Participação social como instrumento de democratização escolar / Social participation as an instrument for school democratization
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6389 |
Resumo: | A presente investigação é parte da pesquisa de doutorado e visa verificar mediante estudos bibliográficos a participação social nos espaços escolares e identificar quais os órgãos de participação predominante como instrumento de articulação nas ações que objetiva a autonomia da escola e a emancipação do educando sob a orientação referencial central de autores renomados que tratam especificamente desse assunto, utilizando como principal instrumento estudos documentais como leituras de livros, artigos e periódicos, o qual se confirma que o compartilhamento do poder no ambiente escolar se fundamenta de estudos acerca dos eventos e anseios sociais em termos de interações grupais e inter-relacionamentos, e tem sido frequentemente pensado como uma expressão da natureza humana, ao buscar a preservação de identidades, cultura e valores e a valorização de diferenças. Considerando que as rápidas transformações causadas pela globalização e o avanço econômico e tecnológico nas diferentes formas do conhecimento tenciona grandes exigências do mundo em todos os sentidos, o que tornado cada vez mais a vida competitiva. Assim, foi possível entender que a participação social nos espaços escolares por meio dos órgãos de participação, atinge positivamente o processo democrático na escola e o nível de participação da comunidade local interfere na aprendizagem significativa. |
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