Emissões de CO2 e o setor de transporte rodoviário: análise comparativa do Índice de Intensidade de Carbono do Distrito Federal e Amazonas / CO2 emissions and road transport sector: a comparative analysis of the Carbon Intensity Index of the Federal District and Amazon
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/7498 |
Resumo: | Este artigo visa analisar as emissões de CO2e (t GWP) no setor de transportes e avaliar o nível de participação das emissões do modal rodoviário em relação às emissões totais deste setor. O objetivo deste artigo é avaliar o Índice de Intensidade de Carbono (IIC) das emissões de CO2 relativas ao transporte rodoviário do Distrito Federal e do Amazonas, durante o período de 2000 a 2014. Para alcançar o objetivo proposto foram levantados dados de emissões totais do setor de transporte e do setor de transporte rodoviário de CO2e em Mg t de CO2e (GWP) na base de dados do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (SEEGBrasil), de ambos Estados, que foram cruzados com População e PIB, gerando o Índice de Intensidade de Carbono (IIC). O estudo levou a resultados tais como: o estado do Amazonas e o Distrito Federal apresentaram crescimento das emissões do setor de transporte rodoviário, da ordem de 105% e 65% respectivamente (comparando o ano 2000 com o ano 2014). O IIC do transporte rodoviário do Amazonas (0,025) é superior ao do DF (0,016) quando comparado ao PIB, no entanto o PIB do DF é superior ao do Amazonas. Isso indica que as emissões do Amazonas estão proporcionalmente maiores que o seu produto interno bruto quando comparado ao DF. Já em relação ao IIC do transporte rodoviário, comparado à população, o valor do DF (1,064) é superior ao do Amazonas (0,695), indicando que em relação ao transporte rodoviário, os habitantes do DF emitem mais que os habitantes do Amazonas. |
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Emissões de CO2 e o setor de transporte rodoviário: análise comparativa do Índice de Intensidade de Carbono do Distrito Federal e Amazonas / CO2 emissions and road transport sector: a comparative analysis of the Carbon Intensity Index of the Federal District and AmazonEste artigo visa analisar as emissões de CO2e (t GWP) no setor de transportes e avaliar o nível de participação das emissões do modal rodoviário em relação às emissões totais deste setor. O objetivo deste artigo é avaliar o Índice de Intensidade de CarbonEste artigo visa analisar as emissões de CO2e (t GWP) no setor de transportes e avaliar o nível de participação das emissões do modal rodoviário em relação às emissões totais deste setor. O objetivo deste artigo é avaliar o Índice de Intensidade de Carbono (IIC) das emissões de CO2 relativas ao transporte rodoviário do Distrito Federal e do Amazonas, durante o período de 2000 a 2014. Para alcançar o objetivo proposto foram levantados dados de emissões totais do setor de transporte e do setor de transporte rodoviário de CO2e em Mg t de CO2e (GWP) na base de dados do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (SEEGBrasil), de ambos Estados, que foram cruzados com População e PIB, gerando o Índice de Intensidade de Carbono (IIC). O estudo levou a resultados tais como: o estado do Amazonas e o Distrito Federal apresentaram crescimento das emissões do setor de transporte rodoviário, da ordem de 105% e 65% respectivamente (comparando o ano 2000 com o ano 2014). O IIC do transporte rodoviário do Amazonas (0,025) é superior ao do DF (0,016) quando comparado ao PIB, no entanto o PIB do DF é superior ao do Amazonas. Isso indica que as emissões do Amazonas estão proporcionalmente maiores que o seu produto interno bruto quando comparado ao DF. Já em relação ao IIC do transporte rodoviário, comparado à população, o valor do DF (1,064) é superior ao do Amazonas (0,695), indicando que em relação ao transporte rodoviário, os habitantes do DF emitem mais que os habitantes do Amazonas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/749810.34115/basrv4n2-003Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 2 (2020); 137-450Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 2 (2020); 137-4502595-36212595-362110.34115/basr.v4i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/7498/6530Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Luiza MachadoMarques, Gilmar dos Santos2020-05-01T15:25:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7498Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-05-01T15:25:57Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
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Emissões de CO2 e o setor de transporte rodoviário: análise comparativa do Índice de Intensidade de Carbono do Distrito Federal e Amazonas / CO2 emissions and road transport sector: a comparative analysis of the Carbon Intensity Index of the Federal District and Amazon Santos, Maria Luiza Machado Este artigo visa analisar as emissões de CO2e (t GWP) no setor de transportes e avaliar o nível de participação das emissões do modal rodoviário em relação às emissões totais deste setor. O objetivo deste artigo é avaliar o Índice de Intensidade de Carbon |
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Este artigo visa analisar as emissões de CO2e (t GWP) no setor de transportes e avaliar o nível de participação das emissões do modal rodoviário em relação às emissões totais deste setor. O objetivo deste artigo é avaliar o Índice de Intensidade de Carbono (IIC) das emissões de CO2 relativas ao transporte rodoviário do Distrito Federal e do Amazonas, durante o período de 2000 a 2014. Para alcançar o objetivo proposto foram levantados dados de emissões totais do setor de transporte e do setor de transporte rodoviário de CO2e em Mg t de CO2e (GWP) na base de dados do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (SEEGBrasil), de ambos Estados, que foram cruzados com População e PIB, gerando o Índice de Intensidade de Carbono (IIC). O estudo levou a resultados tais como: o estado do Amazonas e o Distrito Federal apresentaram crescimento das emissões do setor de transporte rodoviário, da ordem de 105% e 65% respectivamente (comparando o ano 2000 com o ano 2014). O IIC do transporte rodoviário do Amazonas (0,025) é superior ao do DF (0,016) quando comparado ao PIB, no entanto o PIB do DF é superior ao do Amazonas. Isso indica que as emissões do Amazonas estão proporcionalmente maiores que o seu produto interno bruto quando comparado ao DF. Já em relação ao IIC do transporte rodoviário, comparado à população, o valor do DF (1,064) é superior ao do Amazonas (0,695), indicando que em relação ao transporte rodoviário, os habitantes do DF emitem mais que os habitantes do Amazonas. |
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