Crescimento dos mestrados profissionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Growth of professional masters at the Federal University of Santa Catarina (UFSC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conto, Sabrina Fonseca de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes, Rogério da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/534
Resumo: O Mestrado Profissional é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Este artigo tem como objetivo analisar o crescimento dos Mestrados Profissionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Investiga os Mestrados Profissionais no Brasil desde a publicação do Parecer n° 977/65, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Utiliza como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, exploratória, com abordagem qualitativa e elementos de estudo de caso. Os resultados apresentam que o número de cursos de Mestrados Profissionais na UFSC aumentou consideravelmente a partir de 2009 e representam hoje 24% do total de cursos de mestrado da instituição, contando com 515 alunos regularmente matriculados no último ano. Por fim, é possível concluir que este aumento ocorreu após a caracterização do Mestrado Profissional, a partir da publicação da Portaria Normativa MEC Nº 17, de 28 de dezembro de 2009 e que o número de alunos matriculados nos cursos de Mestrado Profissional na UFSC mais que dobrou nos últimos cinco anos.
id BASR-0_cacc3fa36199d5065aaef2504fe90967
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/534
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Crescimento dos mestrados profissionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Growth of professional masters at the Federal University of Santa Catarina (UFSC)Mestrado profissional. Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduação. Formação de nível superior.O Mestrado Profissional é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Este artigo tem como objetivo analisar o crescimento dos Mestrados Profissionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Investiga os Mestrados Profissionais no Brasil desde a publicação do Parecer n° 977/65, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Utiliza como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, exploratória, com abordagem qualitativa e elementos de estudo de caso. Os resultados apresentam que o número de cursos de Mestrados Profissionais na UFSC aumentou consideravelmente a partir de 2009 e representam hoje 24% do total de cursos de mestrado da instituição, contando com 515 alunos regularmente matriculados no último ano. Por fim, é possível concluir que este aumento ocorreu após a caracterização do Mestrado Profissional, a partir da publicação da Portaria Normativa MEC Nº 17, de 28 de dezembro de 2009 e que o número de alunos matriculados nos cursos de Mestrado Profissional na UFSC mais que dobrou nos últimos cinco anos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/53410.34115/basr.v2i4.534Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1486-1499Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1486-14992595-36212595-362110.34115/basr.v2i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/534/463Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessConto, Sabrina Fonseca deNunes, Rogério da Silva2018-10-02T12:58:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/534Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-02T12:58:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento dos mestrados profissionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Growth of professional masters at the Federal University of Santa Catarina (UFSC)
title Crescimento dos mestrados profissionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Growth of professional masters at the Federal University of Santa Catarina (UFSC)
spellingShingle Crescimento dos mestrados profissionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Growth of professional masters at the Federal University of Santa Catarina (UFSC)
Conto, Sabrina Fonseca de
Mestrado profissional. Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduação. Formação de nível superior.
title_short Crescimento dos mestrados profissionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Growth of professional masters at the Federal University of Santa Catarina (UFSC)
title_full Crescimento dos mestrados profissionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Growth of professional masters at the Federal University of Santa Catarina (UFSC)
title_fullStr Crescimento dos mestrados profissionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Growth of professional masters at the Federal University of Santa Catarina (UFSC)
title_full_unstemmed Crescimento dos mestrados profissionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Growth of professional masters at the Federal University of Santa Catarina (UFSC)
title_sort Crescimento dos mestrados profissionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Growth of professional masters at the Federal University of Santa Catarina (UFSC)
author Conto, Sabrina Fonseca de
author_facet Conto, Sabrina Fonseca de
Nunes, Rogério da Silva
author_role author
author2 Nunes, Rogério da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conto, Sabrina Fonseca de
Nunes, Rogério da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado profissional. Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduação. Formação de nível superior.
topic Mestrado profissional. Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduação. Formação de nível superior.
description O Mestrado Profissional é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Este artigo tem como objetivo analisar o crescimento dos Mestrados Profissionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Investiga os Mestrados Profissionais no Brasil desde a publicação do Parecer n° 977/65, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Utiliza como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, exploratória, com abordagem qualitativa e elementos de estudo de caso. Os resultados apresentam que o número de cursos de Mestrados Profissionais na UFSC aumentou consideravelmente a partir de 2009 e representam hoje 24% do total de cursos de mestrado da instituição, contando com 515 alunos regularmente matriculados no último ano. Por fim, é possível concluir que este aumento ocorreu após a caracterização do Mestrado Profissional, a partir da publicação da Portaria Normativa MEC Nº 17, de 28 de dezembro de 2009 e que o número de alunos matriculados nos cursos de Mestrado Profissional na UFSC mais que dobrou nos últimos cinco anos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/534
10.34115/basr.v2i4.534
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/534
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i4.534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/534/463
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1486-1499
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1486-1499
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i4
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004560289792