Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edilania de Paiva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho, Oliveira, Lucemberg Rosa de, Cavalcante, Fabiana Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/542
Resumo: Este artigo é resultado de uma aproximação inicial com o campo de pesquisa e propõe estudos sobre os jovens estudantes do campo que estudam numa escola da cidade, considerando a juventude como uma categoria dinâmica que é marcada pela diversidade cultural e por condições de acesso a bens econômicos, educacionais e culturais de forma desigual. Deste modo, o trabalho tem como objetivo fazer uma análise das dificuldades enfrentadas pelos jovens do campo ao chegarem na escola da cidade, tendo como proposta metodológica a pesquisa qualitativa por meio das pesquisas pós-criticas em educação, através dos estudos pós-colonialistas e pós-estruturalistas, utilizando-se como dispositivo um questionário especificado como escala de valor, para construção das informações. O presente texto busca, ainda, discutir outras questões relativas à diversidade, identidade e diferença entrelaçando aos pressupostos teóricos pós-críticos a partir dos diálogos contemporâneos sobre a juventude e suas ruralidades ou identidades sociais. As reflexões aqui explicitadas consideram que a juventude, por definição, é uma construção social na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades culturais. Em se tratando dos jovens do campo, percebe-se que estes se sentem atraídos pelo espaço da cidade trazendo a necessidade de repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola a fim de valorizar as expectativas e necessidades dos estudantes das comunidades do campo e suas histórias de vida.
id BASR-0_b9ab576b8a0816c6bcce25d1ab431568
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/542
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeysEducação do campo. Identidade. Juventude.Este artigo é resultado de uma aproximação inicial com o campo de pesquisa e propõe estudos sobre os jovens estudantes do campo que estudam numa escola da cidade, considerando a juventude como uma categoria dinâmica que é marcada pela diversidade cultural e por condições de acesso a bens econômicos, educacionais e culturais de forma desigual. Deste modo, o trabalho tem como objetivo fazer uma análise das dificuldades enfrentadas pelos jovens do campo ao chegarem na escola da cidade, tendo como proposta metodológica a pesquisa qualitativa por meio das pesquisas pós-criticas em educação, através dos estudos pós-colonialistas e pós-estruturalistas, utilizando-se como dispositivo um questionário especificado como escala de valor, para construção das informações. O presente texto busca, ainda, discutir outras questões relativas à diversidade, identidade e diferença entrelaçando aos pressupostos teóricos pós-críticos a partir dos diálogos contemporâneos sobre a juventude e suas ruralidades ou identidades sociais. As reflexões aqui explicitadas consideram que a juventude, por definição, é uma construção social na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades culturais. Em se tratando dos jovens do campo, percebe-se que estes se sentem atraídos pelo espaço da cidade trazendo a necessidade de repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola a fim de valorizar as expectativas e necessidades dos estudantes das comunidades do campo e suas histórias de vida.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/54210.34115/basr.v2i5.542Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1553-1565Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1553-15652595-36212595-362110.34115/basr.v2i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/542/466Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edilania de PaivaDourado, Emanuela Oliveira CarvalhoOliveira, Lucemberg Rosa deCavalcante, Fabiana Lopes2018-10-10T19:50:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/542Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-10T19:50:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
title Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
spellingShingle Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
Silva, Edilania de Paiva
Educação do campo. Identidade. Juventude.
title_short Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
title_full Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
title_fullStr Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
title_full_unstemmed Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
title_sort Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
author Silva, Edilania de Paiva
author_facet Silva, Edilania de Paiva
Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho
Oliveira, Lucemberg Rosa de
Cavalcante, Fabiana Lopes
author_role author
author2 Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho
Oliveira, Lucemberg Rosa de
Cavalcante, Fabiana Lopes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edilania de Paiva
Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho
Oliveira, Lucemberg Rosa de
Cavalcante, Fabiana Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo. Identidade. Juventude.
topic Educação do campo. Identidade. Juventude.
description Este artigo é resultado de uma aproximação inicial com o campo de pesquisa e propõe estudos sobre os jovens estudantes do campo que estudam numa escola da cidade, considerando a juventude como uma categoria dinâmica que é marcada pela diversidade cultural e por condições de acesso a bens econômicos, educacionais e culturais de forma desigual. Deste modo, o trabalho tem como objetivo fazer uma análise das dificuldades enfrentadas pelos jovens do campo ao chegarem na escola da cidade, tendo como proposta metodológica a pesquisa qualitativa por meio das pesquisas pós-criticas em educação, através dos estudos pós-colonialistas e pós-estruturalistas, utilizando-se como dispositivo um questionário especificado como escala de valor, para construção das informações. O presente texto busca, ainda, discutir outras questões relativas à diversidade, identidade e diferença entrelaçando aos pressupostos teóricos pós-críticos a partir dos diálogos contemporâneos sobre a juventude e suas ruralidades ou identidades sociais. As reflexões aqui explicitadas consideram que a juventude, por definição, é uma construção social na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades culturais. Em se tratando dos jovens do campo, percebe-se que estes se sentem atraídos pelo espaço da cidade trazendo a necessidade de repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola a fim de valorizar as expectativas e necessidades dos estudantes das comunidades do campo e suas histórias de vida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/542
10.34115/basr.v2i5.542
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/542
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i5.542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/542/466
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1553-1565
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1553-1565
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i5
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004570775552