RETENÇÃO E EVASÃO ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juvenal Nogueira Diógenes, Domingos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Texto Completo: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/57
Resumo: Retenção e Evasão são fenômenos educacionais que interferem de forma significativa e diversa no percurso formativo dos estudantes. Teve-se como problema: qual a situação dos fenômenos da retenção e evasão estudantis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)? Objetivou-se conhecer os índices da retenção e evasão no IFCE a partir do estudo das plataformas on-line Nilo Peçanha e Em Números. As informações obtidas demonstraram que os cursos da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) foram aqueles que tiveram os maiores índices de evasão estudantil nos anos de 2019 a 2021, respectivamente 4.302, 5.973 e 7.324. Abstract It is school retention and dropout as educational phenomena that interfere in a significant and diverse way in the formative path of students. The problem was: what is the situation of the phenomena of student retention and dropout at the Instituto Federal do Ceará? It was defined as objective: to know the rates of retention and dropout in the IFCE from the study of the online platforms Nilo Peçanha and Em Números. The information obtained demonstrated that Initial and Continuing Training (FIC) courses were those that had the highest student dropout rates in the years 2019 to 2021, respectively 4,302, 5,973 and 7,324. Resumen Es la retención y evasión escolar como fenómenos educativos los que interfieren de manera significativa y diversa en el camino formativo de los estudiantes. El problema era: ¿cuál es la situación de los fenómenos de retención y deserción estudiantil en el Instituto Federal do Ceará? Se definió como objetivo: conocer las tasas de retención y evasión en el IFCE a partir del estudio de las plataformas online Nilo Peçanha y Em Números. La información obtenida demostró que los cursos de Formación Inicial y Continua (FIC) fueron los que tuvieron mayores tasas de deserción estudiantil en los años 2019 al 2021, respectivamente 4.302, 5.973 y 7.324.
id UFC-19_a3eabb5c00ec326cba88872487397ab1
oai_identifier_str oai:actasapientia.com.br:article/57
network_acronym_str UFC-19
network_name_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository_id_str
spelling RETENÇÃO E EVASÃO ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)Ensino SuperiorCursos de GraduaçãoRetençãoEvasãoRetenção e Evasão são fenômenos educacionais que interferem de forma significativa e diversa no percurso formativo dos estudantes. Teve-se como problema: qual a situação dos fenômenos da retenção e evasão estudantis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)? Objetivou-se conhecer os índices da retenção e evasão no IFCE a partir do estudo das plataformas on-line Nilo Peçanha e Em Números. As informações obtidas demonstraram que os cursos da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) foram aqueles que tiveram os maiores índices de evasão estudantil nos anos de 2019 a 2021, respectivamente 4.302, 5.973 e 7.324. Abstract It is school retention and dropout as educational phenomena that interfere in a significant and diverse way in the formative path of students. The problem was: what is the situation of the phenomena of student retention and dropout at the Instituto Federal do Ceará? It was defined as objective: to know the rates of retention and dropout in the IFCE from the study of the online platforms Nilo Peçanha and Em Números. The information obtained demonstrated that Initial and Continuing Training (FIC) courses were those that had the highest student dropout rates in the years 2019 to 2021, respectively 4,302, 5,973 and 7,324. Resumen Es la retención y evasión escolar como fenómenos educativos los que interfieren de manera significativa y diversa en el camino formativo de los estudiantes. El problema era: ¿cuál es la situación de los fenómenos de retención y deserción estudiantil en el Instituto Federal do Ceará? Se definió como objetivo: conocer las tasas de retención y evasión en el IFCE a partir del estudio de las plataformas online Nilo Peçanha y Em Números. La información obtenida demostró que los cursos de Formación Inicial y Continua (FIC) fueron los que tuvieron mayores tasas de deserción estudiantil en los años 2019 al 2021, respectivamente 4.302, 5.973 y 7.324.UFCE2024-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/57Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 11 n. 1 (2024): Edição 2024reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/57/56Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuvenal Nogueira Diógenes, Domingos2024-01-03T04:06:35Zoai:actasapientia.com.br:article/57Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2024-01-03T04:06:35Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv RETENÇÃO E EVASÃO ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)
title RETENÇÃO E EVASÃO ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)
spellingShingle RETENÇÃO E EVASÃO ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)
Juvenal Nogueira Diógenes, Domingos
Ensino Superior
Cursos de Graduação
Retenção
Evasão
title_short RETENÇÃO E EVASÃO ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)
title_full RETENÇÃO E EVASÃO ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)
title_fullStr RETENÇÃO E EVASÃO ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)
title_full_unstemmed RETENÇÃO E EVASÃO ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)
title_sort RETENÇÃO E EVASÃO ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)
author Juvenal Nogueira Diógenes, Domingos
author_facet Juvenal Nogueira Diógenes, Domingos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Juvenal Nogueira Diógenes, Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Cursos de Graduação
Retenção
Evasão
topic Ensino Superior
Cursos de Graduação
Retenção
Evasão
description Retenção e Evasão são fenômenos educacionais que interferem de forma significativa e diversa no percurso formativo dos estudantes. Teve-se como problema: qual a situação dos fenômenos da retenção e evasão estudantis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)? Objetivou-se conhecer os índices da retenção e evasão no IFCE a partir do estudo das plataformas on-line Nilo Peçanha e Em Números. As informações obtidas demonstraram que os cursos da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) foram aqueles que tiveram os maiores índices de evasão estudantil nos anos de 2019 a 2021, respectivamente 4.302, 5.973 e 7.324. Abstract It is school retention and dropout as educational phenomena that interfere in a significant and diverse way in the formative path of students. The problem was: what is the situation of the phenomena of student retention and dropout at the Instituto Federal do Ceará? It was defined as objective: to know the rates of retention and dropout in the IFCE from the study of the online platforms Nilo Peçanha and Em Números. The information obtained demonstrated that Initial and Continuing Training (FIC) courses were those that had the highest student dropout rates in the years 2019 to 2021, respectively 4,302, 5,973 and 7,324. Resumen Es la retención y evasión escolar como fenómenos educativos los que interfieren de manera significativa y diversa en el camino formativo de los estudiantes. El problema era: ¿cuál es la situación de los fenómenos de retención y deserción estudiantil en el Instituto Federal do Ceará? Se definió como objetivo: conocer las tasas de retención y evasión en el IFCE a partir del estudio de las plataformas online Nilo Peçanha y Em Números. La información obtenida demostró que los cursos de Formación Inicial y Continua (FIC) fueron los que tuvieron mayores tasas de deserción estudiantil en los años 2019 al 2021, respectivamente 4.302, 5.973 y 7.324.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/57
url https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/57/56
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE
publisher.none.fl_str_mv UFCE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 11 n. 1 (2024): Edição 2024
reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
collection Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv acsa.revista@gmail.com
_version_ 1796798155102093312