A política pública proeja (informática) no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (IFCE) de UMIRIM: análise de influências na evasão escolar / Public policy projects (computer) in the federal institute of Ceará education, science and technology (IFCE) of umirim: analysis of influences in school evasion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4311 |
Resumo: | Esta pesquisa trata da investigação das possíveis causas de evasão escolar na turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)/Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus de Umirim, além de verificar as estratégias trabalhadas pela instituição para a superação desse problema. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica através de livros de renomados autores e pesquisas em artigos, dissertações e teses disponíveis no site da Capes e Scielo. Ademais, utilizou-se de pesquisa de campo numa abordagem qualitativa com uso da técnica de entrevista semiestruturada. As perguntas do roteiro buscavam compreender os motivos do fenômeno evasivo, as potencialidades e dificuldades do curso, a forma como a instituição lida com essa problemática e as estratégias de superação da mesma. Foi revelado que os principais motivos da evasão naquela turma estavam relacionados com problemas familiares e socioeconômicos. Percebeu-se que a instituição utiliza de várias estratégias para superar a desistência, no entanto, é um desafio constante tendo em vista a pluralidade de questões sociais que envolvem os sujeitos que compõem o itinerário formativo. |
id |
BASR-0_9afe0c1abf1d0b9a39376d123697facb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4311 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A política pública proeja (informática) no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (IFCE) de UMIRIM: análise de influências na evasão escolar / Public policy projects (computer) in the federal institute of Ceará education, science and technology (IFCE) of umirim: analysis of influences in school evasionEvasão. Atitudes. Estratégias. Dificuldades.Esta pesquisa trata da investigação das possíveis causas de evasão escolar na turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)/Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus de Umirim, além de verificar as estratégias trabalhadas pela instituição para a superação desse problema. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica através de livros de renomados autores e pesquisas em artigos, dissertações e teses disponíveis no site da Capes e Scielo. Ademais, utilizou-se de pesquisa de campo numa abordagem qualitativa com uso da técnica de entrevista semiestruturada. As perguntas do roteiro buscavam compreender os motivos do fenômeno evasivo, as potencialidades e dificuldades do curso, a forma como a instituição lida com essa problemática e as estratégias de superação da mesma. Foi revelado que os principais motivos da evasão naquela turma estavam relacionados com problemas familiares e socioeconômicos. Percebeu-se que a instituição utiliza de várias estratégias para superar a desistência, no entanto, é um desafio constante tendo em vista a pluralidade de questões sociais que envolvem os sujeitos que compõem o itinerário formativo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/431110.34115/basrv3n6-003Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 6 (2019); 2323-2331Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 6 (2019); 2323-23312595-36212595-362110.34115/basr.v3i6reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4311/4055Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Ailton Batista de AlbuquerqueAlbuquerque, Edite Batista dePinto, Elenice PracianoViana, Raila BeserraRocha, Natielly GranjaCampos, Ninívia Maciel Evangelista SousaSousa, Andreia Nunes deRibeiro, José Cairo SilvaBenvenuto, Nara Raquel AncelmoAlves, Mariana Fernandes2019-12-23T17:09:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4311Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-12-23T17:09:45Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A política pública proeja (informática) no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (IFCE) de UMIRIM: análise de influências na evasão escolar / Public policy projects (computer) in the federal institute of Ceará education, science and technology (IFCE) of umirim: analysis of influences in school evasion |
title |
A política pública proeja (informática) no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (IFCE) de UMIRIM: análise de influências na evasão escolar / Public policy projects (computer) in the federal institute of Ceará education, science and technology (IFCE) of umirim: analysis of influences in school evasion |
spellingShingle |
A política pública proeja (informática) no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (IFCE) de UMIRIM: análise de influências na evasão escolar / Public policy projects (computer) in the federal institute of Ceará education, science and technology (IFCE) of umirim: analysis of influences in school evasion Junior, Ailton Batista de Albuquerque Evasão. Atitudes. Estratégias. Dificuldades. |
title_short |
A política pública proeja (informática) no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (IFCE) de UMIRIM: análise de influências na evasão escolar / Public policy projects (computer) in the federal institute of Ceará education, science and technology (IFCE) of umirim: analysis of influences in school evasion |
title_full |
A política pública proeja (informática) no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (IFCE) de UMIRIM: análise de influências na evasão escolar / Public policy projects (computer) in the federal institute of Ceará education, science and technology (IFCE) of umirim: analysis of influences in school evasion |
title_fullStr |
A política pública proeja (informática) no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (IFCE) de UMIRIM: análise de influências na evasão escolar / Public policy projects (computer) in the federal institute of Ceará education, science and technology (IFCE) of umirim: analysis of influences in school evasion |
title_full_unstemmed |
A política pública proeja (informática) no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (IFCE) de UMIRIM: análise de influências na evasão escolar / Public policy projects (computer) in the federal institute of Ceará education, science and technology (IFCE) of umirim: analysis of influences in school evasion |
title_sort |
A política pública proeja (informática) no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (IFCE) de UMIRIM: análise de influências na evasão escolar / Public policy projects (computer) in the federal institute of Ceará education, science and technology (IFCE) of umirim: analysis of influences in school evasion |
author |
Junior, Ailton Batista de Albuquerque |
author_facet |
Junior, Ailton Batista de Albuquerque Albuquerque, Edite Batista de Pinto, Elenice Praciano Viana, Raila Beserra Rocha, Natielly Granja Campos, Ninívia Maciel Evangelista Sousa Sousa, Andreia Nunes de Ribeiro, José Cairo Silva Benvenuto, Nara Raquel Ancelmo Alves, Mariana Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Edite Batista de Pinto, Elenice Praciano Viana, Raila Beserra Rocha, Natielly Granja Campos, Ninívia Maciel Evangelista Sousa Sousa, Andreia Nunes de Ribeiro, José Cairo Silva Benvenuto, Nara Raquel Ancelmo Alves, Mariana Fernandes |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Ailton Batista de Albuquerque Albuquerque, Edite Batista de Pinto, Elenice Praciano Viana, Raila Beserra Rocha, Natielly Granja Campos, Ninívia Maciel Evangelista Sousa Sousa, Andreia Nunes de Ribeiro, José Cairo Silva Benvenuto, Nara Raquel Ancelmo Alves, Mariana Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão. Atitudes. Estratégias. Dificuldades. |
topic |
Evasão. Atitudes. Estratégias. Dificuldades. |
description |
Esta pesquisa trata da investigação das possíveis causas de evasão escolar na turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)/Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus de Umirim, além de verificar as estratégias trabalhadas pela instituição para a superação desse problema. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica através de livros de renomados autores e pesquisas em artigos, dissertações e teses disponíveis no site da Capes e Scielo. Ademais, utilizou-se de pesquisa de campo numa abordagem qualitativa com uso da técnica de entrevista semiestruturada. As perguntas do roteiro buscavam compreender os motivos do fenômeno evasivo, as potencialidades e dificuldades do curso, a forma como a instituição lida com essa problemática e as estratégias de superação da mesma. Foi revelado que os principais motivos da evasão naquela turma estavam relacionados com problemas familiares e socioeconômicos. Percebeu-se que a instituição utiliza de várias estratégias para superar a desistência, no entanto, é um desafio constante tendo em vista a pluralidade de questões sociais que envolvem os sujeitos que compõem o itinerário formativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4311 10.34115/basrv3n6-003 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4311 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv3n6-003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4311/4055 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 6 (2019); 2323-2331 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 6 (2019); 2323-2331 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i6 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240006131056640 |