O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Lucia de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Miranda, Leila Figueiredo de, Vieira, Marili Moreira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/789
Resumo:  O desenvolvimento econômico e tecnológico impulsiona mudanças na forma de organização da sociedade e, em especial na educação superior, implica na compreensão de novas formas de aprender e ensinar. Neste sentido, programas de formação docente tornam-se cada vez mais importantes para o desenvolvimento de um docente que possua formação didático-pedagógica, além do domínio de conteúdos específicos, para impulsionar a formação de profissionais críticos, responsáveis e capazes de solucionar problemas próprios da sociedade contemporânea. Assim, este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a realização da Semana de Preparação Pedagógica na Universidade Presbiteriana Mackenzie, enquanto formação permanente de docentes em 13 edições e analisa os resultados da avaliação docente institucional, aplicados pela CPA, no mesmo período para os professores da Escola de Engenharia. As análises apontam para melhorias nos índices de avaliação docente reconhecido pelos discentes por meio do instrumento. 
id BASR-0_a239a93a3ef9882bed50933aa7112f20
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/789
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluationsFormação Continuada. Avaliação Docente. Professores de Engenharia. O desenvolvimento econômico e tecnológico impulsiona mudanças na forma de organização da sociedade e, em especial na educação superior, implica na compreensão de novas formas de aprender e ensinar. Neste sentido, programas de formação docente tornam-se cada vez mais importantes para o desenvolvimento de um docente que possua formação didático-pedagógica, além do domínio de conteúdos específicos, para impulsionar a formação de profissionais críticos, responsáveis e capazes de solucionar problemas próprios da sociedade contemporânea. Assim, este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a realização da Semana de Preparação Pedagógica na Universidade Presbiteriana Mackenzie, enquanto formação permanente de docentes em 13 edições e analisa os resultados da avaliação docente institucional, aplicados pela CPA, no mesmo período para os professores da Escola de Engenharia. As análises apontam para melhorias nos índices de avaliação docente reconhecido pelos discentes por meio do instrumento. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/78910.34115/basr.v3i1.789Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 456-464Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 456-4642595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/789/674Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ana Lucia de SouzaMiranda, Leila Figueiredo deVieira, Marili Moreira da Silva2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/789Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations
title O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations
spellingShingle O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations
Lopes, Ana Lucia de Souza
Formação Continuada. Avaliação Docente. Professores de Engenharia.
title_short O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations
title_full O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations
title_fullStr O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations
title_full_unstemmed O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations
title_sort O programa de formação permanente de professores de engenharia e o resultado das avaliações docentes institucionais / The permanent training program of engineering teachers and the result of institutional teaching evaluations
author Lopes, Ana Lucia de Souza
author_facet Lopes, Ana Lucia de Souza
Miranda, Leila Figueiredo de
Vieira, Marili Moreira da Silva
author_role author
author2 Miranda, Leila Figueiredo de
Vieira, Marili Moreira da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Lucia de Souza
Miranda, Leila Figueiredo de
Vieira, Marili Moreira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada. Avaliação Docente. Professores de Engenharia.
topic Formação Continuada. Avaliação Docente. Professores de Engenharia.
description  O desenvolvimento econômico e tecnológico impulsiona mudanças na forma de organização da sociedade e, em especial na educação superior, implica na compreensão de novas formas de aprender e ensinar. Neste sentido, programas de formação docente tornam-se cada vez mais importantes para o desenvolvimento de um docente que possua formação didático-pedagógica, além do domínio de conteúdos específicos, para impulsionar a formação de profissionais críticos, responsáveis e capazes de solucionar problemas próprios da sociedade contemporânea. Assim, este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a realização da Semana de Preparação Pedagógica na Universidade Presbiteriana Mackenzie, enquanto formação permanente de docentes em 13 edições e analisa os resultados da avaliação docente institucional, aplicados pela CPA, no mesmo período para os professores da Escola de Engenharia. As análises apontam para melhorias nos índices de avaliação docente reconhecido pelos discentes por meio do instrumento. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/789
10.34115/basr.v3i1.789
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/789
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i1.789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/789/674
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 456-464
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 456-464
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005121277952