A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/320 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto interdisciplinar denominado "Elysia", implementado na Escola Naval a partir de 2016 com a participação de docentes e discentes voluntários. A abordagem desta investigação foi qualitativa, com pesquisa bibliográfica como técnica exploratória e entrevista com o docente responsável pelo projeto. A pergunta de pesquisa foi: em que medida é possível pensar uma prática interdisciplinar no Ensino Superior Militar? O projeto visa integrar a teoria a prática, diminuindo a fronteira entre diversas disciplinas componentes da matriz curricular dessa IES militar, onde pode-se observar um grande interesse dos alunos e professores das disciplinas que dão embasamento técnico e científico ao projeto, a saber: Eletrotécnica (baterias e funcionamento de motor elétrico), Eletricidade, Eletromagnetismo, Eletrônica (sistema de controle de carga das baterias), Mecânica (hidrodinâmica do casco, resistência dos materiais, transmissão do motor ao hélice) e Propulsão, além das disciplinas ligadas a formação profissional marinheira, agregando assim a participação de diversas áreas de conhecimento, desde a captação da energia solar pelas células fotovoltaicas até o funcionamento dos motores elétricos, passando pela gestão e organização da equipe e otimização dos recursos utilizados. Sendo articulada em diversos aspectos, no caso específico do "Elysia", onde a teoria ganhou ares de aplicabilidade e reconhecimento na prática dos docentes e discentes envolvidos, que culminou inclusive com um terceiro lugar na premiação do Desafio Solar Brasil, etapa de Búzios, em 2016. |
id |
BASR-0_bc041d41409ca580f776cda806e3a7a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/320 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibilityEnsino Superior MilitarEscola NavalInterdisciplinaridadeO objetivo deste trabalho é apresentar o projeto interdisciplinar denominado "Elysia", implementado na Escola Naval a partir de 2016 com a participação de docentes e discentes voluntários. A abordagem desta investigação foi qualitativa, com pesquisa bibliográfica como técnica exploratória e entrevista com o docente responsável pelo projeto. A pergunta de pesquisa foi: em que medida é possível pensar uma prática interdisciplinar no Ensino Superior Militar? O projeto visa integrar a teoria a prática, diminuindo a fronteira entre diversas disciplinas componentes da matriz curricular dessa IES militar, onde pode-se observar um grande interesse dos alunos e professores das disciplinas que dão embasamento técnico e científico ao projeto, a saber: Eletrotécnica (baterias e funcionamento de motor elétrico), Eletricidade, Eletromagnetismo, Eletrônica (sistema de controle de carga das baterias), Mecânica (hidrodinâmica do casco, resistência dos materiais, transmissão do motor ao hélice) e Propulsão, além das disciplinas ligadas a formação profissional marinheira, agregando assim a participação de diversas áreas de conhecimento, desde a captação da energia solar pelas células fotovoltaicas até o funcionamento dos motores elétricos, passando pela gestão e organização da equipe e otimização dos recursos utilizados. Sendo articulada em diversos aspectos, no caso específico do "Elysia", onde a teoria ganhou ares de aplicabilidade e reconhecimento na prática dos docentes e discentes envolvidos, que culminou inclusive com um terceiro lugar na premiação do Desafio Solar Brasil, etapa de Búzios, em 2016.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/32010.34115/basr.v2i1.320Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 1 (2018); 119-133Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 1 (2018); 119-1332595-36212595-362110.34115/basr.v2i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/320/277Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessHonorato, Hercules Guimarães2018-08-24T19:49:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/320Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-08-24T19:49:01Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility |
title |
A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility Honorato, Hercules Guimarães Ensino Superior Militar Escola Naval Interdisciplinaridade |
title_short |
A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility |
title_full |
A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility |
title_sort |
A interdisciplinaridade e o ensino superior militar: uma possibilidade atual e real / Interdisciplinarity and higher military education: a current and real possibility |
author |
Honorato, Hercules Guimarães |
author_facet |
Honorato, Hercules Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Honorato, Hercules Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Militar Escola Naval Interdisciplinaridade |
topic |
Ensino Superior Militar Escola Naval Interdisciplinaridade |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto interdisciplinar denominado "Elysia", implementado na Escola Naval a partir de 2016 com a participação de docentes e discentes voluntários. A abordagem desta investigação foi qualitativa, com pesquisa bibliográfica como técnica exploratória e entrevista com o docente responsável pelo projeto. A pergunta de pesquisa foi: em que medida é possível pensar uma prática interdisciplinar no Ensino Superior Militar? O projeto visa integrar a teoria a prática, diminuindo a fronteira entre diversas disciplinas componentes da matriz curricular dessa IES militar, onde pode-se observar um grande interesse dos alunos e professores das disciplinas que dão embasamento técnico e científico ao projeto, a saber: Eletrotécnica (baterias e funcionamento de motor elétrico), Eletricidade, Eletromagnetismo, Eletrônica (sistema de controle de carga das baterias), Mecânica (hidrodinâmica do casco, resistência dos materiais, transmissão do motor ao hélice) e Propulsão, além das disciplinas ligadas a formação profissional marinheira, agregando assim a participação de diversas áreas de conhecimento, desde a captação da energia solar pelas células fotovoltaicas até o funcionamento dos motores elétricos, passando pela gestão e organização da equipe e otimização dos recursos utilizados. Sendo articulada em diversos aspectos, no caso específico do "Elysia", onde a teoria ganhou ares de aplicabilidade e reconhecimento na prática dos docentes e discentes envolvidos, que culminou inclusive com um terceiro lugar na premiação do Desafio Solar Brasil, etapa de Búzios, em 2016. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/320 10.34115/basr.v2i1.320 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/320 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i1.320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/320/277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 1 (2018); 119-133 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 1 (2018); 119-133 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i1 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004070604801 |