Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Elsbeth Léia Spode
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Cristiano Bittencourt dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/390
Resumo: No atual contexto, os estímulos visuais ganham cada vez mais espaço nos meios de comunicação e de enino-aprendizagem, assim, o presente artigo tem como objetivo descrever o multimídia produzido, enfocando ‘O Ciclo da Água’, e evidenciar a aproximação do ensino da geografia e o teatro. A proposta metodológica está embasada no teatro-educação na perspectiva de Spolin (1990) que utiliza procedimentos para construção de uma dramaturgia – ou texto para teatro, com interfaces em Boal (1996) como suporte teórico para o ensino de teatro. As contribuições acerca da Educação Ambiental insurgem em Sauvé (2005) por apresentar propostas de aprendizagens significativas para o ensino da geografia. O resultado alcançado é um multimídia de 4min48seg que mostra ‘O Ciclo da Água’, a distribuição da água no Planeta e os efeitos das ações antrópicas que prejudicam a infiltração da água no solo.
id BASR-0_daeb6951a1ae082bed4520dc5d050070
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/390
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geographyCiclo da ÁguaEnsinoMultimídia.No atual contexto, os estímulos visuais ganham cada vez mais espaço nos meios de comunicação e de enino-aprendizagem, assim, o presente artigo tem como objetivo descrever o multimídia produzido, enfocando ‘O Ciclo da Água’, e evidenciar a aproximação do ensino da geografia e o teatro. A proposta metodológica está embasada no teatro-educação na perspectiva de Spolin (1990) que utiliza procedimentos para construção de uma dramaturgia – ou texto para teatro, com interfaces em Boal (1996) como suporte teórico para o ensino de teatro. As contribuições acerca da Educação Ambiental insurgem em Sauvé (2005) por apresentar propostas de aprendizagens significativas para o ensino da geografia. O resultado alcançado é um multimídia de 4min48seg que mostra ‘O Ciclo da Água’, a distribuição da água no Planeta e os efeitos das ações antrópicas que prejudicam a infiltração da água no solo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/39010.34115/basr.v2i1.390Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 1 (2018); 335-346Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 1 (2018); 335-3462595-36212595-362110.34115/basr.v2i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/390/335Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Elsbeth Léia SpodeSantos, Cristiano Bittencourt dos2018-08-24T19:49:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/390Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-08-24T19:49:02Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography
title Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography
spellingShingle Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography
Becker, Elsbeth Léia Spode
Ciclo da Água
Ensino
Multimídia.
title_short Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography
title_full Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography
title_fullStr Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography
title_full_unstemmed Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography
title_sort Geografia e teatro: o simbolismo artístico no geográfico / Geography and theater: the artistic symbolism in geography
author Becker, Elsbeth Léia Spode
author_facet Becker, Elsbeth Léia Spode
Santos, Cristiano Bittencourt dos
author_role author
author2 Santos, Cristiano Bittencourt dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Elsbeth Léia Spode
Santos, Cristiano Bittencourt dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo da Água
Ensino
Multimídia.
topic Ciclo da Água
Ensino
Multimídia.
description No atual contexto, os estímulos visuais ganham cada vez mais espaço nos meios de comunicação e de enino-aprendizagem, assim, o presente artigo tem como objetivo descrever o multimídia produzido, enfocando ‘O Ciclo da Água’, e evidenciar a aproximação do ensino da geografia e o teatro. A proposta metodológica está embasada no teatro-educação na perspectiva de Spolin (1990) que utiliza procedimentos para construção de uma dramaturgia – ou texto para teatro, com interfaces em Boal (1996) como suporte teórico para o ensino de teatro. As contribuições acerca da Educação Ambiental insurgem em Sauvé (2005) por apresentar propostas de aprendizagens significativas para o ensino da geografia. O resultado alcançado é um multimídia de 4min48seg que mostra ‘O Ciclo da Água’, a distribuição da água no Planeta e os efeitos das ações antrópicas que prejudicam a infiltração da água no solo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/390
10.34115/basr.v2i1.390
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/390
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i1.390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/390/335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 1 (2018); 335-346
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 1 (2018); 335-346
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004095770624