Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/427 |
Resumo: | Neste trabalho tivemos como objetivo analisar se o material didático de um curso aberto on-line oferecido pela Fundação Lemann, está em consonância com o projeto pedagógico da instituição e se atende os critérios referenciados pelo MEC, identificando e descrevendo os materiais didáticos e as mídias presentes no curso “Ensino híbrido: personalização e tecnologia na Educação”. Como metodologia, procuramos desenvolver uma pesquisa documental e exploratória, para podermos analisar de forma real o que o curso oferecia. De acordo com o trabalho realizado, concluímos que apesar da oportunidade de aprendizado pela educação a distância ofertada pelos cursos MOOCs, a qualidade dos mesmos deverá ser melhor avaliada, ressaltando a importância da necessidade de mais pesquisas acadêmicas para aprofundar mais o debate crítico sobre os cursos MOOCs, oferecidos no modelo de educação a distância, tomando por base os critérios de qualidade para cursos desta modalidade estabelecidos pelo MEC. |
id |
BASR-0_c3a2eb0cee3b2d5eef940b736173355c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/427 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteriaEducação a Distância. MOOCs. Critérios do MEC.Neste trabalho tivemos como objetivo analisar se o material didático de um curso aberto on-line oferecido pela Fundação Lemann, está em consonância com o projeto pedagógico da instituição e se atende os critérios referenciados pelo MEC, identificando e descrevendo os materiais didáticos e as mídias presentes no curso “Ensino híbrido: personalização e tecnologia na Educação”. Como metodologia, procuramos desenvolver uma pesquisa documental e exploratória, para podermos analisar de forma real o que o curso oferecia. De acordo com o trabalho realizado, concluímos que apesar da oportunidade de aprendizado pela educação a distância ofertada pelos cursos MOOCs, a qualidade dos mesmos deverá ser melhor avaliada, ressaltando a importância da necessidade de mais pesquisas acadêmicas para aprofundar mais o debate crítico sobre os cursos MOOCs, oferecidos no modelo de educação a distância, tomando por base os critérios de qualidade para cursos desta modalidade estabelecidos pelo MEC.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/42710.34115/basr.v2i2.427Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 2 (2018); 583-595Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 2 (2018); 583-5952595-36212595-362110.34115/basr.v2i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/427/365Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcelino, EdilmarMarcelino, Ana Beatriz Buoso2018-09-10T17:25:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/427Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-09-10T17:25:48Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria |
title |
Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria |
spellingShingle |
Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria Marcelino, Edilmar Educação a Distância. MOOCs. Critérios do MEC. |
title_short |
Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria |
title_full |
Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria |
title_fullStr |
Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria |
title_full_unstemmed |
Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria |
title_sort |
Análise de um curso online aberto massivo sob os critérios do MEC / Analysis of a massive open online course under the MEC criteria |
author |
Marcelino, Edilmar |
author_facet |
Marcelino, Edilmar Marcelino, Ana Beatriz Buoso |
author_role |
author |
author2 |
Marcelino, Ana Beatriz Buoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, Edilmar Marcelino, Ana Beatriz Buoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. MOOCs. Critérios do MEC. |
topic |
Educação a Distância. MOOCs. Critérios do MEC. |
description |
Neste trabalho tivemos como objetivo analisar se o material didático de um curso aberto on-line oferecido pela Fundação Lemann, está em consonância com o projeto pedagógico da instituição e se atende os critérios referenciados pelo MEC, identificando e descrevendo os materiais didáticos e as mídias presentes no curso “Ensino híbrido: personalização e tecnologia na Educação”. Como metodologia, procuramos desenvolver uma pesquisa documental e exploratória, para podermos analisar de forma real o que o curso oferecia. De acordo com o trabalho realizado, concluímos que apesar da oportunidade de aprendizado pela educação a distância ofertada pelos cursos MOOCs, a qualidade dos mesmos deverá ser melhor avaliada, ressaltando a importância da necessidade de mais pesquisas acadêmicas para aprofundar mais o debate crítico sobre os cursos MOOCs, oferecidos no modelo de educação a distância, tomando por base os critérios de qualidade para cursos desta modalidade estabelecidos pelo MEC. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/427 10.34115/basr.v2i2.427 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/427 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i2.427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/427/365 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 2 (2018); 583-595 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 2 (2018); 583-595 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i2 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004124082176 |