Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/542 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma aproximação inicial com o campo de pesquisa e propõe estudos sobre os jovens estudantes do campo que estudam numa escola da cidade, considerando a juventude como uma categoria dinâmica que é marcada pela diversidade cultural e por condições de acesso a bens econômicos, educacionais e culturais de forma desigual. Deste modo, o trabalho tem como objetivo fazer uma análise das dificuldades enfrentadas pelos jovens do campo ao chegarem na escola da cidade, tendo como proposta metodológica a pesquisa qualitativa por meio das pesquisas pós-criticas em educação, através dos estudos pós-colonialistas e pós-estruturalistas, utilizando-se como dispositivo um questionário especificado como escala de valor, para construção das informações. O presente texto busca, ainda, discutir outras questões relativas à diversidade, identidade e diferença entrelaçando aos pressupostos teóricos pós-críticos a partir dos diálogos contemporâneos sobre a juventude e suas ruralidades ou identidades sociais. As reflexões aqui explicitadas consideram que a juventude, por definição, é uma construção social na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades culturais. Em se tratando dos jovens do campo, percebe-se que estes se sentem atraídos pelo espaço da cidade trazendo a necessidade de repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola a fim de valorizar as expectativas e necessidades dos estudantes das comunidades do campo e suas histórias de vida. |
id |
BASR-0_b9ab576b8a0816c6bcce25d1ab431568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/542 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeysEducação do campo. Identidade. Juventude.Este artigo é resultado de uma aproximação inicial com o campo de pesquisa e propõe estudos sobre os jovens estudantes do campo que estudam numa escola da cidade, considerando a juventude como uma categoria dinâmica que é marcada pela diversidade cultural e por condições de acesso a bens econômicos, educacionais e culturais de forma desigual. Deste modo, o trabalho tem como objetivo fazer uma análise das dificuldades enfrentadas pelos jovens do campo ao chegarem na escola da cidade, tendo como proposta metodológica a pesquisa qualitativa por meio das pesquisas pós-criticas em educação, através dos estudos pós-colonialistas e pós-estruturalistas, utilizando-se como dispositivo um questionário especificado como escala de valor, para construção das informações. O presente texto busca, ainda, discutir outras questões relativas à diversidade, identidade e diferença entrelaçando aos pressupostos teóricos pós-críticos a partir dos diálogos contemporâneos sobre a juventude e suas ruralidades ou identidades sociais. As reflexões aqui explicitadas consideram que a juventude, por definição, é uma construção social na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades culturais. Em se tratando dos jovens do campo, percebe-se que estes se sentem atraídos pelo espaço da cidade trazendo a necessidade de repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola a fim de valorizar as expectativas e necessidades dos estudantes das comunidades do campo e suas histórias de vida.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/54210.34115/basr.v2i5.542Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1553-1565Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1553-15652595-36212595-362110.34115/basr.v2i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/542/466Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edilania de PaivaDourado, Emanuela Oliveira CarvalhoOliveira, Lucemberg Rosa deCavalcante, Fabiana Lopes2018-10-10T19:50:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/542Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-10T19:50:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys |
title |
Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys |
spellingShingle |
Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys Silva, Edilania de Paiva Educação do campo. Identidade. Juventude. |
title_short |
Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys |
title_full |
Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys |
title_fullStr |
Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys |
title_full_unstemmed |
Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys |
title_sort |
Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys |
author |
Silva, Edilania de Paiva |
author_facet |
Silva, Edilania de Paiva Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho Oliveira, Lucemberg Rosa de Cavalcante, Fabiana Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho Oliveira, Lucemberg Rosa de Cavalcante, Fabiana Lopes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Edilania de Paiva Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho Oliveira, Lucemberg Rosa de Cavalcante, Fabiana Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo. Identidade. Juventude. |
topic |
Educação do campo. Identidade. Juventude. |
description |
Este artigo é resultado de uma aproximação inicial com o campo de pesquisa e propõe estudos sobre os jovens estudantes do campo que estudam numa escola da cidade, considerando a juventude como uma categoria dinâmica que é marcada pela diversidade cultural e por condições de acesso a bens econômicos, educacionais e culturais de forma desigual. Deste modo, o trabalho tem como objetivo fazer uma análise das dificuldades enfrentadas pelos jovens do campo ao chegarem na escola da cidade, tendo como proposta metodológica a pesquisa qualitativa por meio das pesquisas pós-criticas em educação, através dos estudos pós-colonialistas e pós-estruturalistas, utilizando-se como dispositivo um questionário especificado como escala de valor, para construção das informações. O presente texto busca, ainda, discutir outras questões relativas à diversidade, identidade e diferença entrelaçando aos pressupostos teóricos pós-críticos a partir dos diálogos contemporâneos sobre a juventude e suas ruralidades ou identidades sociais. As reflexões aqui explicitadas consideram que a juventude, por definição, é uma construção social na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades culturais. Em se tratando dos jovens do campo, percebe-se que estes se sentem atraídos pelo espaço da cidade trazendo a necessidade de repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola a fim de valorizar as expectativas e necessidades dos estudantes das comunidades do campo e suas histórias de vida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/542 10.34115/basr.v2i5.542 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/542 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i5.542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/542/466 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1553-1565 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1553-1565 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i5 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004570775552 |