Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/12084 |
Resumo: | O artigo é um recorte a Tese de Doutorado da autora principal, que analisa as políticas de inclusão e permanência dos alunos com deficiência na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, concentrando-se no discurso de docentes, pesquisa documental e bibliográfica em dispositivos legais e obras consideradas esclarecedoras para o assunto e entrevistas semiestruturadas. Percebe-se a ausência de política institucional para capacitação e a precarização do trabalho docente, demonstrando que a política presente na instituição desestimula, significativamente, a participação e o comprometimento com a inclusão. Conclui-se que o debate sobre inclusão das pessoas com deficiência precisa se enraizar na estrutura interna da universidade e nas políticas públicas do Estado Paraná, que ainda possui ondas conservadoras que sufocam os movimentos contra hegemônicos, dificultando os avanços da inclusão. |
id |
BASR-0_e060f8cf0da49f6fdddf5016777c5ed2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12084 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of ParanaInclusãoDeficiênciaEnsino Superior.O artigo é um recorte a Tese de Doutorado da autora principal, que analisa as políticas de inclusão e permanência dos alunos com deficiência na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, concentrando-se no discurso de docentes, pesquisa documental e bibliográfica em dispositivos legais e obras consideradas esclarecedoras para o assunto e entrevistas semiestruturadas. Percebe-se a ausência de política institucional para capacitação e a precarização do trabalho docente, demonstrando que a política presente na instituição desestimula, significativamente, a participação e o comprometimento com a inclusão. Conclui-se que o debate sobre inclusão das pessoas com deficiência precisa se enraizar na estrutura interna da universidade e nas políticas públicas do Estado Paraná, que ainda possui ondas conservadoras que sufocam os movimentos contra hegemônicos, dificultando os avanços da inclusão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1208410.34115/basrv4n3-103Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 3 (2020); 2030-2039Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 3 (2020); 2030-20392595-36212595-362110.34115/basr.v4i3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/12084/10108Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessGóes, Eliane Pinto deSilva, Douglas Fernando da2020-06-29T18:19:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12084Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-06-29T18:19:06Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana |
title |
Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana |
spellingShingle |
Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana Góes, Eliane Pinto de Inclusão Deficiência Ensino Superior. |
title_short |
Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana |
title_full |
Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana |
title_fullStr |
Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana |
title_full_unstemmed |
Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana |
title_sort |
Inclusão da pessoa com deficiência na perspectiva dos docentes da universidade estadual do Oeste do Paraná / Inclusion of persons with disabilities in the perspective of teachers from the state university of the West of Parana |
author |
Góes, Eliane Pinto de |
author_facet |
Góes, Eliane Pinto de Silva, Douglas Fernando da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Douglas Fernando da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Góes, Eliane Pinto de Silva, Douglas Fernando da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Deficiência Ensino Superior. |
topic |
Inclusão Deficiência Ensino Superior. |
description |
O artigo é um recorte a Tese de Doutorado da autora principal, que analisa as políticas de inclusão e permanência dos alunos com deficiência na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, concentrando-se no discurso de docentes, pesquisa documental e bibliográfica em dispositivos legais e obras consideradas esclarecedoras para o assunto e entrevistas semiestruturadas. Percebe-se a ausência de política institucional para capacitação e a precarização do trabalho docente, demonstrando que a política presente na instituição desestimula, significativamente, a participação e o comprometimento com a inclusão. Conclui-se que o debate sobre inclusão das pessoas com deficiência precisa se enraizar na estrutura interna da universidade e nas políticas públicas do Estado Paraná, que ainda possui ondas conservadoras que sufocam os movimentos contra hegemônicos, dificultando os avanços da inclusão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/12084 10.34115/basrv4n3-103 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/12084 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv4n3-103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/12084/10108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 3 (2020); 2030-2039 Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 3 (2020); 2030-2039 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v4i3 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240006803193856 |