O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/789 |
Resumo: | O desenvolvimento econômico e tecnológico impulsiona mudanças na forma de organização da sociedade e, em especial na educação superior, implica na compreensão de novas formas de aprender e ensinar. Neste sentido, programas de formação docente tornam-se cada vez mais importantes para o desenvolvimento de um docente que possua formação didático-pedagógica, além do domínio de conteúdos específicos, para impulsionar a formação de profissionais críticos, responsáveis e capazes de solucionar problemas próprios da sociedade contemporânea. Assim, este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a realização da Semana de Preparação Pedagógica na Universidade Presbiteriana Mackenzie, enquanto formação permanente de docentes em 13 edições e analisa os resultados da avaliação docente institucional, aplicados pela CPA, no mesmo período para os professores da Escola de Engenharia. As análises apontam para melhorias nos índices de avaliação docente reconhecido pelos discentes por meio do instrumento. |
id |
BASR-0_a239a93a3ef9882bed50933aa7112f20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/789 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluationsFormação Continuada. Avaliação Docente. Professores de Engenharia. O desenvolvimento econômico e tecnológico impulsiona mudanças na forma de organização da sociedade e, em especial na educação superior, implica na compreensão de novas formas de aprender e ensinar. Neste sentido, programas de formação docente tornam-se cada vez mais importantes para o desenvolvimento de um docente que possua formação didático-pedagógica, além do domínio de conteúdos específicos, para impulsionar a formação de profissionais críticos, responsáveis e capazes de solucionar problemas próprios da sociedade contemporânea. Assim, este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a realização da Semana de Preparação Pedagógica na Universidade Presbiteriana Mackenzie, enquanto formação permanente de docentes em 13 edições e analisa os resultados da avaliação docente institucional, aplicados pela CPA, no mesmo período para os professores da Escola de Engenharia. As análises apontam para melhorias nos índices de avaliação docente reconhecido pelos discentes por meio do instrumento. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/78910.34115/basr.v3i1.789Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 456-464Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 456-4642595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/789/674Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ana Lucia de SouzaMiranda, Leila Figueiredo deVieira, Marili Moreira da Silva2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/789Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations |
title |
O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations |
spellingShingle |
O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations Lopes, Ana Lucia de Souza Formação Continuada. Avaliação Docente. Professores de Engenharia. |
title_short |
O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations |
title_full |
O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations |
title_fullStr |
O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations |
title_full_unstemmed |
O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations |
title_sort |
O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations |
author |
Lopes, Ana Lucia de Souza |
author_facet |
Lopes, Ana Lucia de Souza Miranda, Leila Figueiredo de Vieira, Marili Moreira da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Leila Figueiredo de Vieira, Marili Moreira da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Ana Lucia de Souza Miranda, Leila Figueiredo de Vieira, Marili Moreira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada. Avaliação Docente. Professores de Engenharia. |
topic |
Formação Continuada. Avaliação Docente. Professores de Engenharia. |
description |
O desenvolvimento econômico e tecnológico impulsiona mudanças na forma de organização da sociedade e, em especial na educação superior, implica na compreensão de novas formas de aprender e ensinar. Neste sentido, programas de formação docente tornam-se cada vez mais importantes para o desenvolvimento de um docente que possua formação didático-pedagógica, além do domínio de conteúdos específicos, para impulsionar a formação de profissionais críticos, responsáveis e capazes de solucionar problemas próprios da sociedade contemporânea. Assim, este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a realização da Semana de Preparação Pedagógica na Universidade Presbiteriana Mackenzie, enquanto formação permanente de docentes em 13 edições e analisa os resultados da avaliação docente institucional, aplicados pela CPA, no mesmo período para os professores da Escola de Engenharia. As análises apontam para melhorias nos índices de avaliação docente reconhecido pelos discentes por meio do instrumento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/789 10.34115/basr.v3i1.789 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/789 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v3i1.789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/789/674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 456-464 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 456-464 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i1 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005121277952 |