Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Edilmar
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marcelino, Ana Beatriz Buoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/427
Resumo: Neste trabalho tivemos como objetivo analisar se o material didático de um curso aberto on-line oferecido pela Fundação Lemann, está em consonância com o projeto pedagógico da instituição e se atende os critérios referenciados pelo MEC, identificando e descrevendo os materiais didáticos e as mídias presentes no curso “Ensino híbrido: personalização e tecnologia na Educação”. Como metodologia, procuramos desenvolver uma pesquisa documental e exploratória, para podermos analisar de forma real o que o curso oferecia. De acordo com o trabalho realizado, concluímos que apesar da oportunidade de aprendizado pela educação a distância ofertada pelos cursos MOOCs, a qualidade dos mesmos deverá ser melhor avaliada, ressaltando a importância da necessidade de mais pesquisas acadêmicas para aprofundar mais o debate crítico sobre os cursos MOOCs, oferecidos no modelo de  educação a distância, tomando por base os critérios de qualidade para cursos desta modalidade estabelecidos pelo MEC.
id BASR-0_c3a2eb0cee3b2d5eef940b736173355c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/427
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteriaEducação a Distância. MOOCs. Critérios do MEC.Neste trabalho tivemos como objetivo analisar se o material didático de um curso aberto on-line oferecido pela Fundação Lemann, está em consonância com o projeto pedagógico da instituição e se atende os critérios referenciados pelo MEC, identificando e descrevendo os materiais didáticos e as mídias presentes no curso “Ensino híbrido: personalização e tecnologia na Educação”. Como metodologia, procuramos desenvolver uma pesquisa documental e exploratória, para podermos analisar de forma real o que o curso oferecia. De acordo com o trabalho realizado, concluímos que apesar da oportunidade de aprendizado pela educação a distância ofertada pelos cursos MOOCs, a qualidade dos mesmos deverá ser melhor avaliada, ressaltando a importância da necessidade de mais pesquisas acadêmicas para aprofundar mais o debate crítico sobre os cursos MOOCs, oferecidos no modelo de  educação a distância, tomando por base os critérios de qualidade para cursos desta modalidade estabelecidos pelo MEC.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/42710.34115/basr.v2i2.427Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 2 (2018); 583-595Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 2 (2018); 583-5952595-36212595-362110.34115/basr.v2i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/427/365Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcelino, EdilmarMarcelino, Ana Beatriz Buoso2018-09-10T17:25:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/427Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-09-10T17:25:48Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria
title Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria
spellingShingle Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria
Marcelino, Edilmar
Educação a Distância. MOOCs. Critérios do MEC.
title_short Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria
title_full Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria
title_fullStr Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria
title_full_unstemmed Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria
title_sort Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria
author Marcelino, Edilmar
author_facet Marcelino, Edilmar
Marcelino, Ana Beatriz Buoso
author_role author
author2 Marcelino, Ana Beatriz Buoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Edilmar
Marcelino, Ana Beatriz Buoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. MOOCs. Critérios do MEC.
topic Educação a Distância. MOOCs. Critérios do MEC.
description Neste trabalho tivemos como objetivo analisar se o material didático de um curso aberto on-line oferecido pela Fundação Lemann, está em consonância com o projeto pedagógico da instituição e se atende os critérios referenciados pelo MEC, identificando e descrevendo os materiais didáticos e as mídias presentes no curso “Ensino híbrido: personalização e tecnologia na Educação”. Como metodologia, procuramos desenvolver uma pesquisa documental e exploratória, para podermos analisar de forma real o que o curso oferecia. De acordo com o trabalho realizado, concluímos que apesar da oportunidade de aprendizado pela educação a distância ofertada pelos cursos MOOCs, a qualidade dos mesmos deverá ser melhor avaliada, ressaltando a importância da necessidade de mais pesquisas acadêmicas para aprofundar mais o debate crítico sobre os cursos MOOCs, oferecidos no modelo de  educação a distância, tomando por base os critérios de qualidade para cursos desta modalidade estabelecidos pelo MEC.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/427
10.34115/basr.v2i2.427
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/427
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i2.427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/427/365
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 2 (2018); 583-595
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 2 (2018); 583-595
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i2
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004124082176