ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E POSSIBILIDADES ONTOLÓGICAS DO SER DESDE A EDUCAÇÃO POPULAR: DA REPRESENTAÇÃO AO PROJETO DE SI

Bibliographic Details
Main Author: Neves, Júlia Guimarães
Publication Date: 2017
Other Authors: Pereira, Vilmar Alves, Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Download full: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3607
Summary: Este artigo traz um recorte da dissertação de Mestrado em Educação intitulada “Histórias de vida no contexto da Educação Popular: narrativas, projetos de vida e (auto)formação”. A pesquisa foi realizada com dezessete educandos do Grupo de Apoio Educacional Maxximus, Curso Pré-universitário Popular, vinculado a um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, nomeado Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensino Técnico e Superior – PAIETS. A pesquisa desenvolveu-se ancorada na metodologia dos Ateliês Biográficos de Projeto, de Delory-Momberger, com foco na construção dos projetos de vida. A escolha metodológica de análise do corpus de pesquisa incidiu sobre a Análise Textual Discursiva. O processo de análise das narrativas escritas dos sujeitos participantes fez emergir, no final do processo, duas categorias. Neste artigo, debruçamo-nos sobre a primeira categoria. O trabalho nos permitiu pensar sobre o horizonte projetivo do ser em direção à construção daquilo que ele deseja ser. A contribuição da pesquisa aponta para a possibilidade formativa de abertura do passado e de ressignificação das trajetórias de vida em direção ao futuro desejado e projetado no reconhecimento do ser enquanto um sujeito de possibilidades.
id BIO-1_08c358fdf6ba37ffc2ca135df9f77364
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/3607
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E POSSIBILIDADES ONTOLÓGICAS DO SER DESDE A EDUCAÇÃO POPULAR: DA REPRESENTAÇÃO AO PROJETO DE SIEducação PopularNarrativas autobiográficasAteliês Biográficos de ProjetoEste artigo traz um recorte da dissertação de Mestrado em Educação intitulada “Histórias de vida no contexto da Educação Popular: narrativas, projetos de vida e (auto)formação”. A pesquisa foi realizada com dezessete educandos do Grupo de Apoio Educacional Maxximus, Curso Pré-universitário Popular, vinculado a um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, nomeado Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensino Técnico e Superior – PAIETS. A pesquisa desenvolveu-se ancorada na metodologia dos Ateliês Biográficos de Projeto, de Delory-Momberger, com foco na construção dos projetos de vida. A escolha metodológica de análise do corpus de pesquisa incidiu sobre a Análise Textual Discursiva. O processo de análise das narrativas escritas dos sujeitos participantes fez emergir, no final do processo, duas categorias. Neste artigo, debruçamo-nos sobre a primeira categoria. O trabalho nos permitiu pensar sobre o horizonte projetivo do ser em direção à construção daquilo que ele deseja ser. A contribuição da pesquisa aponta para a possibilidade formativa de abertura do passado e de ressignificação das trajetórias de vida em direção ao futuro desejado e projetado no reconhecimento do ser enquanto um sujeito de possibilidades.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2017-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/360710.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p220-238Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 220-238REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 220-238Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 220-2382525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v2.n4reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3607/2324Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Júlia GuimarãesPereira, Vilmar AlvesFrison, Lourdes Maria Bragagnolo2022-08-22T15:39:29Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3607Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T15:39:29Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E POSSIBILIDADES ONTOLÓGICAS DO SER DESDE A EDUCAÇÃO POPULAR: DA REPRESENTAÇÃO AO PROJETO DE SI
title ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E POSSIBILIDADES ONTOLÓGICAS DO SER DESDE A EDUCAÇÃO POPULAR: DA REPRESENTAÇÃO AO PROJETO DE SI
spellingShingle ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E POSSIBILIDADES ONTOLÓGICAS DO SER DESDE A EDUCAÇÃO POPULAR: DA REPRESENTAÇÃO AO PROJETO DE SI
Neves, Júlia Guimarães
Educação Popular
Narrativas autobiográficas
Ateliês Biográficos de Projeto
title_short ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E POSSIBILIDADES ONTOLÓGICAS DO SER DESDE A EDUCAÇÃO POPULAR: DA REPRESENTAÇÃO AO PROJETO DE SI
title_full ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E POSSIBILIDADES ONTOLÓGICAS DO SER DESDE A EDUCAÇÃO POPULAR: DA REPRESENTAÇÃO AO PROJETO DE SI
title_fullStr ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E POSSIBILIDADES ONTOLÓGICAS DO SER DESDE A EDUCAÇÃO POPULAR: DA REPRESENTAÇÃO AO PROJETO DE SI
title_full_unstemmed ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E POSSIBILIDADES ONTOLÓGICAS DO SER DESDE A EDUCAÇÃO POPULAR: DA REPRESENTAÇÃO AO PROJETO DE SI
title_sort ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E POSSIBILIDADES ONTOLÓGICAS DO SER DESDE A EDUCAÇÃO POPULAR: DA REPRESENTAÇÃO AO PROJETO DE SI
author Neves, Júlia Guimarães
author_facet Neves, Júlia Guimarães
Pereira, Vilmar Alves
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
author_role author
author2 Pereira, Vilmar Alves
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Júlia Guimarães
Pereira, Vilmar Alves
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Popular
Narrativas autobiográficas
Ateliês Biográficos de Projeto
topic Educação Popular
Narrativas autobiográficas
Ateliês Biográficos de Projeto
description Este artigo traz um recorte da dissertação de Mestrado em Educação intitulada “Histórias de vida no contexto da Educação Popular: narrativas, projetos de vida e (auto)formação”. A pesquisa foi realizada com dezessete educandos do Grupo de Apoio Educacional Maxximus, Curso Pré-universitário Popular, vinculado a um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, nomeado Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensino Técnico e Superior – PAIETS. A pesquisa desenvolveu-se ancorada na metodologia dos Ateliês Biográficos de Projeto, de Delory-Momberger, com foco na construção dos projetos de vida. A escolha metodológica de análise do corpus de pesquisa incidiu sobre a Análise Textual Discursiva. O processo de análise das narrativas escritas dos sujeitos participantes fez emergir, no final do processo, duas categorias. Neste artigo, debruçamo-nos sobre a primeira categoria. O trabalho nos permitiu pensar sobre o horizonte projetivo do ser em direção à construção daquilo que ele deseja ser. A contribuição da pesquisa aponta para a possibilidade formativa de abertura do passado e de ressignificação das trajetórias de vida em direção ao futuro desejado e projetado no reconhecimento do ser enquanto um sujeito de possibilidades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3607
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p220-238
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3607
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p220-238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3607/2324
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 220-238
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 220-238
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 220-238
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v2.n4
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325189953454080