Educação ambiental e Geotrilha no Pontal do Atalaia Arraial do Cabo /RJ/ Environmental education and Geotrail at the Pontal do Atalaia Arraial do Cabo /RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Gleide Alencar do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves, Ana Karoline Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/31433
Resumo: O município de Arraial do Cabo do Estado do Rio de Janeiro é conhecido por suas belíssimas dunas, costões, lagoas e praias, por estar entre as Bacias de Santos e Campos e por geocientistas.  Os turistas e moradores que frequentam as praias dessa região estão cercados por grandes feições geológicas expostas nos afloramentos as quais não são apreciadas e, por sua vez, devido à presença de turistas na região, gera uma grande quantidade de resíduos sólidos durante as épocas de alta temporada. A atividade em educação ambiental e em geologia foi realizada na praia Praia Grande, percorrendo parte do morro do Pontal do Atalaia, e buscou a interdisciplinaridade das áreas: das geociências (com os aspectos geológicos e geomorfológicos evidenciados), educação ambiental (conscientização da importância da preservação do ambiente) e esporte (prática de caminhada em trilha). No percurso da geotrilha (geociências e trilha), a geologia do local foi observada nas rochas do afloramento, como também a geologia regional, a fim de gerar uma sensibilização das geociências e avaliar os impactos humanos. Nesses locais é importante conscientizar os diferentes tipos de visitantes quanto à importância do descarte de lixo em seu adequado local para a preservação do meio ambiente, cuidar da saúde e verificar outras potencialidades da região, pois a poluição ambiental pode reduzir a economia da região. Na atividade participaram alunos da escola pública 20 de Julho de Arraial do Cabo, onde suas percepções foram analisadas através de questionários. Os resultados indicaram que, de fato, a educação e a interpretação in situ podem aumentar a consciência ambiental, se devidamente abordadas, e despertar o interesse em geociências.
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