Educação permanente em enfermagem: resultados identificados na literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Everaldo Rodrigues da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2Q7U
Resumo: O conceito de educação permanente foi primeiramente abordado pela Organização Pan-Americana em Saúde nos anos de 1980 a 1990, sendo reconhecido em 2003 no Brasil como política pública, na qual o objetivo central busca aumentar a cooperatividade entre os profissionais. Apesar de importante e amplamente divulgado, observa-se que nem todos os hospitais possuem serviço de Educação Permanente. Questiona-se quais os resultados do serviço de EP na qualidade da assistência de enfermagem? Justifica-se este trabalho, pois o mesmo irá contribuir no processo de reflexão sobre a EP no serviço de enfermagem, apresentando o possível impacto da presença desta. Utilizou-se da metassíntese por permitir analisar estudos primários e o objetivo é identificar resultados da Educação Permanente em serviços de enfermagem. Os trabalhos selecionados foram denominados como Artigo 1, Artigo 2, Artigo 3 e Artigo 4, para posterior discussão acerca de cada um dos apresentado no quadro. Os principais resultados apontaram para a contribuição da educação permanente na integração das equipes, havendo necessidade de mudança nas práticas de capacitação, certa dificuldade dos enfermeiros para lidar com a educação permanente como ferramenta no processo de educação em serviço e influência das condições institucionais no êxito do processo, dentre outros. A EP busca o aperfeiçoamento profissional. É contínua, dinâmica e tem como foco o ensino-aprendizagem.
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