Simulação da resistência ao avanço de um casco wigley utilizando CFD / Simulation of the resistance to advance of a wigley hull using CFD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucindo, Vitor de Moura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Neto, Luiz Pereira da Costa, Muniz, Max Breno Bezerra, Junior, Moisés Euclides da Silva, David, Thiago Batista, Salvador, Tiago José Florencio, da Silva, Wilton Batista, Moreno, Cesar Augusto Salhua
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/27454
Resumo: A resistência ao avanço é tradicionalmente avaliada a partir de ensaios experimentais utilizando modelos em escala reduzida. Os resultados obtidos por meio destes são extrapolados para a escala real do casco. Atualmente, os avanços computacionais alcançados, tornou a utilização de CFD (Computational Fluid Dynamics) uma possibilidade acessível, e está cada vez mais confiável, na prática da determinação da resistência ao avanço. Diversos trabalhos utilizam resultados de ensaios experimentais de cascos de forma conhecida, como parâmetros comparativos aos resultados obtidos numericamente por meio de softwares CFD. O casco Wigley é utilizado neste trabalho, que visa determinar a resistência ao avanço utilizando CFD para várias velocidades. Os resultados obtidos nas simulações com o software Ansys CFX são comparados com os dados experimentais disponíveis na literatura. A comparação mostrou que para o trecho entre o número de Froude (Fn) igual a 0,24 e o número de Froude (Fn) igual a 0,266 há uma concordância entre os valores, enquanto que para os demais pontos ocorreram algumas diferenças significativas. Apesar disso, de uma maneira geral, a curva dos resultados apresentou comportamento semelhante às curvas experimentais. As discrepâncias observadas, deve-se principalmente, entre outros fatores, ao baixo refinamento da malha, que tem influência direta no resultado final.
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