A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honorato, Hercules Guimarães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/320
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto interdisciplinar denominado "Elysia", implementado na Escola Naval a partir de 2016 com a participação de docentes e discentes voluntários. A abordagem desta investigação foi qualitativa, com pesquisa bibliográfica como técnica exploratória e entrevista com o docente responsável pelo projeto. A pergunta de pesquisa foi: em que medida é possível pensar uma prática interdisciplinar no Ensino Superior Militar? O projeto visa integrar a teoria a prática, diminuindo a fronteira entre diversas disciplinas componentes da matriz curricular dessa IES militar, onde pode-se observar um grande interesse dos alunos e professores das disciplinas que dão embasamento técnico e científico ao projeto, a saber: Eletrotécnica (baterias e funcionamento de motor elétrico), Eletricidade, Eletromagnetismo, Eletrônica (sistema de controle de carga das baterias), Mecânica (hidrodinâmica do casco, resistência dos materiais, transmissão do motor ao hélice) e Propulsão, além das disciplinas ligadas a formação profissional marinheira, agregando assim a participação de diversas áreas de conhecimento, desde a captação da energia solar pelas células fotovoltaicas até o funcionamento dos motores elétricos, passando pela gestão e organização da equipe e otimização dos recursos utilizados. Sendo articulada em diversos aspectos, no caso específico do "Elysia", onde a teoria ganhou ares de aplicabilidade e reconhecimento na prática dos docentes e discentes envolvidos, que culminou inclusive com um terceiro lugar na premiação do Desafio Solar Brasil, etapa de Búzios, em 2016.
id BASR-0_bc041d41409ca580f776cda806e3a7a2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/320
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibilityEnsino Superior MilitarEscola NavalInterdisciplinaridadeO objetivo deste trabalho é apresentar o projeto interdisciplinar denominado "Elysia", implementado na Escola Naval a partir de 2016 com a participação de docentes e discentes voluntários. A abordagem desta investigação foi qualitativa, com pesquisa bibliográfica como técnica exploratória e entrevista com o docente responsável pelo projeto. A pergunta de pesquisa foi: em que medida é possível pensar uma prática interdisciplinar no Ensino Superior Militar? O projeto visa integrar a teoria a prática, diminuindo a fronteira entre diversas disciplinas componentes da matriz curricular dessa IES militar, onde pode-se observar um grande interesse dos alunos e professores das disciplinas que dão embasamento técnico e científico ao projeto, a saber: Eletrotécnica (baterias e funcionamento de motor elétrico), Eletricidade, Eletromagnetismo, Eletrônica (sistema de controle de carga das baterias), Mecânica (hidrodinâmica do casco, resistência dos materiais, transmissão do motor ao hélice) e Propulsão, além das disciplinas ligadas a formação profissional marinheira, agregando assim a participação de diversas áreas de conhecimento, desde a captação da energia solar pelas células fotovoltaicas até o funcionamento dos motores elétricos, passando pela gestão e organização da equipe e otimização dos recursos utilizados. Sendo articulada em diversos aspectos, no caso específico do "Elysia", onde a teoria ganhou ares de aplicabilidade e reconhecimento na prática dos docentes e discentes envolvidos, que culminou inclusive com um terceiro lugar na premiação do Desafio Solar Brasil, etapa de Búzios, em 2016.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/32010.34115/basr.v2i1.320Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 1 (2018); 119-133Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 1 (2018); 119-1332595-36212595-362110.34115/basr.v2i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/320/277Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessHonorato, Hercules Guimarães2018-08-24T19:49:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/320Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-08-24T19:49:01Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility
title A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility
spellingShingle A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility
Honorato, Hercules Guimarães
Ensino Superior Militar
Escola Naval
Interdisciplinaridade
title_short A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility
title_full A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility
title_fullStr A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility
title_sort A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility
author Honorato, Hercules Guimarães
author_facet Honorato, Hercules Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Honorato, Hercules Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior Militar
Escola Naval
Interdisciplinaridade
topic Ensino Superior Militar
Escola Naval
Interdisciplinaridade
description O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto interdisciplinar denominado "Elysia", implementado na Escola Naval a partir de 2016 com a participação de docentes e discentes voluntários. A abordagem desta investigação foi qualitativa, com pesquisa bibliográfica como técnica exploratória e entrevista com o docente responsável pelo projeto. A pergunta de pesquisa foi: em que medida é possível pensar uma prática interdisciplinar no Ensino Superior Militar? O projeto visa integrar a teoria a prática, diminuindo a fronteira entre diversas disciplinas componentes da matriz curricular dessa IES militar, onde pode-se observar um grande interesse dos alunos e professores das disciplinas que dão embasamento técnico e científico ao projeto, a saber: Eletrotécnica (baterias e funcionamento de motor elétrico), Eletricidade, Eletromagnetismo, Eletrônica (sistema de controle de carga das baterias), Mecânica (hidrodinâmica do casco, resistência dos materiais, transmissão do motor ao hélice) e Propulsão, além das disciplinas ligadas a formação profissional marinheira, agregando assim a participação de diversas áreas de conhecimento, desde a captação da energia solar pelas células fotovoltaicas até o funcionamento dos motores elétricos, passando pela gestão e organização da equipe e otimização dos recursos utilizados. Sendo articulada em diversos aspectos, no caso específico do "Elysia", onde a teoria ganhou ares de aplicabilidade e reconhecimento na prática dos docentes e discentes envolvidos, que culminou inclusive com um terceiro lugar na premiação do Desafio Solar Brasil, etapa de Búzios, em 2016.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/320
10.34115/basr.v2i1.320
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/320
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i1.320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/320/277
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 1 (2018); 119-133
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 1 (2018); 119-133
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004070604801