionalized Brazil program in the state professional education network in Paráfinanciamento. parceria. educação profissional.O texto apresenta e analisa a Gestão e o Financiamento da Educação Profissional no Estado do Pará, por meio do Programa Brasil Profissionalizado – PBP, que é visto pela gestão atual da SEDUC/PA como a fonte específica à infraestrutura das Escolas de Educação Profissional na Rede de Educação Profissional e Tecnológica no Estado do Pará - REPTE. Sendo assim, o trabalho decorre de um estudo documental a partir de quatro Convênios assinados entre SEDUC/PA e FNDE, dos relatórios do PBP organizados pela SEDUC/PA referente aos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013, dos relatórios de Gestão do PAR – Plano de Ações Articuladas de 2010 e 2012, além de articular as análises com a legislação em vigor, com o objetivo de capturar e analisar as bases fundantes da parceria para mostrar pontos positivos e/ou fragilidades na execução do referido programa no Pará. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em diferentes autores, que contribuem com o debate sobre gestão educacional, financiamento público, parcerias, condição de classe e políticas públicas de educação. Do conjunto das análises já efetuadas, podemos afirmar que a parceria não tem sido executada dentro das perspectivas elencadas nos referidos convênios, apresentando fragilidades na execução das metas, desde aquelas ligadas à formação, as quais já foram reformuladas duas vezes, até as relacionadas às obras de reforma e ampliação, o que significa exatamente o não cumprimento do prazo de execução do calendário de reformas e construção, inicialmente previsto para 2010 e já reformulado pelo menos três vezes, com mais de oito Termos Aditivos que refletem uma inoperância na gestão do Programa Brasil Profissionalizado no Pará, o qual precisava concluir até julho de 2014, a construção de 11 Novas Escolas de Educação Profissional Tecnológica – EEPT, além da conclusão da reforma de outras 11 escolas da REPTE já em funcionamento. O cenário mostra que o Pará na parceria com o governo federal, por meio do FNDE já deveria ter desde 2010, onze novas escolas de EPT em funcionamento, permitindo a ampliação de vagas. Contudo, essa meta ainda não é certa uma vez que, segundo a SEDUC apenas seis dessas seriam inauguradas até dezembro de 2014, o que serve para ratificar nossa afirmativa quanto a fragilidade no cumprimento da parceria. Consequentemente, um retardamento no uso do dinheiro público, o que implica na ausência da ampliação dos recursos para dar continuidade ao processo de expansão, na negação de direito aos jovens e adultos usuários da educação profissional, além de revelar a ausência efetiva do estado na materialidade de seu papel na gestão pública de educação.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/253510.34115/basrv3n4-006Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 4 (2019); 1763-1782Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 4 (2019); 1763-17822595-36212595-362110.34115/basv3n4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2535/2552Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Erbio Dos SantosSantos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro Dos2019-10-09T12:16:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2535Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-10-09T12:16:03Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão e financiamento: repercussões do programa Brasil profissionalizado na rede estadual de educação profissional no Pará / Management and financing: repercussions of the professionalized Brazil program in the state professional education network in Pará
title Gestão e financiamento: repercussões do programa Brasil profissionalizado na rede estadual de educação profissional no Pará / Management and financing: repercussions of the professionalized Brazil program in the state professional education network in Pará
spellingShingle Gestão e financiamento: repercussões do programa Brasil profissionalizado na rede estadual de educação profissional no Pará / Management and financing: repercussions of the professionalized Brazil program in the state professional education network in Pará
Silva, Erbio Dos Santos
financiamento. parceria. educação profissional.
title_short Gestão e financiamento: repercussões do programa Brasil profissionalizado na rede estadual de educação profissional no Pará / Management and financing: repercussions of the professionalized Brazil program in the state professional education network in Pará
title_full Gestão e financiamento: repercussões do programa Brasil profissionalizado na rede estadual de educação profissional no Pará / Management and financing: repercussions of the professionalized Brazil program in the state professional education network in Pará
title_fullStr Gestão e financiamento: repercussões do programa Brasil profissionalizado na rede estadual de educação profissional no Pará / Management and financing: repercussions of the professionalized Brazil program in the state professional education network in Pará
title_full_unstemmed Gestão e financiamento: repercussões do programa Brasil profissionalizado na rede estadual de educação profissional no Pará / Management and financing: repercussions of the professionalized Brazil program in the state professional education network in Pará
title_sort Gestão e financiamento: repercussões do programa Brasil profissionalizado na rede estadual de educação profissional no Pará / Management and financing: repercussions of the professionalized Brazil program in the state professional education network in Pará
author Silva, Erbio Dos Santos
author_facet Silva, Erbio Dos Santos
Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro Dos
author_role author
author2 Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro Dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Erbio Dos Santos
Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro Dos
dc.subject.por.fl_str_mv financiamento. parceria. educação profissional.
topic financiamento. parceria. educação profissional.
description O texto apresenta e analisa a Gestão e o Financiamento da Educação Profissional no Estado do Pará, por meio do Programa Brasil Profissionalizado – PBP, que é visto pela gestão atual da SEDUC/PA como a fonte específica à infraestrutura das Escolas de Educação Profissional na Rede de Educação Profissional e Tecnológica no Estado do Pará - REPTE. Sendo assim, o trabalho decorre de um estudo documental a partir de quatro Convênios assinados entre SEDUC/PA e FNDE, dos relatórios do PBP organizados pela SEDUC/PA referente aos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013, dos relatórios de Gestão do PAR – Plano de Ações Articuladas de 2010 e 2012, além de articular as análises com a legislação em vigor, com o objetivo de capturar e analisar as bases fundantes da parceria para mostrar pontos positivos e/ou fragilidades na execução do referido programa no Pará. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em diferentes autores, que contribuem com o debate sobre gestão educacional, financiamento público, parcerias, condição de classe e políticas públicas de educação. Do conjunto das análises já efetuadas, podemos afirmar que a parceria não tem sido executada dentro das perspectivas elencadas nos referidos convênios, apresentando fragilidades na execução das metas, desde aquelas ligadas à formação, as quais já foram reformuladas duas vezes, até as relacionadas às obras de reforma e ampliação, o que significa exatamente o não cumprimento do prazo de execução do calendário de reformas e construção, inicialmente previsto para 2010 e já reformulado pelo menos três vezes, com mais de oito Termos Aditivos que refletem uma inoperância na gestão do Programa Brasil Profissionalizado no Pará, o qual precisava concluir até julho de 2014, a construção de 11 Novas Escolas de Educação Profissional Tecnológica – EEPT, além da conclusão da reforma de outras 11 escolas da REPTE já em funcionamento. O cenário mostra que o Pará na parceria com o governo federal, por meio do FNDE já deveria ter desde 2010, onze novas escolas de EPT em funcionamento, permitindo a ampliação de vagas. Contudo, essa meta ainda não é certa uma vez que, segundo a SEDUC apenas seis dessas seriam inauguradas até dezembro de 2014, o que serve para ratificar nossa afirmativa quanto a fragilidade no cumprimento da parceria. Consequentemente, um retardamento no uso do dinheiro público, o que implica na ausência da ampliação dos recursos para dar continuidade ao processo de expansão, na negação de direito aos jovens e adultos usuários da educação profissional, além de revelar a ausência efetiva do estado na materialidade de seu papel na gestão pública de educação.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2535
10.34115/basrv3n4-006
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2535
identifier_str_mv 10.34115/basrv3n4-006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2535/2552
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 4 (2019); 1763-1782
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 4 (2019); 1763-1782
2595-3621
2595-3621
10.34115/basv3n4
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005641371648