Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/390 |
Resumo: | No atual contexto, os estímulos visuais ganham cada vez mais espaço nos meios de comunicação e de enino-aprendizagem, assim, o presente artigo tem como objetivo descrever o multimídia produzido, enfocando ‘O Ciclo da Água’, e evidenciar a aproximação do ensino da geografia e o teatro. A proposta metodológica está embasada no teatro-educação na perspectiva de Spolin (1990) que utiliza procedimentos para construção de uma dramaturgia – ou texto para teatro, com interfaces em Boal (1996) como suporte teórico para o ensino de teatro. As contribuições acerca da Educação Ambiental insurgem em Sauvé (2005) por apresentar propostas de aprendizagens significativas para o ensino da geografia. O resultado alcançado é um multimídia de 4min48seg que mostra ‘O Ciclo da Água’, a distribuição da água no Planeta e os efeitos das ações antrópicas que prejudicam a infiltração da água no solo. |
id |
BASR-0_daeb6951a1ae082bed4520dc5d050070 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/390 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geographyCiclo da ÁguaEnsinoMultimídia.No atual contexto, os estímulos visuais ganham cada vez mais espaço nos meios de comunicação e de enino-aprendizagem, assim, o presente artigo tem como objetivo descrever o multimídia produzido, enfocando ‘O Ciclo da Água’, e evidenciar a aproximação do ensino da geografia e o teatro. A proposta metodológica está embasada no teatro-educação na perspectiva de Spolin (1990) que utiliza procedimentos para construção de uma dramaturgia – ou texto para teatro, com interfaces em Boal (1996) como suporte teórico para o ensino de teatro. As contribuições acerca da Educação Ambiental insurgem em Sauvé (2005) por apresentar propostas de aprendizagens significativas para o ensino da geografia. O resultado alcançado é um multimídia de 4min48seg que mostra ‘O Ciclo da Água’, a distribuição da água no Planeta e os efeitos das ações antrópicas que prejudicam a infiltração da água no solo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/39010.34115/basr.v2i1.390Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 1 (2018); 335-346Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 1 (2018); 335-3462595-36212595-362110.34115/basr.v2i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/390/335Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Elsbeth Léia SpodeSantos, Cristiano Bittencourt dos2018-08-24T19:49:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/390Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-08-24T19:49:02Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography |
title |
Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography |
spellingShingle |
Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography Becker, Elsbeth Léia Spode Ciclo da Água Ensino Multimídia. |
title_short |
Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography |
title_full |
Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography |
title_fullStr |
Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography |
title_full_unstemmed |
Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography |
title_sort |
Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography |
author |
Becker, Elsbeth Léia Spode |
author_facet |
Becker, Elsbeth Léia Spode Santos, Cristiano Bittencourt dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Cristiano Bittencourt dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Elsbeth Léia Spode Santos, Cristiano Bittencourt dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclo da Água Ensino Multimídia. |
topic |
Ciclo da Água Ensino Multimídia. |
description |
No atual contexto, os estímulos visuais ganham cada vez mais espaço nos meios de comunicação e de enino-aprendizagem, assim, o presente artigo tem como objetivo descrever o multimídia produzido, enfocando ‘O Ciclo da Água’, e evidenciar a aproximação do ensino da geografia e o teatro. A proposta metodológica está embasada no teatro-educação na perspectiva de Spolin (1990) que utiliza procedimentos para construção de uma dramaturgia – ou texto para teatro, com interfaces em Boal (1996) como suporte teórico para o ensino de teatro. As contribuições acerca da Educação Ambiental insurgem em Sauvé (2005) por apresentar propostas de aprendizagens significativas para o ensino da geografia. O resultado alcançado é um multimídia de 4min48seg que mostra ‘O Ciclo da Água’, a distribuição da água no Planeta e os efeitos das ações antrópicas que prejudicam a infiltração da água no solo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/390 10.34115/basr.v2i1.390 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/390 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i1.390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/390/335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 1 (2018); 335-346 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 1 (2018); 335-346 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i1 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004095770624 |