Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góes, Eliane Pinto de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Douglas Fernando da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/12084
Resumo: O artigo é um recorte a Tese de Doutorado da autora principal, que analisa as políticas de inclusão e  permanência dos alunos com deficiência na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, concentrando-se no discurso de docentes, pesquisa documental e bibliográfica em dispositivos legais e obras consideradas esclarecedoras para o assunto e entrevistas semiestruturadas. Percebe-se a ausência de política institucional para capacitação e a precarização do trabalho docente, demonstrando que a política presente na instituição desestimula, significativamente, a participação e o comprometimento com a inclusão. Conclui-se que o debate sobre inclusão das pessoas com deficiência precisa se enraizar na estrutura interna da universidade e nas políticas públicas do Estado Paraná, que ainda possui ondas conservadoras que sufocam os movimentos contra hegemônicos, dificultando os avanços da inclusão.
id BASR-0_e060f8cf0da49f6fdddf5016777c5ed2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12084
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of ParanaInclusãoDeficiênciaEnsino Superior.O artigo é um recorte a Tese de Doutorado da autora principal, que analisa as políticas de inclusão e  permanência dos alunos com deficiência na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, concentrando-se no discurso de docentes, pesquisa documental e bibliográfica em dispositivos legais e obras consideradas esclarecedoras para o assunto e entrevistas semiestruturadas. Percebe-se a ausência de política institucional para capacitação e a precarização do trabalho docente, demonstrando que a política presente na instituição desestimula, significativamente, a participação e o comprometimento com a inclusão. Conclui-se que o debate sobre inclusão das pessoas com deficiência precisa se enraizar na estrutura interna da universidade e nas políticas públicas do Estado Paraná, que ainda possui ondas conservadoras que sufocam os movimentos contra hegemônicos, dificultando os avanços da inclusão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1208410.34115/basrv4n3-103Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 3 (2020); 2030-2039Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 3 (2020); 2030-20392595-36212595-362110.34115/basr.v4i3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/12084/10108Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessGóes, Eliane Pinto deSilva, Douglas Fernando da2020-06-29T18:19:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12084Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-06-29T18:19:06Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana
title Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana
spellingShingle Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana
Góes, Eliane Pinto de
Inclusão
Deficiência
Ensino Superior.
title_short Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana
title_full Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana
title_fullStr Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana
title_full_unstemmed Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana
title_sort Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana
author Góes, Eliane Pinto de
author_facet Góes, Eliane Pinto de
Silva, Douglas Fernando da
author_role author
author2 Silva, Douglas Fernando da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Góes, Eliane Pinto de
Silva, Douglas Fernando da
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Deficiência
Ensino Superior.
topic Inclusão
Deficiência
Ensino Superior.
description O artigo é um recorte a Tese de Doutorado da autora principal, que analisa as políticas de inclusão e  permanência dos alunos com deficiência na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, concentrando-se no discurso de docentes, pesquisa documental e bibliográfica em dispositivos legais e obras consideradas esclarecedoras para o assunto e entrevistas semiestruturadas. Percebe-se a ausência de política institucional para capacitação e a precarização do trabalho docente, demonstrando que a política presente na instituição desestimula, significativamente, a participação e o comprometimento com a inclusão. Conclui-se que o debate sobre inclusão das pessoas com deficiência precisa se enraizar na estrutura interna da universidade e nas políticas públicas do Estado Paraná, que ainda possui ondas conservadoras que sufocam os movimentos contra hegemônicos, dificultando os avanços da inclusão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/12084
10.34115/basrv4n3-103
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/12084
identifier_str_mv 10.34115/basrv4n3-103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/12084/10108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 3 (2020); 2030-2039
Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 3 (2020); 2030-2039
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v4i3
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240006803193856