O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Elsbeth Léia Spode
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Batista, Natália Lampert, Russini, Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/444
Resumo: O artigo descreve o Mar da Galileia e seu entorno no contexto bíblico. Após uma breve apresentação geográfica da região, buscou-se traçar os rumos da história, enfocando, especialmente, o contexto do Cristianismo, evidenciando o ambiente natural dos apóstolos que Jesus convidou para pescar homens e almas. A metodologia está embasada no estado da arte e na perspectiva da pesquisa qualitativa que relaciona a história e a geografia como interação com a experiência no sagrado e a atividade do turismo. Concluiu-se que a história antiga no Mar da Galileia e seu entorno é uma terra de contrastes de religiões e de culturas onde os peregrinos e, também, os turistas buscam a experiência de fé que é visível na geografia e nas ruínas das antigas cidades de Carnafaum, Tiberíades, Magdala, Corazim e Betsaida. O sagrado e o profano coexistem, porém torna-se difícil distinguir os seus limites. O sagrado está nos símbolos que são abrigados pelas igrejas construídas no local para a realização dos ritos de fé. O espaço profano é o entorno, o espaço destinado ao comércio e ao lazer.
id CLAEC-1_9f4c595ff1f0f01eecdb2c889b1d93d8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/444
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismosGeografia, Cultura, Turismo.Lago de Tiberíades; Carnafaum; Tiberíades; Magdala; Corazim; Betsaida.O artigo descreve o Mar da Galileia e seu entorno no contexto bíblico. Após uma breve apresentação geográfica da região, buscou-se traçar os rumos da história, enfocando, especialmente, o contexto do Cristianismo, evidenciando o ambiente natural dos apóstolos que Jesus convidou para pescar homens e almas. A metodologia está embasada no estado da arte e na perspectiva da pesquisa qualitativa que relaciona a história e a geografia como interação com a experiência no sagrado e a atividade do turismo. Concluiu-se que a história antiga no Mar da Galileia e seu entorno é uma terra de contrastes de religiões e de culturas onde os peregrinos e, também, os turistas buscam a experiência de fé que é visível na geografia e nas ruínas das antigas cidades de Carnafaum, Tiberíades, Magdala, Corazim e Betsaida. O sagrado e o profano coexistem, porém torna-se difícil distinguir os seus limites. O sagrado está nos símbolos que são abrigados pelas igrejas construídas no local para a realização dos ritos de fé. O espaço profano é o entorno, o espaço destinado ao comércio e ao lazer.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaBecker, Elsbeth Léia SpodeBatista, Natália LampertRussini, Augusto2017-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/44410.23899/relacult.v3i2.444RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3, n. 2 (2017); 77-1002525-787010.23899/relacult.v3i2reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/444/224http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/444/84Direitos autorais 2017 Elsbeth Léia Spode Becker, Natália Lampert Batista, Augusto Russinihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:46Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/444Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:19.905RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismos
title O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismos
spellingShingle O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismos
Becker, Elsbeth Léia Spode
Geografia, Cultura, Turismo.
Lago de Tiberíades; Carnafaum; Tiberíades; Magdala; Corazim; Betsaida.
title_short O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismos
title_full O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismos
title_fullStr O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismos
title_full_unstemmed O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismos
title_sort O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismos
author Becker, Elsbeth Léia Spode
author_facet Becker, Elsbeth Léia Spode
Batista, Natália Lampert
Russini, Augusto
author_role author
author2 Batista, Natália Lampert
Russini, Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Elsbeth Léia Spode
Batista, Natália Lampert
Russini, Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia, Cultura, Turismo.
Lago de Tiberíades; Carnafaum; Tiberíades; Magdala; Corazim; Betsaida.
topic Geografia, Cultura, Turismo.
Lago de Tiberíades; Carnafaum; Tiberíades; Magdala; Corazim; Betsaida.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo descreve o Mar da Galileia e seu entorno no contexto bíblico. Após uma breve apresentação geográfica da região, buscou-se traçar os rumos da história, enfocando, especialmente, o contexto do Cristianismo, evidenciando o ambiente natural dos apóstolos que Jesus convidou para pescar homens e almas. A metodologia está embasada no estado da arte e na perspectiva da pesquisa qualitativa que relaciona a história e a geografia como interação com a experiência no sagrado e a atividade do turismo. Concluiu-se que a história antiga no Mar da Galileia e seu entorno é uma terra de contrastes de religiões e de culturas onde os peregrinos e, também, os turistas buscam a experiência de fé que é visível na geografia e nas ruínas das antigas cidades de Carnafaum, Tiberíades, Magdala, Corazim e Betsaida. O sagrado e o profano coexistem, porém torna-se difícil distinguir os seus limites. O sagrado está nos símbolos que são abrigados pelas igrejas construídas no local para a realização dos ritos de fé. O espaço profano é o entorno, o espaço destinado ao comércio e ao lazer.
description O artigo descreve o Mar da Galileia e seu entorno no contexto bíblico. Após uma breve apresentação geográfica da região, buscou-se traçar os rumos da história, enfocando, especialmente, o contexto do Cristianismo, evidenciando o ambiente natural dos apóstolos que Jesus convidou para pescar homens e almas. A metodologia está embasada no estado da arte e na perspectiva da pesquisa qualitativa que relaciona a história e a geografia como interação com a experiência no sagrado e a atividade do turismo. Concluiu-se que a história antiga no Mar da Galileia e seu entorno é uma terra de contrastes de religiões e de culturas onde os peregrinos e, também, os turistas buscam a experiência de fé que é visível na geografia e nas ruínas das antigas cidades de Carnafaum, Tiberíades, Magdala, Corazim e Betsaida. O sagrado e o profano coexistem, porém torna-se difícil distinguir os seus limites. O sagrado está nos símbolos que são abrigados pelas igrejas construídas no local para a realização dos ritos de fé. O espaço profano é o entorno, o espaço destinado ao comércio e ao lazer.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/444
10.23899/relacult.v3i2.444
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/444
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v3i2.444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/444/224
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/444/84
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Elsbeth Léia Spode Becker, Natália Lampert Batista, Augusto Russini
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Elsbeth Léia Spode Becker, Natália Lampert Batista, Augusto Russini
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3, n. 2 (2017); 77-100
2525-7870
10.23899/relacult.v3i2
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121103037956096